Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788551005453
Classificação: ★★★★☆
_______________
Um romance sobre o poder libertador da leitura, Um Caminho Para A Liberdade é o tipo de livro que nos mostra o quão privilegiados nós - principalmente nós mulheres - somos por estarmos vivendo neste momento histórico. Houve tempos em que os livros eram um luxo destinado a poucos, tanto por conta do acesso difícil a eles quanto por seu poder transformador.
Na narrativa de Jojo Moyes que se passa nos anos 30, conhecemos a protagonista Alice, uma jovem inglesa que acaba de se casar com um americano. Sua vida muda radicalmente ao se ver num país diferente, refém dos costumes de seu esposo e de seu sogro que controlam cada pas. Rapidamente, Alice percebe que numa terra em que as mulheres não têm voz, somente os livros podem propagar ideias.
Conhecida apenas com a mulher de Benett - o que mostra que o valor de uma mulher era definido pelo homem que a desposava -, Alice já não era muito respeitada por ser uma forasteira na pequena cidade conservadora para onde se mudara com o marido. A impressão que a cidade forma dela piora quando ela decide entrar para o grupo de bibliotecárias a cavalo da comunidade.
O projeto de biblioteca a cavalo, de fato, existiu no interior dos Estados Unidos nessa época e a difícil missão era encarada por mulheres que enfrentavam as piores condições climáticas com recursos escassos. Os livros eram levados semanalmente às famílias que moravam afastadas da cidade e ajudaram cerca de 100 mil pessoas. Dentre seus objetivos, o principal deles era alfabetizar os cidadãos e capacitar pessoas para trabalhar fora.
Na ficção - bem como na realidade - moradores mais conservadores viram no projeto uma arma em potencial que poderia educar as pessoas a ponto de prejudicar os negócios de grandes mineradoras e difundir ideias progressistas. Além disso, as mulheres poderiam apresentar insubordinação a seus maridos e tal conceito era abominado por comunidades cristãs. O único livro que deveria ser lido por elas era a Bíblia - e quem sabe um livro de receitas ou costura.
Alice descobre que seu casamento é uma prisão e, então, o trabalho e os livros a libertam. Ao conhecer a vida de outras pessoas e fazer novas amigas, a jovem inglesa descobre o mundo novo que lhe foi prometido e encontra nas páginas dos livros que entrega as páginas que escreveriam sua própria história.
Sinopse: Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um Caminho Para a Liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.