março 09, 2014

[Livros] O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini

Título Original: And The Mountains Echoed
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
Páginas: 352
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788525054081
Classificação★★★★★
_______________

Depois de me emocionar com a leitura de O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol, achei que não poderia gostar ainda mais de um livro do autor. Eu estava enganada. O Silêncio das Montanhas traz valiosas lições de vida, histórias tocantes e reflexões profundas. Tudo o que me conquista numa boa leitura.

O livro, que tem um desenvolvimento complexo, traz a história dos irmãos Pari e Abdullah, que sempre foram inseparáveis. Após o falecimento da mãe, no parto de Pari, o pai das crianças, já endurecido pela vida, não soube suprir a carência materna da pequena. Abdullah foi quem teve com ela paciência e lhe deu o afeto necessário.

Quando falo da complexidade do livro é porque cada capítulo trata de uma época diferente na vida de cada personagem. Algumas vezes fora da ordem cronológica, isso dificulta um pouco o andamento e entendimento da história. Mas nada que atenção reforçada não resolva, se você tiver de voltar e ler um capítulo novamente, não estranhe. Isso acontece mesmo.

Pari e Abdullah são então separados na infância e o que veremos a seguir é o relato dos anos que se seguiram a esse afastamento. A ausência de um na vida do outro, como isso os afetou e como seus caminhos sempre estarão interligados. Muitos outros personagens são acrescentados à história e cada um deles tem seu devido valor. Cada conexão é importante e Khaled é o homem das conexões, poucas pontas ficaram soltas e as que ficaram provavelmente não tiveram importância para o autor.

O enredo brilhante e comovente cruza décadas e atravessa fronteiras. A distância e o tempo não podem destruir alguns laços, afinal o destino existe para nos colocar no caminho de certas pessoas. Pessoas que nunca deveriam ter nos deixado ou que de fato, nunca nos deixaram. Vocês vão se emocionar e se surpreender com essa linda história de amor fraterno, amor eterno. Eu me apaixonei pelos personagens, pela maioria deles. Cada um como seu fardo pesado buscando redenção. 

Recomendo demais a leitura. É difícil resenhar um livro de Hosseini, esse é um contador de histórias nato. Seus livros são tão bons que minhas palavras não parecem ser o bastante. Acho que nada do que eu diga a vocês pode demonstrar o quanto esse livro mexeu comigo. Incrível, fascinante e ao mesmo tempo cheio de uma realidade cruel: a de que o tempo não volta e algumas escolhas nunca podem ser desfeitas.

"O pai era diferente. O pai era mais duro. Seus olhos viam o mesmo mundo que a mãe, mas sem nenhum entusiasmo. Uma labuta sem fim. O mundo do pai era inclemente. Nada de bom era obtido de graça. Nem amor. Todas as coisas tinham um preço. E, se você fosse pobre, o sofrimento era uma moeda corrente." (p. 31)

Sinopse: O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. 

Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". 

Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

"Ausente. Desaparecida. Sem deixar vestígio. Sem explicação. Nada a não ser as palavras de Parwana: - Tinha de ser ela. Desculpe, Abdullah. Tinha de ser ela. 
O dedo cortado para salvar a mão." (p. 51)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...