julho 30, 2014

[Livros] Transmutados: O Desconhecido - Vanessa Tourinho (Transmutados #1)

Título Original: Transmutados: O Desconhecido
Autor: Vanessa Tourinho
Editora: Modo
Páginas: 364
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN9788565588560
Classificação★★★★★
_______________

Transmutados é o livro de estreia da autora Vanessa Tourinho. A literatura fantástica nacional ganhou um nome de peso, tendo visto que seu primeiro livro já tem um impacto tão positivo na saga. Os que acompanham a divulgação do livro nas redes sociais sabem que a Van é minha amiga, também blogueira e que eu estava com muitas expectativas para essa leitura. Minhas expectativas foram mais do que supridas e Transmutados me conquistou completamente. Eu literalmente não conseguia largar o livro e dormir se tornou um luxo. Vanessa que o diga, porque sempre que eu fazia algum comentário ao texto eram lá por volta das três da madrugada. Por isso Peter Van Houten mora em Amsterdã e não tem whatsapp.

Por diversas vezes me senti lendo um livro de Richelle Mead. A narrativa flui, vicia e te transporta para outro lugar. E as semelhanças no texto das duas, inclusive me fizeram deduzir que a norte-americana havia influenciado a escrita de Vanessa. Eu estava enganada. O livro começou a ser escrito antes do contato dela com a literatura sobrenatural de Mead. Talvez as duas se comuniquem por telepatia, talvez sejam... duas transmutadas. Já até vejo as duas "conversando" no meio da noite sobre poderes especiais e seres místicos.

O fato é que o livro é muito bom. Bem escrito e produzido com uma delicadeza ímpar. Da capa à diagramação o leitor se encanta. Ao início de cada capítulo temos uma página ilustrada com uma foto de Londres. Ah, Londres. Aquela cidade linda que todos desejamos conhecer está presente no decorrer do livro e cada descrição me levou para mais perto do Big Ben, da London Eye e dos pubs londrinos. Os personagens são muito bem construídos, apesar de serem muitos e cada um possuir um poder especial. Confesso que às vezes me confundi um pouco com tanta informação, mas a autora sempre dá uma recapitulada estratégica para nos situar.

Os transmutados são humanos que sofreram uma mutação genética e ganharam, por assim dizer, dons. Tem todo o tipo de poder: hipervelocidade, crescimento acelerado, domínio da sombra, telecinese, superforça, invasão de sonhos, entre outros. Cada um deles tem uma combinação de dons e cabe a eles decidir como usá-los. Como na vida real, poder gera problemas e responsabilidades e existe sempre o bem e o mal. Os transmutados que procuram fazer o bem são chamados de GoodPower. Em oposição os que se aproveitam dos outros, matam, torturam e fazem sofrer, os BadPower. Cada personagem vem de um lugar diferente do mundo, o que torna a narrativa bastante rica, inclusive no quesito idioma. Pode-se encontrar aqui e ali um termo estrangeiro para enfatizar a nacionalidade de cada personagem.

A trama gira em torno de Luísa, uma garota orfã que vê sua vida mudar completamente ao descobrir seus novos poderes. Ler mentes e sair do próprio corpo são apenas algumas das habilidades que a menina descobriu e no meio da confusão que é crescer, ela se vê perdida e se sentindo uma aberração. É quando ela encontra um clã de GoodPowers que aparentemente estava a sua procura. As intuições dos transmutados são fortes e eles sentiram que ela deveria fazer parte do clã, da família. 

Os transmutados nascem predestinados a alguém e em certo momento de sua vida, têm uma visão com sua 'alma-gêmea'. Bem parecido com o que acontece em Crepúsculo, a questão do imprinting. Depois dessa visão nada permanece igual. Sua alma passa a desejar o outro pedaço que a completa e o transmutado sente o impulso de encontrá-la. Por muita sorte ou muito azar, Luísa tem sua visão logo nos primeiros meses de transmutação e se apaixona instantaneamente por um desconhecido. Ela não sabe nada sobre ele, exceto que vive em Londres. 

Luisa começa então a correr atrás do amor da sua vida ou seu par predestinado, ela descobre que ele se chama Christian e é músico. O que ela não imagina é que esse amor vai levá-la a situações perigosas e desafiar tudo em que ela acredita. Como se não fosse o bastante, (ah, minha amiga Vanessa eu quero te matar por isso, kkk) Luísa ainda atrai a atenção de outros homens, alguns até bem próximos dela. Ficará a dúvida se a visão resistirá ao charme desses pretendentes e se tudo não seria menos complicado se ela conseguisse controlar seu coração. 

Não vou dar spoilers, mas eu shippo Luísa com outros dois personagens, fora Christian. O mocinho, na verdade, não me conquistou, já as outras opções da garota são bem mais interessantes. Sim, ela tem quatro caras correndo atrás dela, porque triângulo amoroso é coisa do passado, baby.

Para encerrar essa resenha cheia de elogios só tenho a agradecer a Vanessa pela oportunidade de ler o livro antes de muita gente, pelo carinho na dedicatória e principalmente, por escrever um livro tão bom! O primeiro volume da saga Transmutados deixa um gancho (e que gancho!) para a continuação. Então, por favor Van, sente à sua mesinha de leitura e continue escrevendo o segundo volume para nós, porque eu tive uma visão com ele. É um pressentimento forte de que será tão bom quanto o primeiro.

"(...) Eu o amava. Amava um homem desconhecido.
Era tão injusto que o destino fizesse aquilo comigo. Que me vendesse um futuro aparentemente perfeito, e me fizesse acreditar e depositar esperanças em um homem nunca visto. Odiava sentir que eu já acreditava em nosso futuro feliz." (p. 71)

Sinopse: Quando Luisa Lima descobre que existe alguém que nasceu para pertencer a ela, não pensa duas vezes em fazer as malas e ir atrás do que parece ser o amor perfeito. Quando completa dezoito anos recebe um presente: o dom de ouvir os pensamentos alheios. Como se isso já não fosse o suficiente complicado, ainda descobre possuir a habilidade de se “desprender” do próprio corpo e mover-se a qualquer lugar, na velocidade da luz, apenas como energia, como espírito. Confusa com seus poderes, Luisa, tem a sorte de conhecer quatro jovens dispostos a explicar e a levá-la ao complicado mundo dos Transmutados. É quando descobre que todo Transmutado nasce predestinado a um parceiro ideal, e, quando isso acontece com Luisa, ela segue em busca de sua “alma-gêmea”, fechando os olhos e ignorando todos os perigos que esse relacionamento pode causar.

"(...) Não doía mais.
- Obrigada, Dan. Seu dom é o máximo! - respirei fundo e fiz uma pausa. - Você cura corações partidos também?
Daniel riu.
- Desculpe, sou só um Transmutado, não um deus." (p. 249)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...