maio 04, 2015

[Livros] Atenção Plena - Mindfulness - Mark Williams e Danny Penman

Hoje, eu não vim fazer uma resenha, mas sim um convite. Quero levá-los para um lugar incrível, que ninguém conhece e onde ninguém, além de você, pode entrar. Na sua própria mente. O livro Atenção Plena - Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman lançado aqui no Brasil pela Editora Sextante, vai te ensinar a alcançar o equilíbrio e a paz que tanto buscamos em nós mesmos.

O que é mindfulness? ~ 

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido sobre 'mindfulness'. A palavra inglesa significa 'consciência plena', ou seja, estar consciente de tudo o que acontece em sua mente. Esse estado de consciência é praticado desde a antiguidade no Oriente e nos últimos séculos, tem sido lentamente apresentado para o mundo Ocidental. 

Essa técnica de meditação está em voga porque o ser humano finalmente se deu conta dos efeitos da correria do dia-a-dia. Cada vez mais estressado, cansado e infeliz, o homem não vive sua vida plenamente. Doenças, transtornos de ansiedade, depressão. Todos esses desequilíbrios podem ser controlados com a prática de mindfulness. Manter o foco no presente e em nada mais, esse é o objetivo.

Existem diversos tipos de meditação, as mais populares visam 'esvaziar a mente', relaxando e deixando de lado as preocupações. O conceito de consciência plena proposto pela técnica mindfulness, procura fazer absolutamente o contrário. Como assim? Vou explicar.

Nosso cérebro não pára. A todo momento surge em nossa mente um novo pensamento. Esses pensamentos geram emoções, sensações, sentimentos que podem nos afetar psicológica e fisicamente. Quando surge em nossa mente um pensamento ruim, nós lutamos para afastá-lo e nossa consciência gasta muita energia nessa luta. Os pensamentos ocorrem em fluxo, o que significa que eles vem e vão, sem nossa interferência. É bem simples. Se pararmos de lutar contra eles, eles vão simplesmente desaparecer sozinhos. 

Cada vez que surge em nossa mente um pensamento como: 'sou um fracasso', nosso cérebro cria mil maneiras de evitar esse pensamento, ele imagina formas para que você não seja um fracasso, formas para que você não se sinta um fracasso, imagina coisas em que você pode ou não fracassar, e o principal, ele lembra de seus antigos 'fracassos'. Todo esse movimento foi ocasionado por um simples pensamento. É como se um inimigo batesse a sua porta e ao invés de ignorá-lo, você o convidasse para um chá. Não faz muito sentido, não é?

Experimente deixar seus pensamentos irem embora assim como eles vieram, naturalmente. É a proposta do mindfulness. Depois que eles forem embora, o que sobra é o aqui, o agora. Porém, não é tão fácil quanto parece. Nosso cérebro está acostumado a responder aos pensamentos de uma determinada maneira, não se muda um padrão de um dia para o outro. É um mecanismo de defesa que nós aprendemos desde a infância, mas pode ser um mecanismo auto-destrutivo e por isso, é preciso quebrar esse padrão. 

Mark Williams e Danny Penman trazem em Atenção Plena, um guia de como encontrar a paz em um mundo frenético. Com ensinamentos valiosos, os autores conduzem o leitor por um caminho árduo, porém extremamente benéfico. A prática de qualquer tipo de meditação não é simples, pelo contrário, é bastante desafiadora, porque tenta controlar algo que não pode ser controlado - a mente. Muitos desistem no meio do caminho, ou param de exercitar a mente quando atingem um determinado grau de desenvolvimento. A meditação deve ser contínua, não é um remédio para curar um male, mas sim para evitá-lo.

"Viver no presente, não pensar no passado e não se preocupar com o futuro." Com alguns exercícios práticos e outros nem tanto, Williams e Penman, pretendem mudar a vida do leitor em oito semanas. Por experiência própria, sei que as práticas ensinadas neste livro dão resultado. Fui apresentada à técnica por um terapeuta, e há algum tempo faço uso de exercícios de respiração e meditação. Sofro crises de ansiedade, traumas de fundo emocional são gatilhos para que a ansiedade tomem conta de mim. Em decorrência disso, minha vida sofreu várias adaptações e eu me privo de muitas coisas pelo simples fato de não conseguir controlar minha mente e meus medos. 

Mindfulness é uma prática para a vida, que vai te mostrar coisas que estavam bem ali e você não percebeu. Estar plenamente consciente vai te mostrar que pequenas ações podem ser mais do que simples ações. Regar as plantas, pegar o jornal, encher um copo de suco, se você realmente observar o que está fazendo, enxergará as coisas de outra forma. 

Feche os olhos e preste atenção em apenas uma coisa: sua respiração. Pensamentos virão, preocupações, lembranças, deixe-os ir, volte a se concentrar, no modo como o ar entra e sai de seus pulmões. Ouça, sinta. Depois de um minuto, abra os olhos. Você vai ver o mundo de outra forma, mais relaxado, mais calmo, mais conscientemente. 

Se nas primeiras tentativas não conseguir se concentrar de forma alguma, faça esse mesmo exercício dentro do chuveiro. Mas desta vez, sinta os pingos caírem na sua cabeça, seus ouvidos serão tapados pela água, então preste atenção apenas nela. Ouça, cada gota entrando em contato com a sua pele, sinta a água e nada mais. É uma sensação indescritível, vocês precisam experimentar. Essa técnica do chuveiro, eu aprendi em um filme excelente chamado The Peacefull Warrior ou Poder Além da Vida aqui no Brasil. Ele conta a história verídica de Dan Millman, um atleta que aprendeu a controlar sua mente, por meio da meditação e assim, superou seus maiores obstáculos.

Atenção Plena - Mindfulness pode mudar sua vida, sua forma de enxergar o mundo. Dê uma chance à paz interior. Experimente, você não vai se arrepender!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...