Autor: Paulo Coelho
Editora: Paralela
Páginas: 416
Gênero: Ficção, Suspense, Thriller
País: Brasil
ISBN: 9788584391547
Classificação: ★★★☆☆
_______________
Uma das minhas únicas decepções com Paulo Coelho, O Vencedor Está Só me frustrou por não entregar um propósito como os outros livros do autor. Eu esperava nessa leitura encontrar o que mais admiro na escrita dele: uma mensagem edificante, algo que falasse com a minha alma. No entanto, essa foi apenas uma leitura genérica e arrastada com um final previsível e frustrante.
Escrito com as características de um thriller e no formato de uma fotografia do lado obscuro da fama, esta é uma história repleta de violência e gatilhos de um relacionamento abusivo. A toxicidade dessa narrativa é tanta que a leitura chegou a me perturbar.
O protagonista é um homem completamente obcecado pela ex-mulher que é capaz de tudo para recuperá-la. Seus constantes dilemas morais e religiosos fazem com que ele esteja sempre em busca de uma justificativa para os atos vis que comete em nome do "amor". Seus próprios questionamentos, no entanto, não chegam a nos convencer e sendo esta uma narrativa em primeira pessoa foi muito difícil me conectar com Igor.
Os outros personagens, bem mais interessantes que o protagonista e que tem o azar de cruzar seu caminho são a única coisa que faz com que o livro valha a pena. Coelho faz um retrato do cotidiano interessante de pessoas envolvidas com a fama - anônimos e celebridades e cruza seus caminhos com maestria. Uma pena o livro ser focado no "vencedor" quando os perdedores tinham histórias bem mais interessantes para contar.
Sinopse: Você seria capaz de matar pela pessoa que ama? Até onde iria para conquistar o que deseja? Baseando-se em pesquisas e no triângulo de violência, luxo e celebridade, Paulo Coelho nos leva à Riviera Francesa para uma leitura eletrizante em O vencedor está só.
Igor levou anos para estabelecer seu império no pós-guerra. Quando sua esposa Ewa o abandona, o ex-militar russo começa a trabalhar de forma obsessiva, na esperança de se contentar com as conquistas de seus esforços.
Decidido a reconquistá-la e disposto a fazer de tudo para conseguir, ele a segue até o superexclusivo Festival de Filmes de Cannes onde Ewa estará com o seu novo namorado e celebridade da moda Hamid. Ao longo de um único dia, acompanhamos o reencontro de Igor com Ewa em meio ao luxo, fama, violência e desespero, lutando para manter as aparências e a própria vida.