Título Original: Ferryman
Autor: Claire Mcfall
Editora: Globo Alt
Páginas: 352
Gênero: Ficção, Fantasia, Romance
País: EUA
ISBN: 9788525066107
Classificação: ★★★★★
_______________
O livro de Claire McFall é uma releitura moderna do mito de Caronte, o barqueiro de Hades. Com sensibilidade e partindo de uma inspiração brilhante, a autora mistura amor e morte como se fossem equivalentes e narra a história romântica e trágica de uma alma que se apaixona por seu barqueiro.
Dentre tantos elementos fantásticos e sobrenaturais que permeiam essa trama, sua ambientação foi o que mais me impressionou. O cenário, descrito com perfeição como sendo a terra da desolação ou o que nos esperaria depois da morte, nos transporta para essa realidade assustadora, um terreno infértil onde nada deveria florescer, muito menos o mais belo e puro dos sentimentos.
Dylan é uma jovem garota que foi criada apenas pela mãe. Sua vida, aparentemente incompleta, no entanto, faz com que ela comece a questionar sobre seu pai. Ela decide, então, fazer uma viagem para encontrá-lo e conhecer o homem que nunca pode criá-la. No caminho, o trem em que ela estava sofre um acidente e ela acorda sozinha num lugar estranho.
Ao deixar a cena do acidente, ela encontra um rapaz - aparentemente da sua idade - que diz se chamar Tristan. Ele começa a guiá-la para longe daquele lugar e conforme o tempo vai passando, ela percebe que se afasta cada vez mais da vida que conhecia. Ele é um barqueiro da morte e tem a missão de levá-la em segurança para o lugar onde ela passará a eternidade. A jornada cheia de perigos e provações aproxima os dois e depois de descobrir que está morta, Dylan encontra no barqueiro seu conforto para atravessar o inferno.
Uma bela história de coragem e amor, O Barqueiro me comoveu com a beleza de um amor tão impossível quanto único e traz importantes questionamentos sobre vida e morte. Seu desfecho aberto deixa espaço para uma continuação, afinal, finais são subjetivos e também representam novos começos. A mensagem mais importante que o livro deixa é que o paraíso, talvez, não precise ser um lugar específico, mas possa ser uma pessoa que lhe traz paz.
Sinopse: Cansada dos problemas na escola e em casa, Dylan sai da cidade decidida a conhecer seu pai. Mesmo com todas as advertências da mãe, ela compra a passagem de trem que a levará rumo às Terras Altas da Escócia. Mas um acidente terrível a tira de seu caminho. De repente, ela se vê em um lugar completamente desconhecido, e descobre que foi a única a sobreviver.
Exceto pelo fato de que ela não sobreviveu.
Perdida, Dylan encontra Tristan, um misterioso ser cuja função é guiar sua alma pelo mundo dos mortos. Juntos, eles enfrentarão os perigos de uma terra que fará de tudo para que não completem sua missão, e descobrirão que o amor pode superar até mesmo as barreiras da morte.
Releitura do mito de Caronte, barqueiro de Hades, O barqueiro guiará os leitores por uma terra onde a morte é o menor dos perigos.
Nesta narrativa única, vendida para mais de 15 países e comprada pelo estúdio cinematográfico Legendary, Claire McFall mescla suspense e romance, criando um mundo rico em fantasia e personagens singulares.