junho 05, 2015

[Livros] Evoluir é Simples, Nós é que Complicamos - Manolo Quesada

Título Original: Evoluir é Simples, Nós é que Complicamos
Autor: Manolo Quesada
Editora: Petit
Páginas: 184
Gênero: Espírita, Religioso, Autoajuda
País: Brasil
ISBN: 9788572532860
Classificação★★★★☆
_______________

Neste belíssimo livro de Manolo Quesada, encontramos diversas lições de vida. Com uma escrita leve, fluida e informal, o autor conversa com o leitor como numa palestra espírita. Conselhos valiosos para o desenvolvimento pessoal, teologia e preceitos da doutrina kardecista permeiam toda a narrativa. É um livro destinado a um público específico e cumpre seu papel como tal.

Evoluir é Simples (...) é um convite a entender e conhecer mais sobre o espiritismo. Partindo da ideologia de que todos nós estamos na Terra com uma missão, o autor nos mostra os caminhos que devemos seguir para atingir nossos objetivos. Se a principal das nossas missões é evoluir e isso depende exclusivamente de nós mesmos, como podemos começar?

A evolução de que se fala neste livro não é aquela darwinista, mas sim a evolução espiritual. A espiritualidade, como o próprio nome já diz, acredita que nossa essência é nosso espírito e que este é imortal. O espiritismo fala sobre carma, reencarnação e o fato de que viemos a este planeta de provas e expiações para aprender, pura e simplesmente. 

Como eu disse anteriormente, não é um livro para todo o público por conta da forte influência espiritualista, mas poderia, deveria ser. Basicamente, assim como a Bíblia, o Alcorão e outros livros religiosos sagrados, este fala sobre o amor. O amor que está tão em falta nos dias atuais, o amor que transcende crenças e religiões. É um livro que ensina a sermos pessoas melhores de uma perspectiva espiritual e moral, isso é fundamentalmente o que todos nós deveríamos buscar. 

"Felicidade não é um destino, mas sim um caminho. Podemos ser felizes em todas as situações, pois essa felicidade independe do quanto temos de material; ela depende, basicamente, do quanto fazemos nosso próximo feliz, pois fica muito difícil ser feliz vendo tanta infelicidade ao nosso lado." (p. 37)

Sinopse: Evoluir é simples, nós é que complicamos - "Evoluir é simples, nos é que complicamos" é um convite para estarmos abertos às ocasiões e aos momentos oportunos que a vida nos oferece. “Passamos por diversas fases, todas necessárias, pois precisamos aproveitar todas as oportunidades para efetivar em nós todas as coisas que já temos e que ainda não descobrimos”, nas palavras muito generosas do autor.

Manolo Quesada se apoia em conhecidos textos bíblicos, significativas passagens das obras básicas de Allan Kardec e pensadores em geral, convidando a todos a ter uma postura de reflexão e mudança perante sua existência terrena, sempre com um único objetivo: progredir, melhorar e evoluir.

"A dor é mais uma das potências que temos dentro de nós e que é determinante na maneira como entendemos a vida.
Mas não entendamos a dor como um castigo, porque Deus não nos castiga, mas nos oferece oportunidades para façamos de maneira diferente o que não fizemos tão bem no passado." (p. 69)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...