agosto 09, 2016

[Sobre] A Bienal do Livro de São Paulo - 2016


Olá queridos, tenho recebido alguns (muitos) pedidos de leitores que queriam dicas sobre a Bienal do Livro. E pra quem vai pela primeira vez nesse mega evento, algumas dicas são realmente valiosas. Eu trabalhei em um estande na Bienal do Livro de São Paulo em 2012, portanto, posso te contar uns segredinhos.


Estive na Bienal do Rio de Janeiro de 2013 e também na de São Paulo em 2014 - ou seja, praticamente acampo lá no evento. Tenho alguma experiência e vou dividir o que eu sei com vocês, seus lindos. Decidi responder algumas perguntas que eu recebo e que podem ser as dúvidas dos outros. Se faltar alguma coisa, é só me avisar nos comentários que eu respondo e atualizo o post.

Estarei na Bienal quase todos os dias agora que o blog foi credenciado, quem me achar por lá, pode cobrar os marcadores lindos que eu fiz do Sobre Amor e Livros, conversar comigo sobre livros, séries e tudo mais e claro, me dar muitos abraços quentinhos. <3

  • Eu não gosto de ler. Tem alguma coisa lá para mim?
Dificilmente. Todos os eventos e estandes são focados no mundo da literatura. Se você não gosta de livros mas se amarra em gibis e revistas, pode ficar tranquilo que lá tem editoras especializadas em HQ's e publicações. Agora se você não gosta de jeito nenhum de ler, lá é cilada Bino!

  • Eu nunca fui numa Bienal do Livro. Como é?
É o paraíso. Claro, para os amantes da leitura. É como uma feira de livros, só que maior. São dezenas de editoras presentes, então é muita coisa para ver. O pavilhão é enorme e dividido em ruas para que você possa localizar as editoras que mais quer visitar. Lá, você vai encontrar eventos, sessões de autógrafos, os lançamentos, marcadores de graça e muito mais. As editoras preparam também lugares e adereços para que você tire fotos perfeitas e temáticas - como por exemplo com os vestidos da America.

  • Eu consigo ver tudo num dia só?
Sim. Você vai ficar exausto, mas consegue sim. Não dará toda aquela mínima atenção aos livros de cada editora. Então a dica é, primeiro vá às editoras que você mais gosta. Deixe para explorar depois, senão pode não dar tempo de fazer tudo o que você quer, pequena Dora Aventureira.

  • Por que Bienal do Livro?
Porque é um evento que ocorre em cada estado de dois em dois anos. Então se você perder esse ano, a próxima chance é só em 2018. Reúne as mais importantes editoras do país numa exposição para divulgar seus livros, mostrar as novidades e discutir sobre a leitura.

  • Eu preciso comprar ingressos para a Bienal?
Sim, os ingressos podem ser encontrados na bilheteria do Anhembi ou pela internet - no site da Bienal. Os valores são os seguintes:

2ª feira a 5ª feira: R$ 20,00 
6ª feira a Domingo: R$ 25,00 
Meia-entrada: Estudante e matriculados Sesc.
Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso.

Cada ingresso vale apenas para um dia de evento, então, se você quiser ir de novo, deverá comprar mais ingressos. Se você é jornalista, blogueiro ou professor, vale a pena tentar o credenciamento no site.

  • Vou sozinho(a). Eu posso me perder por lá? É perigoso?
Lá é muito grande e tem muitos estandes parecidos, então sim, você pode se perder. Existem alguns pontos de encontro e todo o pessoal das editoras pode te informar, mas encontrar alguém lá aos fins de semana é bem difícil. Combine com os amigos em algum estande menor, facilita muito a localização. Preste atenção aos seus pertences, como em todo lugar existe gente mal intencionada. Mas existem também seguranças à paisana. Tem uma boa quantidade deles e são pessoas treinadas para qualquer eventualidade.

  • Devo chegar lá que horas?
Tudo depende do que você quer fazer por lá. Se quiser ver tudo, chegue cedinho. Se quiser dar uma passada, ver as últimas novidades e encontrar alguns amigos, você pode chegar mais tarde. Não tem horário certo (exceto depois das 21h - pois, se não me engano os portões são fechados para a entrada). Eu gosto de ir cedo, para aproveitar tudo.

  • Tem estacionamento no local? Quanto custa?
Sim, tem estacionamento. Mas o preço é bem salgadinho. R$ 40 é o valor único. E ao redor você não vai encontrar nada muito diferente. Compensa pesquisar os itinerários de transporte gratuito que a Bienal disponibiliza. Sai do Terminal Tietê uma frota gratuita de ida e volta para a Bienal (eu utilizei esse meio de transporte todos os dias). Existem também outras formas de chegar lá usando transporte público, você pode encontrar aqui.

  • Há algum site onde eu encontre a programação completa da Bienal?
Sim, no site oficial da Bienal, você encontra todas as sessões de autógrafo, eventos e palestras agendadas. As senhas para as sessões de autógrafo, inclusive, têm sido distribuídas por lá.

  • Qual é o melhor dia para visitar a Bienal?
Os melhores dias para quem quer explorar são os dias de semana. Se você quer visitar todos os estandes, o primeiro dia é bem tranquilo, tem bastante professores e profissionais do livro. Aos fins de semana o pavilhão lota, então, são os dias para quem quer pegar autógrafos dos seus autores favoritos e se divertir, conhecer gente nova, ir aos encontros de blogueiros, etc.

  • Lá eu vou encontrar livros em promoção?
Sim e não. Tudo depende das ações de marketing das editoras. Algumas distribuidoras sempre marcam presença no evento e para eles, o importante é vender. Então no estande da Top Livros você vai encontrar as famosas pilhas de livros por R$5, R$10 e R$15. Procurando você vai encontrar coisas bem interessantes. Para os pais e professores, o estande da Ciranda Cultural é super indicado, lá eles encontram muitas ofertas em livros infantis. Eu mesma sempre completo por lá minhas coleções de contos de fada. No último dia de Bienal é o dia da queima de estoque. Aí você vai encontrar livros das editoras mais populares a preço de banana. Final do dia, último dia. Vale a pena esperar ;) Espero que vocês consigam, porque eu quase nunca tenho dinheiro até lá. kkkk

O que levar na mochila?
  1. Os livros que você quer autografar (especialmente os nacionais).
  2. Caneta (nunca se sabe quando você vai esbarrar com alguém famoso por lá).
  3. Celular (para se comunicar com os amigos e postar fotos no Instagram).
  4. Lanche (leve algum lanche, uma bolachinha, um pacote de amendoim, água, suco de caixinha, porque lá é tudo MUITO caro).
  5. Dinheiro (você vai sentir fome e nas laterais do pavilhão tem muitos restaurantes, se você estiver com pouca grana, recomendo o hotdog self-service).
  6. Blusa de Frio/Calor (à noite o ar-condicionado pode ser cruel).
  7. Espelho (afinal, os canais de televisão fazem reportagens por lá o dia todo, todos os dias).
  8. Máquina Fotográfica (caso você prefira a câmera ao celular, recomendo levar, há muito pra fotografar).
  9. Mapa da localização dos estandes. Clique aqui para visualizar.
Vista sapatos confortáveis. Prepare-se para ficar de pé a maior parte do tempo. Tenha paciência com as filas. Coma antes de sair de casa. Leve um lanche. Leve água. Leve o mapa dos estandes. Imprima um folheto com as datas e horários dos eventos que quer assistir. Sorria, não tenha vergonha de puxar conversa e faça amigos! 

Vocês vão adorar. Quem já foi sabe que é o paraíso para nós leitores. Quem ainda não foi e não quiser ficar lá avulso, sozinho ou deslocado, não se preocupe, há muita gente que se sente exatamente assim lá. Algumas puxadas de assunto e você vira a melhor amiga daquela garota fã de Jogos Vorazes e logo estão comentando sobre o cabelo da Katniss ou o sorriso do Peeta. Procure fãs de John Green, eles sempre vão querer fazer amizade com outro fã.

Gritos histéricos podem indicar sessões de autógrafo ou livros grátis. Na dúvida corra. Delas ou na direção delas, kkkk! Algumas editoras fazem promoções relâmpago no facebook para quem aparecer primeiro no estande falando a palavra secreta. Fique ligado nas redes sociais deles para não perder nada.

Acho que é isso, pessoal! Se eu lembrar de mais alguma coisa, aviso. É blogueiro(a) e vai sozinho? É leitor(a) e vai sozinho? Me avise, quem sabe a gente marca de se encontrar por lá. Vamos numa turminha já, mas sempre cabem mais fanáticos por livros <3 Espero que eu tenha ajudado. Nos vemos por lá! *---*'

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...