setembro 22, 2013

[Livros] Uma Prova de Amor - Emily Giffin

Título Original: Baby Proof
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Gênero: Ficção, Romance
País: EUA
ISBN9788581630212
Classificação★★★★★
_______________

Uma Prova de Amor foi mais um excelente chick lit lido esse ano. Emily Giffin consegue nos trazer um livro especial, que não se apega ao clichê comédia romântica, afinal percebemos em seus livros publicados pouco de comédia e um aprofundamento maior no quesito drama familiar. A autora mais uma vez consegue nos fazer refletir, com uma história tão real quanto pode ser, cheia de obstáculos pelos quais qualquer um de nós pode passar.

Emily é mestre em falar de relacionamentos, não só de amor, mas de tudo o que envolve um relacionamento amoroso. E dessa vez conheceremos uma mulher que decide não ter filhos, talvez por achar que não será uma boa mãe, talvez por não ter tido boas experiências com sua própria mãe. O motivo nem a nossa protagonista consegue explicar, então tudo o que temos é a certeza de que filhos não estão em seus planos.

Claudia Parr vive inúmeros relacionamentos fracassados, porque apesar de filhos não serem o interesse principal de um homem, é uma experiência de que poucos decidem abrir mão, por conta disso ela não consegue manter nenhum namorado sequer. É aí que Claudia conhece Ben, um rapaz diferente, que como ela, decide que não quer filhos. É o casal perfeito, eles curtem a vida de casados, viajam, vivem a vida ao máximo, até que um dia Ben percebe que falta alguma coisa na relação deles, essa coisa é um filho, que Claudia nunca vai lhe dar.

Acompanhamos a deterioração do casal, que agora já não concorda mais em nada, que vive brigando e não se entende mais. É triste e ao mesmo tempo tão comum, casamentos que acabam por pequenas coisas, grandes coisas, e no fundo terminam só porque um não cedeu à uma vontade do outro.

Apaixonante, devorei o livro e não conseguia parar de ler, Claudia e Ben pareciam feitos para ficar juntos, mas e se eles tiverem se enganado? Li o livro torcendo pelo romance dos dois e entendendo tanto o lado de um quanto o lado do outro. Nesse caso, é mesmo difícil escolher um lado. Espero que vocês gostem do livro tanto quanto eu, que fiquei encantada mais uma vez com a escrita de Giffin, tão simples e ao mesmo tempo tão profunda.

"A razão é esta: amo Ben mais do que ele me ama. Sei que ele me ama muito. Sei que ele me ama mais do que amou Nicole ou qualquer outra. Mas ainda acho que o amo mais. É uma daquelas coisas das quais você nunca tem certeza, pois não existem dados de relacionamentos em um computador que lhe deem uma resposta. Não é possível quantificar o amor e, se você tentar, vai acabar focando em fatores enganosos. Coisas que têm mais a ver com personalidade, o fato de algumas pessoas serem ou mais expressivas, ou mais emotivas, ou mais carentes em um relacionamento. Porém atrás de tais cortinas de fumaça, a resposta está ali. O amor é raramente, e quase nunca, uma equação equilibrada. Alguém sempre ama mais."

Sinopse: Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois... os filhos. Não é assim?
Não para Claudia Parr. A bem-sucedida editora de Nova York não pretende ser mãe, e até desistiu de encontrar alguém que aceite esta sua escolha, mas, então, ela conhece Ben.
O amor dos dois parece ideal. Ben é o marido perfeito: amoroso, companheiro e — assim como Claudia — também não quer crianças. No entanto, o inesperado acontece: um dos dois muda de ideia a respeito dos filhos. E, agora, o que será do casamento dos sonhos?
Uma Prova de Vmor é um livro divertido e honesto sobre o que acontece ao casal perfeito quando, de repente, os compromissos assumidos já não servem mais. Contudo, é também uma história sobre como as coisas mudam, sobre o que é mais importante, sobre decisões e, especialmente, sobre até onde se pode ir por amor.

"- Não seria bom se pudéssemos escolher as pessoas que amamos?
- Sim - respondo. - Ou pelo menos, fazer com que as pessoas que amamos queiram as mesmas coisas que a gente.
- Sim - ele diz. - Isso também seria bom."

7 comentários:

  1. eu tô com o meu aqui, mas acho que nem vu ler agora... tava até animada pra ler, mas depois passei outros na frente... xD

    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. to com meu livro, e como estou fugindo de livros grandes no momento ainda não li xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito esse livro, se tivesse um agora já estaria lendo! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o livro. A história parece ser muito atrativa. Dica recebida e anotada.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana!
    Não sabia que era um chick-lit, de qualquer maneira parece fugir do lugar comum, mais pautado no relacionamento, com pegada dramática.
    A premissa me interessou bastante e sua resenha quando diz que é uma leitura apaixonante e que não parou de ler até chegar ao final, fez com que ficasse com mais vontade ainda de ler.
    Já está na listinha dos desejados.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha. O livro parece tratar da vida real, com os conflitos e dramas.
    Vou ler!
    bjs,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...