agosto 13, 2015

[Sobre] Personagens Secundários #1


Olá queridos, nessa semana decidi falar sobre 'personagens secundários'. O que são, como vivem e onde se escondem essas criaturas? Em forma de perguntas, esse post é um convite aos leitores para prestarem atenção aos personagens que não "chamam" atenção. 

O que difere um personagem secundário de um protagonista é sua importância na trama?

Não necessariamente. Muitas vezes um personagem secundário tem uma grande importância na trama, mas acaba ficando oculto durante grande parte da história. É o caso do típico livro de suspense em que o mordomo é o assassino. Ele era secundário, mas foi basicamente quem originou toda a história. Alfred, o mordomo, matou geral e passou despercebido.

Os protagonistas são mais interessantes e, por isso, são protagonistas?

Jamais. Existem muitos livros em que os personagens secundários são milhões de vezes mais interessantes. Na minha opinião, em Will & Will, os dois personagens que dão nome ao livro são extremamente chatos. Tiny Cooper é a estrela do livro. Ele brilha e ofusca os protagonistas e como coadjuvante toma o papel principal. 

Se eu gostei mais do personagem secundário do que da protagonista, eu não gostei da história?

Não, nada a ver. O sentimento por um personagem não deve afetar sua perspectiva e impressão sobre a história. Claro, que é difícil gostar de Crepúsculo se você não suporta a Bella, porque a quadrilogia é narrada do ponto de vista dela, mas o leitor deve separar uma coisa da outra. Então .. esquece a sonsa e pensa que o Jasper é bem mais interessante.

Qual é a função de um personagem que não é protagonista?

Sem o peso de ter que conquistar o leitor, o personagem secundário, ou de apoio, é mais como nós. Ele geralmente não é extraordinário, nem heroico. Os grandes feitos e sofrimentos ficam a cargo dos mocinhos e mocinhas, mas ele é simplesmente real, palpável. Quase sempre desempenham a função de 'amigos' e a cumprem da melhor maneira possível. Vide Sam, que é a melhor coisa de Senhor dos Anéis, o amigo mais honrado, o melhor de todos, viu Sr. Frodo?


Meus coadjuvantes preferidos (que superam seus protagonistas) são: 

Samwise Gamgee: Sam é o melhor amigo de Frodo e decide acompanhá-lo numa jornada que (muito provavelmente) o levaria à morte. Ele não abandona o amigo nem quando, sob influência do Um Anel, Frodo desconfia de sua lealdade. Amizade como essa não tem como não admirar. Alguns dizem que Sam não é coadjuvante, mas essa é uma discussão antiga e na minha opinião ele é sim.

Tiny Cooper: Tiny é simplesmente a alma de Will & Will. O personagem mais absurdamente fora dos padrões é o mais interessante, envolvente e, além de seu jeito contagiante de viver a vida é tão ferrado por dentro quanto qualquer adolescente. Gay, ou como diz John Green, o maior e mais gay garoto do planeta, Tiny chama atenção na escola por seu tamanho e por seu estilo. Para mim, ele chama atenção por sua determinação, confiança e lealdade.

Finnick Odair: Finnick se tornou meu personagem favorito muito rápido. Engraçadinho, ousado e extremamente corajoso. Sua relação com Anne é a coisa mais linda do mundo, ele se voluntaria por ela, se voluntaria à morte para salvá-la. E as atitudes dele na arena no Terceiro Massacre Quartenário, protegendo os amigos e cuidando de Mags tanto quanto possível também me fizeram chorar. Um dos melhores personagens literários.

Ryan Turner: Recentemente li Sr. Daniels e entendi o real motivo de tanta comoção com o livro: Ryan. O personagem secundário é encantador, misterioso e tem um bom-humor contagiante. Assim como Tiny, ele é gay, mas o diferencial é que ele não pode contar isso para ninguém. Sua mãe, extremamente religiosa, crê que a homossexualidade leve as almas para o inferno e por conta disso, ele finge ser algo que não é. Finge até mesmo ser feliz.

Meus personagens favoritos são todos masculinos por uma questão de que eu geralmente gosto mais deles. Independentemente de serem gays ou héteros, não é uma escolha ligada à aparência e sim à personalidade e atitudes. Poucas personagens femininas têm a minha admiração e as que têm não são coadjuvantes. E quanto a vocês? O que acham dos personagens secundários? Quais são os seus favoritos? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...