julho 16, 2013

[Livros] Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Título Original: Winter Garden
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788581630359
Classificação★★★★★

_______________

Ah, eu sei que vocês já não devem mais me aguentar dizendo isso, mas .. Jardim de Inverno é uma das melhores leituras do ano. Entre outras que eu já postei aqui, inclusive recentemente, se assemelha bastante ao Violetas de Março da Sarah Jio.

No começo tive um pouco de vontade de desistir (ainda bem que não fiz isso), porque foi preciso conhecer bem as personagens Meredith e Nina, que foram detalhadamente descritas por quase metade do livro, no final é importante saber diferenciá-las e entender o que levou as duas à uma relação tão ruim com a mãe, que parece as desprezar.

As irmãs descobrem que o pai está prestes a morrer, e aí a história de fato começa. Antes de morrer, Evan, pede às filhas que realizem seu último desejo, conheçam sua mãe, de verdade. A mãe das meninas, Anya é uma criatura fria, que não demonstra nenhum tipo de afeto pelas duas, e que vive as desapontando com sua indiferença perante as filhas.

O único tipo de amor que ela parece conhecer é o de seu marido, e quando ele se vai, ela e as filhas ficam perdidas, pois o pai era o único elo entre as três. Anya costumava contar histórias para as filhas quando pequenas, e este era o único momento bom que ela tinha com as filhas, assim que a história acabava, ela voltava a ser a pessoa fria e quieta que sempre fora. Um desses contos de fadas é a história da camponesa e do príncipe, uma história que a mãe nunca terminou de contar.

No leito de morte, o pai diz às meninas que elas devem pedir à mãe para contar o final do conto de fadas. As filhas, agora adultas, ambas com problemas em seus relacionamentos, por conta dos problemas que tiveram em casa, com a constante indiferença da mãe, são obrigadas a partir nessa jornada para conhecer a mãe e também à elas mesmas.

Não posso falar muito porque a parte mais emocionante é o segredo de Anya, o final do conto de fadas que ela costumava contar para as filhas. Então espero que a sinopse dê água na boca de ler, porque é um romance arrebatador, que mexeu comigo como só A Menina que Roubava Livros havia mexido antes.

Lindo demais! Emocionante, me fez chorar em muitos momentos. Se tornou meu livro favorito, fazia tempo que eu não me apaixonava tanto por uma história. É tão real, tanto sentimento, tanto amor e tanta dor, que chega a ser palpável, Kristin sabe escrever uma boa história como ninguém. Daria mais de cinco estrelas, com certeza. Merece <3

"- Eu não sei o que vai acontecer - Meredith disse por fim. - Acho que talvez o amor possa simplesmente... dissolver.
- Não, não pode - a mãe disse.
- Então, como...
- Você aguenta - a mãe disse. - Até suas mãos estarem sangrando, e mesmo assim você não larga."

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

"Elas ficaram ali, as três, rindo juntas no meio do jardim de inverno, com as macieiras ao redor, e esse foi o melhor tributo que poderiam ter feito para ele. E mais tarde, quando Mamãe e Meredith já haviam entrado, Nina ficou ali, sozinha, no silêncio, olhando para um botão branco e aveludado de magnólia coberto pelo pó cinza.
- Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...