dezembro 18, 2015

[Livros] A Menina da Neve - Eowyn Ivey

Título Original: The Snow Child
Autor: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581638010
Classificação★★★★★
_______________

Uma das leituras mais sensíveis e encantadoras do ano, A Menina da Neve é uma combinação perfeita de fantasia, mitologia e ficção. Eowyn Ivey escreveu um romance impregnado de mágica e que toca fundo no coração, nos trazendo fé, amor e, acima de tudo, esperança.

Inspirada por uma famosa lenda russa, o livro fala de um casal de meia-idade que nunca teve filhos e que não consegue lidar com isso. O desejo frustrado de ter uma criança os tornou frios, tristes, deprimidos. Numa noite de nevasca, o casal decide fazer uma menininha de neve, esculpindo-a cuidadosamente, como se ela fosse uma obra de arte. Eles não podiam imaginar, no entanto, que a menininha se tornaria real e passaria a significar tanto para eles.

Um livro essencialmente metafórico, A Menina da Neve pode significar diversas coisas e o leitor dá a pequena criaturinha o significado que quiser. Para mim, Faina - que é o nome da garotinha feita de neve - é a esperança. Muitos acreditam que a garotinha seja uma representação do Alasca, do inverno ou da própria neve. Apesar das divergências de compreensão, todos acreditam em algo e esse livro é basicamente sobre isso. Nunca deixar de acreditar.

Narrando a vida deste casal solitário que vive no Alasca em meados do século XX, Eowyn constrói uma história que intercala fatos históricos, ficção e folclore russo. Essa alternância percorre todo o livro, intercalando realidade e magia até que elas não possam mais ser desprendidas. Em muitos pontos, pairam grandes dúvidas sobre a sanidade das personagens, e a partir daí, é escolha do leitor acreditar ou não. Afinal, o que seriam milagres, senão um pouquinho de fé?

Mabel e Jack se isolaram após a perda de um filho recém-nascido. A dor que os devastou, o sentimento de fracasso e os olhares de pena dos familiares foram o suficiente para que eles decidissem ir para longe de tudo. Uma vida dura e muito trabalho os aguardava num Alasca inóspito, onde a rotina agricultora deles não parecia ter muita chance. O desânimo, a fracasso e, principalmente, o esfriamento do casamento fez com que eles se distanciassem - também - um do outro. Conforme os dias e meses iam passando, eles iam envelhecendo e ficando cada vez mais sozinhos, desaparecendo aos poucos.

Até que Mabel decide construir uma menina de neve. Jack, a princípio sem entender o porquê, acaba ajudando a esposa e depois de muito trabalho, eles terminam a mais linda escultura que já viram. Há tanto separados, o ato de fazerem juntos algo tão bonito, tão sensível os une novamente e cria entre eles um laço mágico. Esse laço também dá vida a pequena menininha que passa a visitar o casal e a iluminar a vida deles.

A magia não está apenas na lenda ou no romance, mas na forma como a jovem garotinha conquista o coração do casal e dos leitores. Há muito simbolismo nos nomes e em muitas passagens do livro, por isso, deve ser lido com um olhar atento. É uma daquelas histórias que a gente nunca esquece, nem nunca supera. A pequena Faina, seja real ou sonho, é fruto da esperança e de um amor que a criou e que vai aquecer os corações mais gelados nos invernos mais rigorosos do Alasca.

"Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real - ela e Jack a tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona." (p. 85)

Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. 

Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

"Ela não conseguia entender o milagre hexagonal dos flocos de neve que se formavam nas nuvens, os ramos leves como pena que caíam na manga do casaco, estrelas brancas se derretendo ao mesmo tempo que brilhavam. Como tal força e beleza existiam em algo tão pequeno, fugaz e desconhecido?
Não era necessário entender os milagres para acreditar neles, e na verdade Mabel chegou a suspeitar do oposto." (p. 191)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...