janeiro 19, 2016

[Filmes] A 5ª Onda (Pré-estreia - Sony Pictures)


Ontem, (18/01), estive na pré-estreia oficial de "A 5ª Onda" no Shopping Eldorado em São Paulo. Representando o blog da minha amiga Thay, o Amiga da Leitora, pude conferir a incrível adaptação do livro de Rick Yancey publicado no Brasil pela editora Fundamento. 

Sinopse: A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

Com um roteiro impecável, A 5ª Onda convence o espectador da real possibilidade da extinção humana, ainda que não por alienígenas, e faz com que reflitamos sobre nossa própria existência. Somos assim tão diferentes de seres gananciosos que estão dispostos a tudo para realizar seus desejos? 

Em um determinado momento do filme, um dos alienígenas diz algo muito interessante quando um humano pergunta o motivo de toda a destruição da raça humana em benefício próprio: "a sua própria espécie já fez isso centenas de vezes no passado". É, não podemos deixar de concordar com alguém que nos conhece melhor que nós mesmos.

Com fotografia e cenografia excepcionais, o filme dirigido por J. Blakeson tem um ar sombrio e escuro que transporta o espectador para essa Terra pós-apocalíptica onde sobreviver é um desafio. Carros abandonados, corpos amontoados e cidades dizimadas são apenas alguns dos elementos que compõe o visual devastador do longa. 

O filme tem muita ação e cenas repletas de adrenalina que, acompanhadas de uma trilha sonora genial, criam o clima de tensão característico da obra. A jovem Chloë Moretz - apesar de não estar em sua melhor atuação - convence como Cassie Sullivan. Apesar de não ser brilhante, atuando "sozinha" em grande parte do filme, Moretz é desafiada a expor as emoções da protagonista e surpreende. 

Com leves toques de romance e humor em meio às catástrofes que cercam a jovem Cassie, A 5ª Onda traz momentos descontraídos, típicos da vida de adolescentes normais. Afinal, o mundo pode estar acabando, mas os dramas adolescentes sempre tem espaço e isso foi retratado de maneira bem cômica. A leveza contrabalanceada com a densidade da trama trouxe um filme que agrada diversos públicos, em especial, os jovens.

Cassie só quer proteger seu irmão e vai desafiar tudo e todos para manter o pequeno Sam em segurança. Uma fofura, o personagem interpretado por Zackary Arthur é o tipo de garotinho que encanta todo mundo e convence qualquer um a enfrentar alienígenas por ele. 

Há um triângulo-amoroso - típico nesse tipo de ficção adolescente - mas que não é nada meloso, pelo contrário, é citado em momentos estratégicos e não chega a interferir no clima de ação. O misterioso Evan Walker - interpretado por Alex Roe - e um colega de Cassie na escola, Ben Parish - interpretado por Nick Robinson - , são as duas figuras que vão dividir a atenção da protagonista. Apesar de fazerem seu coração acelerar, nenhum deles, é claro, tira o foco da garota, afinal, ela tem consciência de que existem coisas mais importantes do que controlar um coração apaixonado. Mantê-lo batendo, por exemplo. 

Resumindo, A 5ª Onda é um filme intenso e que vai deixar os espectadores ansiosos por sua continuação. Efeitos especiais absurdamente incríveis transformam a devastação da Terra em algo possível de ser visualizado, e temido. O que nenhuma das cinco ondas pode destruir é a força e a esperança que mantém todos os seres humanos caminhando apesar de todas as dificuldades. Não existe no universo algo mais forte que o desejo que nós temos de viver.

Agradeço ao blog Amiga da Leitora por nos ter cedido esta oportunidade de representação, à Sony Pictures pela organização excelente e pelo patrocínio com direito a pipoca e refri para todo mundo e à rede Cinemark que nos recebeu para esta exibição. Muito obrigada, mesmo. Espero que vocês confiram o filme, está mais que recomendado! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...