Autor: Heike Faller; Valerio Vidali
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Gênero: Ilustração, Poesia
País: EUA
ISBN: 9788551005439
Classificação: ★★★★☆
_______________
Uma belíssima coletânea de frases e ilustrações, Cem ilustra o passar do tempo e os pensamentos que nos acompanham conforme amadurecemos. Do nascer ao fim da vida, evoluímos e, conosco, nossas certezas - ou dúvidas. Este livro vai te fazer sorrir ao perceber que o que você está passando nesse momento é algo pelo qual muitas pessoas já passaram e tantas outras vão passar.
Cada ilustração única nos remete a uma fase da nossa vida - ano a ano - e nos faz compreender o processo que enfrentamos em busca de nos conhecermos. Desde os questionamentos básicos que permeiam nossa formação até os questionamentos existenciais, estamos sempre procurando por algo.
Sem deixar nenhuma das nossas fases de fora, os autores colocaram em cada página um retrato da nossa história - passado ou o que está por vir. Ao abrir o livro na minha idade atual, me deparei com uma pessoa de vinte e sete anos que sente-se perdida e busca conselhos de sua mãe. Não poderia ser outra imagem para me descrever neste momento.
Sinopse: Uma jornada colorida e poética pelos prazeres e desafios da vida, ano a ano, em todas as idades. Cem é sobre tudo o que a vida nos traz: a primeira cambalhota, o primeiro amor, a primeira vez que tomamos um café, a descoberta eterna de que o mundo é sempre mais imenso do que imaginamos. Suas frases curtas e ilustrações coloridas percorrem ano a ano as transformações que nos tornam quem somos, mostrando que mesmo que muitos aniversários já tenham passado, é possível ainda não ser adulto, e que, amadurecendo, percebemos que o tempo é não apenas precioso, mas também condescendente: até o fim, ele nos dá espaço para viver.
Sensível combinação de arte, reflexão e poesia, Cem deve ser saboreado página por página, seja aos poucos ou de uma vez só – é daqueles livros que ficam para sempre conosco e que, a cada compasso do tempo, ganham uma dimensão completamente nova.