Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Gênero: Ficção
País: Reino Unido
ISBN: 9788580573688
Classificação: ★★★★★
_______________
O Oceano no Fim do Caminho me surpreendeu muito, não só por uma narrativa incrível e fantástica, mas também por que eu não sabia o que esperar desse livro. Acabei lendo o que alguns chamaram de ficção, outros de fábula, confesso que não cheguei à uma classificação que se encaixe ao que Gaiman escreveu. O Oceano é uma leitura bem peculiar, diferente de tudo o que eu já tenha visto antes.
O livro é bem fininho e a leitura flui rapidamente, com muitos elementos fictícios, consegue assim explorar ao máximo nossa imaginação. É impossível ler um capítulo sem criar todo o cenário em nossa mente, é tão mágico, que nós torcemos para termos nossa memória recortada (se você leu, vai entender).
Mal posso esperar pela adaptação cinematográfica desse filme, ainda não tem nada programado, pelo que eu sei, mas seria um desperdício não ilustrar essa magnífica e detalhada história, repleta de magia e encanto. Acompanhamos a história na visão do protagonista sem nome, um menino que vivia uma vida pacata, até que um dia um estranho aparece em sua casa e as coisas começam a desandar. Ele conhece Lettie, uma menina pouco comum e com ela começa uma amizade para a vida toda.
Em meio às dificuldades da infância, nosso protagonista sem nome, enfrenta também a presença de um monstro terrível que se infiltrou em sua família e está causando problemas às pessoas da cidade dando à elas tudo o que mais desejam.
Eu arregalei os olhos em diversos momentos da leitura, me surpreendi junto com o garoto, me assustei e me encantei com o final, é o tipo de final que eu adoro, não vou detalhes para não soltar spoiler, mas quem me conhece sabe que eu adoro tempo/causa/consequência *-* E para me apaixonar ainda mais por Oceano, o protagonista vive imerso em seu mundo particular, com poucos amigos,
Enfim, vale muito a pena ler esse livro! Eu adorei e talvez por isso essa seja uma das minhas resenhas mais fracas, porque quando amamos um livro é difícil falar sobre ele.
Obrigada Mi Candeloro, do blog Cantinho da Mi, onde ganhei o kit LINDO do livro!
"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
"- Nada nunca é igual - respondeu ela. - Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam, tanto quanto os oceanos."