julho 19, 2013

[Livros] Lições de Vida - Anne Tyler

Título Original: Breathing Lessons
Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632247
Classificação★★★☆☆
_______________

Para ler Lições de Vida é importante ter em mente que ele não tem muita ação, se você espera uma leitura eletrizante, com acontecimentos e fatos marcantes e principalmente, ação, é melhor não ler esse livro. Como a sinopse diz, Maggie e Ira são um casal tedioso e o livro fala sobre isso, a tediosa e comum vida de pessoas que são como nós. Talvez eu nunca tenha visto tanta verdade num livro. É claro que senti falta de algo mais na história, mas acho que essa era a intenção da autora, mostrar que às vezes, a vida não tem esse algo mais, algumas pessoas tem vidas comuns, e não tem problema algum em ser alguém ordinário. Você pode ser feliz, sendo comum.

Mais uma vez me incomodou o título em português escolhido pela Novo Conceito, em inglês Breathing Lessons teria um espaço para entendimento em certa parte do livro, já Lições de Vida não tem muito a ver com a história, uma vez que não é um livro de auto-ajuda, não há nenhuma lição, só a vida real, como ela é.

Ira e Maggie são casados há 28 anos, estão numa fase da vida em que os filhos estão partindo e a solidão está apertando, pelo menos para Maggie, ela sente falta da neta, Leroy, que foi levada para longe depois do divórcio de seu filho Jesse e sua ex-nora Fiona. Os dilemas dessa família são iguais aos que enfrentamos diariamente, as brigas entre marido e mulher, pai e filho, mãe e nora, e acho que o que vou levar de mais marcante nesse livro é o fato de Maggie ser a mãezona, querer sempre ajudar os outros, mesmo que às vezes meta os pés pelas mãos cheia de boas intenções. Os filhos Jesse e Daisy que o digam.

O manuscrito foi vencedor do prêmio Pulitzer em 1988, não entendi muito bem qual o intuito da Editora em publicar no Brasil só agora, mas fico feliz que tenham feito. Nós precisamos de histórias mais reais, mais possíveis, porque a vida não tem toda a fantasia que nós estamos acostumados a ler, é bom saber que mesmo nos livros, existem pessoas que são como nós.

"- A Daisy ficou sentada lá e me analisou por um bom tempo - ela disse -, com aquela expressão meio que... fascinada no rosto, e depois me disse: 'Mamãe? Foi uma atitude consciente da sua parte decidir ser simplesmente comum?' (...)
Isso me magoou."

Sinopse: Maggie Moran e seu marido são comuns, até um pouco tediosos. E é esse realismo que torna esta história tão eficaz e comovente...
Começa em um dia de verão, quando Maggie e Ira viajam de Baltimore para a Pensilvânia para um funeral. Maggie é impetuosa, desastrada, desajeitada, propensa a acidentes e tagarela. Ira é reservado, preciso, respeitável, tem uma mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais profundos e acha que sua esposa transforma os fatos de maneira que se encaixem. Ambos sentem que seus filhos são estranhos, que a cultura das novas gerações está indo por água abaixo e que, de alguma forma, se enganaram com essa sociedade cujos valores não reconhecem mais. Mas esta viagem vai levá-los a refletir sobre estas angústias, e vai mostrá-los como é importante reavaliar seus sentimentos.

"Maggie se lembrava e, às vezes, sentindo o olhar gélido de reprovação de Ira, sentia-se entorpecida, exaustivamente certa de que não existia sobre a face da Terra essa coisa chamada mudança. Você podia mudar de marido, mas não de situação. Você podia mudar quem, mas não o quê. Estamos todos dando voltas, ela pensou, e imaginou o mundo como uma xícara de chá azul, girando feito aqueles brinquedos nos parques de diversões onde todos ficam grudados no lugar pela força centrífuga."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...