agosto 24, 2021

[Livros] As Nove Vidas de Rose Napolitano - Donna Freitas

Título Original
: The Nine Lives Of Rose Napolitano
Autor: Donna Freitas
Editora: Paralela
Páginas: 344
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788584392193
Classificação: ★
_______________

Um romance de muito potencial, As Nove Vidas de Rose Napolitano quase foi uma das minhas melhores leituras do ano. Se houvesse mais uma vida, uma outra realidade para salvar essa história, eu teria gostado muito mais. No entanto, ainda que não tenha ficado feliz com os finais de Rose, cada uma de suas vidas foi, de fato, única e memorável.

Donna Freitas escreve um romance baseado nas possíveis consequências de nove diferentes ações da protagonista em um momento específico. Cada "escolha" ramifica um leque de consequências e somos levados a conhecer nove possibilidades de futuro para Rose a partir do momento em que ela se vê pressionada a ser mãe contra sua vontade. 

A professora universitária nunca quis ter filhos e essa decisão foi discutida com seu marido muito antes do casamento, terminando em comum acordo. Após alguns anos, Luke, no entanto, muda de ideia e começa a tentar convencê-la a abrir mão da escolha que ela sempre deixou bem clara. Coagida por Luke e os sogros, Rose Napolitano precisa decidir o que sacrificar: seu único desejo ou o amor da sua vida.

A partir daí, cada capítulo nos mostra uma vida diferente de Rose. Em uma delas, ela e Luke se separaram, em outra, ela teve uma linda bebê chamada Addie e assim vai. A cada "escolha", uma consequência. Em algumas vidas, Rose conheceu outra pessoa. Foram nove destinos diferentes e em todos uma constante. E foi justamente esse o problema.

Se há algo que realmente me incomodou foi a percepção de que ainda que ela mudasse um detalhe, o destino a encontrava. Ao mesmo tempo que essa foi uma ideia brilhante, de certa forma, reproduz a ideia conservadora de que a mulher nasceu para ser mãe e de que, independentemente da forma como acontece, "a maternidade é um presente". Esse pensamento não leva em conta o poder de decisão da mulher sobre sua própria vida e até mesmo fatores genéticos como a infertilidade. Algumas de nós não querem ou não podem ser mães e a sociedade já nos coloca pressão suficiente, como se não fossemos mulheres completas sem um marido e filhos. 

Donna Freitas tinha tudo para escrever um livro sobre uma mulher forte, empoderada, dona de suas decisões e que se mantém firme às suas crenças, mas não o fez. Como tantas mulheres, Rose não teve escolha. Quem sabe numa outra vida.

Sinopse: Quais são as consequências das nossas maiores decisões? Acompanhando Rose Napolitano descobrimos como nossa história pode ser reinventada a cada escolha e, às vezes, seguir rumos que não imaginávamos. Um romance profundo sobre uma mulher que nunca quis ser mãe e as diversas formas com que a vida pode nos surpreender.

Rose Napolitano e Luke estão brigando. Ele prometeu, antes do casamento, que não queria ter filhos, mas mudou de ideia. Ela prometeu tomar as vitaminas para engravidar, mas não o fez. De repente, o casamento dos dois passa a depender de uma única resposta: Rose consegue encontrar dentro de si o desejo de ser mãe?

Ao narrar uma escolha de vida decisiva em nove versões diferentes, Donna Freitas nos leva por todos os caminhos que moldam a vida de uma pessoa, refletindo sobre trajetórias que ressignificam o que é ser mulher. Um romance sobre amor, maternidade, traição, divórcio, morte e sobre como o destino pode interferir em nossos planos quando menos esperamos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...