dezembro 07, 2015

[Livros] After - Depois da Verdade - Anna Todd (After #2)

Título Original: After We Collide
Autor: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 632
Gênero: Romance, New Adult, Erótico
País: EUA
ISBN: 9788565530842
Classificação★★★☆☆
_______________

Um guilty pleasure ou prazer culpado. Esta é a única forma de definir a série de Anna Todd. Uma narrativa envolvente e viciante contrasta com uma história fraca, circular e que irrita o leitor a cada cinco páginas. É complicado expressar ódio ou amor por qualquer um dos volumes de After, e a autora parece querer despertar essa relação dúbia. Seria quase como se a relação conflituosa dos protagonistas causasse uma relação conflituosa entre o leitor e a obra. Intencionalmente ou não, é um fato curioso que um livro de seiscentas páginas cause tanta frustração e seja, ao mesmo tempo, absolutamente impossível de largar.

Não houve muita evolução desde o primeiro volume, as brigas e conflitos do casal mais irritante, obsessivo e psicótico da literatura continuam as mesmas. Em um looping infinito de vai-e-vens, Hardin e Tessa mantém um relacionamento abusivo, mas desta vez, estão cientes disso. Os efeitos negativos de permanecerem juntos são constantemente comparados à fantástica química sexual dos dois e, claro, a química vence.

Crises de ciúme, possessividade, insegurança e infantilidade permeiam o namoro conturbado dos jovens e se Hardin Scott não havia sido suficientemente escroto no livro anterior, desta vez, ele extrapola qualquer limite. Com o hábito - nada normal - de bater em qualquer pessoa que se interesse por Tessa quando eles estão separados, o delinquente (por falta de palavra melhor) simplesmente agride vários caras no decorrer da narrativa. Se achando dono da garota, ele decide com quem ela pode ou não manter um relacionamento. Simples assim, porque ele quer.

Tessa continua sendo uma palerma e, mais uma vez, reivindica o posto de personagem mais imbecil já criada. Controlada pela mãe, e posteriormente, por Hardin, a tola apaixonada perdoa qualquer atitude machista, egoísta ou criminosa do seu amado. Tessa também esperneia bastante, se faz de difícil, se humilha, provoca, tem crises de ciúme, beija garotos aleatórios, dá falsas esperanças para caras legais e se faz de vítima a todo momento. É, basicamente, como se um alimentasse o que há de pior no outro e cheguei a conclusão de que esses dois, de fato, se merecem. 

De qualquer forma, Hardin ainda é visto como o cara mau da história, ponto do qual discordo. Tessa também é egocêntrica e não se importa com nada e nem ninguém. "Cega de amor", ela perdoa todas as atitudes loucas do namorado, ex-namorado, ou seja lá o que Hardin é seu, mas não sem ferir alguém nesse processo. O comportamento obsessivo do garoto não é nada justificável, mas ainda assim, a jovem não só aprova, como também repercute. Possessivos e dependentes, ambos são duplamente doentes.

Os personagens secundários - mais uma vez - não tem muita importância na trama, exceto Zed. Depois de descobrir que o garoto também está interessado em Tessa, as coisas ficaram bem mais complicadas. Um garoto-problema exatamente como Hardin, Zed está disposto a lutar pelo amor da menina e ele não tem medo as consequências. 

De forma geral, acabei gostando mais deste segundo livro e mal posso controlar a ansiedade para ler o terceiro. O romance problemático foi ainda mais evidenciado e o tom de crítica ao amor tóxico ressoa na própria narrativa, seus próprios personagens entendem e aceitam as consequências disso. Poucas vezes um livro me prendeu tanto e despertou sentimentos tão confusos em mim. Amor, ódio e a vontade de ler mais um capítulo. Confesso que nem todos os elementos negativos ofuscam o fato de que Anna Todd sabe contar uma história, mesmo que não seja uma história nada boa. After é, acima de tudo, um convite a pensar se o amor doentio é, ainda assim, amor.

"Nosso relacionamento, ou o que quer que isso seja, sofreu uma reviravolta completa numa única noite. De repente, me tornei tudo aquilo que sempre tive o maior medo de ser, ela tem controle total sobre mim. Pode me fazer o homem mais feliz do mundo ou me destruir com uma única palavra." (p. 85)

Sinopse: Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad, a série After vira o novo fenômeno editorial. No segundo livro, Tessa tenta esquecer Hardin, o jovem caótico e revoltado que partiu seu coração em vários pedaços. Mas ela está prestes a descobrir que alguns amores não podem ser superados. Como apagar da memória as noites apaixonadas em seus braços, ou a eletricidade de seu toque? Hardin sabe que cometeu o pior erro de sua vida ao ter magoado Tessa tão profundamente. Ele não acha que merece tê-la de volta, mas se recusa a deixá-la partir. Neste livro, Hardin vai lutar com toda a sua força para reconquistar o grande amor da sua vida. Ao longo do caminho, os seus mais profundos segredos serão revelados. Depois da verdade, será que o amor de Tessa e Hardin resistirá?

"- Você me faz feliz, Hardin. Mas também me deixa triste, irritada e, acima de tudo, maluca. 
- Aí é que está, não? É por isso que combinamos tão bem, Tess, porque somos terríveis um para o outro. - Ela também me deixa maluco e cheio de raiva, mas feliz. Muito feliz." (p. 172)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...