fevereiro 13, 2015

[Livros] A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon (Outlander #1)

Título Original: Outlander
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 800
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN: 9788567296227
Classificação★★★★★
_______________

Viagem no tempo, amor e suas consequências. A mistura homogênea de ficção científica e romance na série de Diana Gabaldon se mostra tão incrível quanto fantástica. Há alguns anos ouvi falar de A Viajante do Tempo pela primeira vez, porém, eu não podia imaginar que esta viria a ser uma das minhas mais ricas leituras. Rica em todos os sentidos. A narrativa cheia de detalhes, transporta o leitor para outros lugares e outros tempos, sem permitir que ele desgrude do livro.

Confesso que a princípio suas oitocentas páginas me assustaram, mas depois de pouco tempo percebi que a autora poderia ter escrito mais dez mil páginas e eu nunca me cansaria de ler. O texto de Gabaldon mostra pesquisa, profundidade, cultura e história. Foi uma das leituras mais intensas que eu já fiz e por isso, demorei mais que de costume para absorver cada capítulo. Uma trama bem construída, que engloba ficção e história na medida certa, é algo raro, mas o que eu encontrei em Outlander foi além disso. Uma obra de arte, um leitura memorável.

1945. Final da Segunda Guerra Mundial. Em meio a famílias dilaceradas, amantes separados e filhos que morreram em combate, Claire e Frank voltam para casa. Marido e mulher foram separados pela guerra por cinco anos. Em um clima de lua-de-mel, o casal tenta recuperar o tempo perdido e reconstruir a vida de onde pararam. A pequena cidade de Inverness é onde eles decidem recomeçar. 

Inverness é uma cidade no norte da Escócia, onde muitas lendas sobre bruxaria e paganismo circulam. O que Claire não poderia imaginar é que os mitos e histórias contadas pelas pessoas são verdadeiros. Após encontrar um estranho círculo de pedras, ela se vê atraída para aquele local. As pedras são um portal e a jovem enfermeira vai voltar no tempo, para 1745, em uma Escócia dominada por clãs, onde a selvageria é lei.

Desnorteada, perdida e confusa, Claire encontra um rapaz muito parecido com seu marido. Se trata do capitão Jonathan Randall, um ancestral de Frank. O capitão, porém, como vamos percebendo, é um sádico, cruel e desumano, bem diferente do tão amável marido de Claire no futuro. Como sua história é bastante inacreditável, a jovem inventa uma outra versão sobre sua origem. Tudo é tão surreal, que às vezes ela mesma gostaria de poder acreditar no que diz.

Em tempos em que as mulheres eram tratadas como propriedades e deviam se submeter aos homens, Claire teme por sua segurança. Quando o capitão Randall está prestes a estuprá-la, um guerreiro a salva e a leva para seu clã. O clã em questão é o dos Mackenzie, um poderoso grupo de guerreiros escoceses que vive em guerra com os ingleses. Muitos relatos históricos sobre a Grã-Bretanha são feitos pela autora, os clãs escoceses, inclusive, tiveram um papel muito importante na real história da Escócia. A riqueza de detalhes e fatos verídicos é fruto de intensa pesquisa e anos de dedicação da autora para que apesar de fantástica, a história tivesse elementos realistas.

No clã dos Mackenzie, Claire encontra um rapaz ferido. Um escocês lindo, chamado Jamie. Por seus conhecimentos médicos, a moça cuida de seus ferimentos e acaba virando sua amiga. A amizade, no entanto, não é tudo que o destino reserva para eles. Uma intensa paixão e um amor verdadeiro vão surgir desse relacionamento e enquanto os dois protagonizam cenas fofas, românticas e apaixonantes, nós leitoras suspiramos eternamente.

Jamie se tornou um dos meus personagens favoritos. Ele dilacerou meu coração tantas vezes no primeiro livro, que tenho medo de não conseguir aguentar os próximos volumes da saga. O jovem escocês ruivo e de olhos claros, tem uma inocência, uma pureza e ao mesmo tempo uma coragem ímpar. Poucas vezes me apaixonei tanto por um personagem, espero que Claire saiba merecê-lo. 

Em um romance que fala sobre viagem temporal e amor em tempos de guerra, cada segundo é precioso. Outlander evidencia isso com inúmeros trechos onde pequenos efeitos podem alterar o curso das coisas. O futuro pode ser escrito, mas Diana Gabaldon permite que o passado seja reescrito. O destino, a fé, a coragem e o amor verdadeiro vão acompanhar essa viajante do tempo, que tem a vida dividida em duas épocas, enquanto seu coração só pode permanecer em uma. Outlander é um portal, como o círculo de pedras, que me levou para outros tempos, roubou meu coração e o entregou à Jamie Fraser.

" - Cortar a garganta é mais fácil, mas faz muita sujeira.
Inclinei-me para pegar a adaga.
- Seria bem feito para você se eu o fizesse - observei. - Filho da mãe convencido.
O sorriso visível por baixo da curva do seu braço se ampliou ainda mais. 
- Sassenach?
Parei, a adaga ainda nas mãos. 
- O quê?
- Eu morreria feliz." (p. 300)

Sinopse: A Viajante do Tempo - Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.

Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

"- Eu tenho que perguntar, Claire! E você precisa me dizer!
- E se eu fosse? - perguntei entre os lábios secos. - Se achasse que eu fosse uma bruxa, ainda assim teria lutado por mim?
- Teria ido para a fogueira com você! - disse ele, com violência. - E até para o inferno, se necessário." (p. 517)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...