março 12, 2018

[Livros] Tudo Que Acontece Aqui Dentro - Júlio Hermann

Título Original: Tudo Que Acontece Aqui Dentro
Autor: Júlio Hermann
Editora: Faro Editorial
Páginas: 192
Gênero: Crônicas
País: Brasil
ISBN: 9788595810051
Classificação: ★★★
_______________

Uma coletânea de crônicas belíssimas, Tudo Que Acontece Aqui Dentro fala sobre o amor em sua forma mais pura, mais honesta e também mais brutal. Júlio Hermann escreve com a intensidade com que se ama e, por isso, seus escritos são tão apaixonantes. Repletos de sentimento e experiências pelas quais todos nós já passamos, os textos contidos neste livro emocionam e trazem lembranças de amores aos quais nunca conseguimos atribuir palavras.

Bonito de se ler e de se ver, o livro de Júlio Hermann possui uma diagramação que traz ainda mais amor ao projeto final com ilustrações e músicas perfeitas para cada crônica. Cada página nos reserva um mergulho sentimental profundo e, mais de uma vez, vi meus olhos cheios de água. Foram tantos vinte e seis textos favoritados, momentos de leitura que me transportaram para os romances que já vivi. Cada frase que guardei foi um sentimento que encontrei e nem sabia que estava perdido. 

Em crônicas felizes e outras nem tanto, Tudo Que Acontece Aqui Dentro dialoga com nossos próprios corações e as lembranças de outrora. Quando Júlio Hermann fala de se sentir tão feliz a ponto de explodir, o coração acelera porque amar é pisar no acelerador e ignorar os limites de velocidade. E quando fala de se sentir tão dilacerado a ponto de não ser mais inteiro, o autor nos faz lembrar do que é sentir essa dor que não passa e tentar pisar no freio quando o poste já está à nossa frente. 

As metáforas brilhantes e sutis funcionam perfeitamente e colocam em palavras aquilo que não se pode representar: o amor. Se eu pudesse traduzir nessa resenha o que senti ao fechar esse livro e absorver suas páginas seria: tudo. A leitura me fez perceber tudo o que eu tinha dentro de mim, tudo o que guardei por tanto tempo por medo de transbordar.

"É que eu tremo todo quando tô do teu lado, porque parece que as feridas de uma vida toda, todas as marcas profundas que ardem há um bom tempo, simplesmente estremecem e parecem desaparecer quando eu tô com você. Porque você não pressiona os meus cortes e as minhas dores, você dá um sopro leve e suficiente para levar embora com o vento essas coisas todas que me atormentam. Eu convivo com um monte de demônios particulares, meu bem. Demônios dos outros que ficaram quando eles se foram e só deixaram essa coisa que me causa angústia." (p. 18)

Sinopse: Amar e afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando. Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. 

Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar "São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”. Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. 

É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.

"Quando acontece, parece que um mundo se abre na frente dos olhos. Aparenta estar tudo vazio, aparenta estar tudo cheio demais. Paradoxo indecifrável para quem precisa redescobrir como fazer outra vez. Algo para se guardar no peito, outro punhado para deixar no passado. Me disseram, veja bem, me disseram lá no início que não valia a pena amar. Mas amor é tudo o que eu levo depois de precisar desconstruir uma realidade inteira durante o caminho." (p. 38)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...