outubro 01, 2018

[Livros] Eu Perdi O Rumo - Gayle Forman

Título Original: I Have Lost My Way
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Gênero: Ficção, YA
País: EUA
ISBN: 9788580418835
Classificação★★★★★
_______________

Um dos melhores livros da autora, Eu Perdi O Rumo é o tipo de história que traz representatividade, conflitos atuais e, principalmente, grandes lições de vida. A delicadeza e sutileza de Gayle Forman para abordar temas complexos continua me encantando e me fazendo enxergar o outro de forma única.

Contando a história de três jovens que perderam o rumo de suas vidas, o livro nos apresenta os pontos de vista de Freya, Harun e Nathaniel. Completos desconhecidos, os três têm algo em comum: a busca por sua própria identidade. Quando se encontram, de uma maneira bem peculiar - a famosa serendipidade que Gayle Forman costuma incluir em seus livros -, eles descobrem que apesar de estarem em busca de um caminho, não estão mais sozinhos.

Freya fez muito sucesso cantando na internet e quando recebeu uma proposta para gravar seu primeiro álbum, descobriu que não conseguia mais cantar. Sua identidade - que sempre esteve atrelada à música - desapareceu e a cantora passou a se perguntar quem ela é sem sua voz.

Harun vive numa tradicional família de imigrantes paquistaneses, os valores passados de geração em geração, no entanto, o forçam a fingir ser alguém que ele não é. Gay, o rapaz é obrigado a esconder sua verdadeira identidade e a manter em segredo o amor que sente por um rapaz. Manter a verdade escondida de todo mundo, no entanto, faz com que ele questione o porquê de não poder ser quem realmente é.

Nathaniel é um rapaz misterioso que viveu a vida toda com o pai. A relação entre os dois apesar de tóxica é seu único refúgio. Quando se vê sozinho numa cidade grande, o jovem precisa descobrir quem ele é sem o homem que o criou e essa busca solitária vai desafiá-lo a deixar tudo para trás.

De uma forma brilhante, Gayle Forman cruza os destinos desses três personagens e nos mostra, aos poucos, os fragmentos da vida de cada um. É emocionante conhecer as histórias e os acontecimentos que os conduziram até aquele ponto. Essa é uma das melhores leituras desse ano e veio a ser lançado num momento em que precisamos falar sobre identidade, medo e depressão. Os protagonistas trazem representatividade e nos fazem pensar sobre o que realmente nos define: palavras, rótulos, sentimentos, habilidades? Somos muito mais complexos e, mesmo que não consigamos enxergar ou definir o que podemos ser, nunca estamos sozinhos. Há sempre alguém disposto a nos ajudar a nos encontrar o caminho de volta.

Sinopse: Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder.

Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho. 

Contado a partir de três perspectivas diferentes, o romance inédito de Gayle Forman aborda o poder da amizade e a audácia de ser fiel a si mesmo. Eu Perdi o Rumo marca a volta de Gayle aos livros jovens, que a consagraram internacionalmente, e traz a prosa elegante que seus fãs conhecem e amam.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...