setembro 17, 2013

[Livros] O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Título Original: The Ocean at The End Of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Gênero: Ficção
País: Reino Unido
ISBN9788580573688
Classificação★★★★★
_______________

O Oceano no Fim do Caminho me surpreendeu muito, não só por uma narrativa incrível e fantástica, mas também por que eu não sabia o que esperar desse livro. Acabei lendo o que alguns chamaram de ficção, outros de fábula, confesso que não cheguei à uma classificação que se encaixe ao que Gaiman escreveu. O Oceano é uma leitura bem peculiar, diferente de tudo o que eu já tenha visto antes.

O livro é bem fininho e a leitura flui rapidamente, com muitos elementos fictícios, consegue assim explorar ao máximo nossa imaginação. É impossível ler um capítulo sem criar todo o cenário em nossa mente, é tão mágico, que nós torcemos para termos nossa memória recortada (se você leu, vai entender).

Mal posso esperar pela adaptação cinematográfica desse filme, ainda não tem nada programado, pelo que eu sei, mas seria um desperdício não ilustrar essa magnífica e detalhada história, repleta de magia e encanto. Acompanhamos a história na visão do protagonista sem nome, um menino que vivia uma vida pacata, até que um dia um estranho aparece em sua casa e as coisas começam a desandar. Ele conhece Lettie, uma menina pouco comum e com ela começa uma amizade para a vida toda.

Em meio às dificuldades da infância, nosso protagonista sem nome, enfrenta também a presença de um monstro terrível que se infiltrou em sua família e está causando problemas às pessoas da cidade dando à elas tudo o que mais desejam.

Eu arregalei os olhos em diversos momentos da leitura, me surpreendi junto com o garoto, me assustei e me encantei com o final, é o tipo de final que eu adoro, não vou detalhes para não soltar spoiler, mas quem me conhece sabe que eu adoro tempo/causa/consequência *-* E para me apaixonar ainda mais por Oceano, o protagonista vive imerso em seu mundo particular, com poucos amigos, aaaah é tão eu @@ e muitos livros para ler!

Enfim, vale muito a pena ler esse livro! Eu adorei e talvez por isso essa seja uma das minhas resenhas mais fracas, porque quando amamos um livro é difícil falar sobre ele.
Obrigada Mi Candeloro, do blog Cantinho da Mi, onde ganhei o kit LINDO do livro!

"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

"- Nada nunca é igual - respondeu ela. - Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam, tanto quanto os oceanos."

11 comentários:

  1. Neil Gaiman e o problema de classificar os livros dele. Gostei da resenha, mas no cinema o garoto ia precisar de um nome. A Lettie é uma das minhas personagens favoritas dos livros que li esse ano.
    Assim como você e o garoto sem nome o livro também me gerou a empatia de viver em um mundo particular.
    Parabéns.

    Ps. Fiz resenha do mesmo livro no meu blog, coloquei algumas referências dos quadrinhos do Gaiman, se quiser, dá uma passadinha lá. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oiee minha amiga :)
    Olha eu fico com falta de ar só de olhar para a capa, sério, acho que é por não sabe nadar, todas capas que são assim me traz essa sensação. rsrrs
    Que resenha maravilinda, escreveu muito bem, parabéns.
    Já li um livro dessa escritora e sua escrita me cativou muito, creio que irei gostar desse também ^^ quero ler com certeza! ( só não irei olhar para a capa, kkkk)

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  3. Na lista de desejados... Como faço para ler todos os livros que eu quero? Preciso descobrir, rsrsrs...


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me deu vontade de ler sim!
    Só de ler a resenha já comecei a imaginar tudo, pensa lendo o livro! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Ai meu deus esse é um dos melhores livros do ano! Eu o li em julho (acho) e foi uma das coisas mais lindas que li na vida, eu amei de paixão.
    Neil Gaiman sempre é fantástico, mas acho que esse é um dos livros mais lindos e delicados dele.
    Seguindo o blog!
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  6. Tô no meio do livro, e ele é realmente surpreendente. Sua resenha ficou ótima.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana,
    tudo bem?
    Agora fiquei com vontade de ler e depois da Melissa comentar que foi um dos melhores que ela leu no ano, fiquei com mais vontade ainda. Já tinha visto o nome desse autor, mas nunca li nada sobre ele.
    Concordo com você, é muito difícil escrever sobre histórias que gostamos muito.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu AMEI esse livro, a escrtita dele e a forma como a leitura fui é incrível!
    Umas das melhores leituras deste ano!

    beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse livro já tá na minha estante. Ele é o máximo!
    Também me identifiquei com o fato de ter muitos livros pra ler e ficar meio alone hehehehe Faz parte.
    Livros são mesmo mais confiáveis. rs

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Mariana!
    Maravilhosos os quotes que vc selecionou :)
    Neil Gaiman é um dos autores mais completos e queridos com uma escrita absolutamente envolvente, fantástica, mágica.
    Foi dele a 1ª Graphic Novel que li e assisti Stardust sem saber que era uma adaptação cinematográfica de um livro dele <3
    O Oceano no fim do caminho está na minha whislist e espero ler loguinho :))
    Adorei sua resenha e como colocou que a narrativa é encantadora e surpreendente.
    Interessante sua busca pela classificação do livro ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariana! Adorei sua resenha! Já estou querendo ler esse livro há muito tempo... Mas foi seu texto que me fez paquerar com o personagem principal. rs. A louca romântica, já viu né. Assim que eu ler, venho para te dizer se minha expectativa foi correspondida! Beijos!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...