junho 16, 2014

[Livros] O Beijo das Sombras - Richelle Mead (Academia de Vampiros #1)

Título Original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 320
Gênero: Romance, Ficção, Sobrenatural
País: EUA
ISBN: 9788520922552
Classificação★★★★★
_______________

Me rendi à famosa série Academia de Vampiros. Por incentivo da Van Tourinho, minha amiga e blogueira, que gosta muito da série e recomendou. Já nesse primeiro volume, percebi que a Vanessa tinha razão: é um livro excelente e fiquei viciada em V.A.. E como comprei a coleção numa super, mega e divina oferta no Submarino, vou embarcar na leitura do restante da série, um por semana, para conseguir dar conta das minhas outras leituras.

A princípio eu tinha medo de que fosse aquele típico 'mais do mesmo' e que os livros não fossem mais do que contos de fada vampirescos e romantizados. Longe disso! A história trazida por Richelle Mead em 'O Beijo das Sombras' envolve muito mais do que romance, e você encontra um livro cheio de aventura, ação e suspense. O leitor é cativado e se torna dependente das páginas do livro, você - literalmente - não larga ele até o final, assim como um vampiro é dependente de sangue, eu fiquei dependente de páginas. (Tá, agora sem exageros, é muito bom mesmo!)

Conhecemos neste primeiro volume da saga, a princesa Lissa e sua guardiã Rose. Rose literalmente daria sua vida por sua protegida e mesmo ainda não sendo uma 'guardiã oficial', ela sabe que ninguém vai tirar seu lugar. É seu destino cuidar de Lissa e mantê-la a salvo. As duas possuem uma ligação forte, talvez até mais forte do que elas imaginam.

Lissa é uma Moroi, ou seja, um tipo específico de vampiros que não mata para se alimentar. Rose é uma dampira, uma espécie de meio-humana-meio-vampira. Existem também seres malignos chamados Strigoi, estes caçam os Moroi e matam sem piedade: humanos, dampiros, Moroi, tudo. O universo fantástico e, ao mesmo tempo real, de Academia de Vampiros é extremamente bem descrito pela autora, que soube desenvolver situações cotidianas de qualquer adolescente de uma forma sobrenatural, interessante e envolvente.

Em meio à vida difícil dos adolescentes, dilemas, paixões, segredos, magia e habilidades sobrenaturais, as duas confiam apenas uma na outra. Cada Moroi possui domínio sobre um elemento da natureza, o mais estranho é que a princesa ainda não descobriu qual é o seu. Lissa se sente diferente dos outros, afinal ela possui habilidades que ainda não controla muito bem, e por algum motivo seus estranhos poderes lhe atraem problemas.

Após um misterioso acidente, as duas amigas começaram a fugir. Elas se sentem perseguidas por onde quer que andem. Na tentativa de manter Lissa segura, Rose a ajuda a fugir da Escola São Vladimir, uma academia especial de treinamento para vampiros e dampiros. Por algum motivo na escola elas não parecem estar seguras. Mas quando elas são capturadas e mandadas de volta para lá, terão que enfrentar o que quer que as esteja perseguindo e solucionar todo esse mistério.

Richelle envolve na trama muitos personagens, alguns bem superficialmente, mas seus papéis, provavelmente devem ser melhor explicados nos próximos volumes. Por ser uma saga composta de seis livros e se tratar de uma escola de magia e bruxaria (vampiresca), comparações com a saga Harry Potter são inevitáveis. Uma temática bem jovem e linguagem informal são características da narrativa e com certeza, são parte do sucesso da série. Mas se engana quem acha que esse livro foi escrito apenas para as menininhas de treze anos que gritam quando o lobo de Crepúsculo tira a camisa. Esse livro atende às expectativas de qualquer público. Mesmo os mais exigentes tipos de leitores podem perceber que há criatividade e potencial nas palavras de Mead.

O que gostei bastante foi que a autora não deixou pontas soltas nesse primeiro livro, e portanto, o leitor não é obrigado a ler suas continuações. Uma trama bem amarrada e com final surpreendente conquista os leitores e deixa o desejo de ler os próximos livros urgentemente. Espero ainda mais ação e romance nos próximos livros. Richelle Mead conseguiu mais uma fã. Vampiros, meio-humanos, animais sobrenaturais, magia e muito mistério fazem desse um livro incrível.

"- Eu a protegi. Ela ainda está viva, não está?
Ele veio andando em minha direção e se inclinou para perto do meu rosto.
- Porque você teve sorte.
- Os Strigoi não estão escondidos em todas as esquinas lá fora - eu atirei de volta. - Não é como nos ensinam aqui. É mais seguro do que vocês fazem parecer.
= Seguro? Seguro? Nós estamos em meio a uma guerra contra os Strigoi!" (p. 35)

Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

"Eu não queria confessar isso para ninguém - nem para Lissa nem para mim mesma -, mas havia alguns dias em que eu passava o tempo todo à espera daqueles sorrisos. Eles iluminavam o rosto dele. Lindo já nem era mais a palavra para defini-lo." (p. 135)


11 comentários:

  1. Oie :D
    Ahhh fiquei ainda mais apaixonada pelo livro depois da sua resenha ♥♥♥
    É umas das minhas séries preferidas!!! Adoro VA e adorei saber que você gostou também!!!
    Amei a resenha, Mari *-*
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto vampiros, então nem tento porque sei que não vai ser uma leitura prazerosa. Tentei Laços de Sangue e não rolou, então melhor ficar nos livros que já sei que vão me agradar.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que você se rendeu ao mundo mágico construído pela Richelle!♥
    Me senti super empolgada com sua resenha, como se eu tivesse conhecendo os livros pela primeira vez. Deu até vontade de reler! :3
    Continue me atualizando sobre os livros seguintes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou APAIXONADA e LOUCA para ler essa série, vivo paquerando com o livros no site! Devo dizer também que já estou apaixonada por Dimitri! Poste as outras resenhas quando terminar de ler o restante da série ok? :) '
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa série é amooor! Sério, tive esse mesmo receio no começo, fiquei meio assim, por que né, Vampiros tá bem manjado, mas a Richelle consegue surpreender, a mulher é um genio. Se você já está animada no primeiro livro espere só até chegar o fim! Você vai enlouquecer, sério! TUDO DE BOM <333

    www.livrologias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vampire Academy é vida, Rose é vida, ensinamentos dela de como ser forte e as piadas vou levar pra vida.
    Espera mais pro meio da série, você terá seu coração pisado eternamente pela autora

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee... Mari... fiquei tão triste por não passarem o filme aqui no Brasil, perdi a promoção desses livros no Submarino, meu amigo leu e amou, só que ele disse pra não esperar muito do final.
    Amei a sua resenha e desculpa o sumiço...

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, tudo bem?
    Eu quase comprei essa série numa dessas promoções do submarino acho que estava por R$ 39,00 ou era por R$ 49,00 toda a série e fiquei bem tentada, mas acabei desistindo da compra sei lá porque.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da série e espero que os outros livros não te desapontem. Já ouvi bons comentários e outros nem tanto sobre essa série, mas a maioria são bem positivos assim como os seus.
    Acho muito legal, quando um livro de uma série não termina cheio de pontas soltas para serem resolvidas nos outros livros, pois assim você só continua lendo se realmente gostar como foi o seu caso.

    Beijão linda :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Minha amiga blogueira!!!
    Que bacana esse seu mergulho nos livros de vampiros... Confesso que nunca li nada voltado a esse mundo rsrsrs Mas uma coisa posso te afirmar, já assisti alguns seriados que abordam esse tema (de modo superficial)... Amo filmes de vampiros... Mas ainda não me peguei comprando ou me interessando por ,livros desse gênero... Quem sabe não mude de ideia e me interesse?!?!

    beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah Mari, me arrependi até hoje por não ter comprado o box nessa promoção! Eu AMO de paixão histórias de vampiros, de Drácula a Crepúsculo, gosto da criatividade dos autores na hora de determinar as atribuições dos vampiros. Gostei do que você descreveu sobre VA, ainda não li uma história com meio-humano.Enfim, PRECISO DESSA SÉRIE! hahaha
    Ótima resenha, como sempre :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, porém, não do livro...
    Acho que Diários de um vampiro deve ser melhor hahaha
    Beijo
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...