Autor: Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Páginas: 192
Gênero: Poesia
País: Brasil
ISBN: 9788543105758
Classificação: ★★★★☆
_______________
Uma leitura deliciosa, Poesia Que Transforma conseguiu, de fato, me transformar. O livro de poemas de uma das vozes nordestinas mais conhecidas da contemporaneidade deixa sua mensagem ritmada de amor e nos convida a conhecer, por meio das palavras, a cultura - por tantas vezes ignorada - do nosso próprio país.
A primeira coletânea de poemas publicada por Braúlio Bessa nos traz uma experiência diferente da de ouvir suas declamações. Apesar de o ritmo tão característico de sua fala se perder no escrito, suas palavras quando registradas no papel se tornam um pouco mais nossas e a leitura ganha o ritmo do leitor, nos incluindo mais e, assim, nos transformando em parte da poesia.
Intercalando os poemas com passagens da vida de Braúlio, o livro mostra o poder das palavras na vida do autor e inclui relatos de pessoas que também foram impactadas por seus textos. Ilustrações de traço simples do artista baiano Elano Passos complementam a obra - só é uma pena a capa não ter sido feita por ele também.
Alguns poemas, já conhecidos do grande público, são capazes de nos emocionar como se os estivéssemos escutando - ou lendo - pela primeira vez. Recomece que, por exemplo, é seu texto mais popular, é bonito, motivador e nos dá a força necessária para virar a página.
Livre como sua poesia, Bráulio Bessa nos convida a ler a vida em um ritmo cantado, seja nos momentos tristes, seja nos momentos felizes. Afinal, a verdadeira transformação está em enxergar poesia em tudo e ter coragem de declamá-la em voz alta.
"E se for tarde demais
E se o tempo passar
E se o relógio da vida
do nada se adiantar
E se eu avistar o fim
chegando perto de mim,
impiedoso e veloz,
sem poder retroceder,
me fazendo perceber
que o SE foi meu algoz." (p. 27)
Sinopse: Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes. O livro inclui o poema Recomece e ilustrações do artista baiano Elano Passos.
“Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.’” - Bráulio Bessa
Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
"E se você receber
esse singelo cordel
que eu escrevi à mão
num pedaço de papel,
que tem um tom de humor
mas no fundo é um clamor
lhe pedindo pra viver.
Viva a vida e o real,
pois a curtida final
ninguém consegue prever." (p. 64)