dezembro 12, 2014

[Livros] Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Título Original: Where Rainbows End
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Gênero: Ficção, Romance, Comédia
País: Irlanda
ISBN: 9788581635453
Classificação★★★★☆
_______________

Desventuras em série. Esse deveria ter sido o título nacional para o livro Where Rainbows End (Irlanda) ou Love, Rosie (Estados Unidos) de Cecelia Ahern. A tradução, nem um pouco justa, não parece ter algo a ver com esse livro. Nesse livro de Cecelia, nada é simples e tudo acontece. Afinal, a vida é assim. Nem sempre tudo corre como planejamos e enquanto estamos fazendo planos o que acontece é a vida.

E se tem algo que a autora quis abordar nesse livro foi como a nossa vida é frágil e as coisas podem mudar de uma hora para outra. O destino acontece e ele é cruel com algumas pessoas. Rosie Dunne, por exemplo, passou na fila do azar umas dezoito vezes e tudo - basicamente tudo - deu errado na sua vida. Ela engravidou acidentalmente do maior babaca da escola, começou a gostar do seu melhor amigo, viu ele casar com outra, não terminou a faculdade, sai de um emprego ruim para outro pior. Enfim, a vida dela é cômica de tão trágica. Mas ao mesmo tempo, tudo pelo quê a protagonista passa é minimizado pelo fato de seu melhor amigo, Alex, estar sempre ao seu lado.

Alex ama a melhor amiga mais do que tudo e, mesmo distante, nunca a abandona. É uma amizade invejável à la Dex e Emma, que perdura por anos, sem ser abalada. Eles se amam, mas infelizmente têm um timing terrível. Sempre que um decide se declarar para o outro, algo acontece. Algo simplesmente acontece para impedir que o casal fique junto. Os dois decidem então manter a amizade, que é o bem mais precioso que eles possuem. O que eles não percebem é que a paixão e o amor que eles sentem um pelo outro, nunca vai passar.

Recheado de cenas hilárias e descrições demasiadamente detalhistas, a narrativa contada por meio de cartas, documentos, emails e mensagens de texto é envolvente e vai fazer com que o leitor se identifique com as situações que os protagonistas enfrentam. Tendo em mãos as cartas de Rosie e Alex, uma vida toda escrita, eu me senti bisbilhotando a vida de alguém. E torci com todo o meu coração para que o destino fosse menos cruel. Fofo, hilário e muito bem escrito. É um dos poucos livros de Cecelia que não fazem uso de elementos incríveis ou magia em sua narrativa. Afinal, o amor e a amizade já são mágicos o bastante. 

"Para ser sincera, acho que enlouqueceria sem você.
Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repete vira sul, o leste vira oeste e você fica perdido." (p.45)

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

"De: Rosie
Para: Alex
Obrigada por acreditar em mim, Alex. Adoraria poder retribuir esse abraço e esse beijo agora mesmo! Mas, por outro lado, talvez algumas coisas estejam mesmo fora do nosso alcance.

De: Alex
Para: Rosie
Mais uma vez, Rosie, você não está esticando o braço o suficiente. 
Estou bem aqui. Sempre estive e sempre estarei." (p. 184)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...