A emocionante jornada de um adolescente que perdeu tudo e todos que tinha em um acidente de avião, Querido Edward fala sobre viver, não apenas sobreviver depois de uma tragédia. Quando perdemos aquilo que tínhamos de mais importante, o que nos resta? Para onde ir quando todos que amamos nos deixam para trás?
A história trágica do único sobrevivente de um desastre aéreo me fez pensar sobre a inspiração de Ann Napolitano para esse livro: as muitas vidas e histórias interrompidas pelo destino. Intercalando capítulos entre as narrativas dos passageiros do voo e o presente de Edward, somos apresentados a realidade cruel de vidas interrompidas, sonhos perdidos. Cada personagem tinha planos para o futuro, tinha capítulos a serem escritos e, que infelizmente, foram apagados.
Sabemos que a morte está a espreita e nos aguarda em qualquer uma das esquinas da vida, mas o impacto de tantas vidas ceifadas de uma mesma vez em desastres como esse sempre nos comove e nos choca muito mais. Entrar num avião é ter a esperança de viajar para algum lugar, não de nunca mais voltar.
Ao perder os pais e o irmão, Edward se vê sozinho, recebendo a solidariedade de desconhecidos, o reconhecimento por algo que ele preferia que não tivesse acontecido. Sem saber o que fazer com sua própria vida, ele tenta reencontrar um sentido para sua existência. Um motivo para ter continuado vivo quando todos os outros se foram.
O que nos destrói nesse livro é a história que não está em suas páginas. Todos os finais que nunca existiram para os passageiros do voo 2977, para as vítimas de desastres aéreos reais. Pensar que tantas vidas foram interrompidas é doloroso e Edward sente essa dor todos os dias ao lembrar da sua família e ao pensar nos familiares que também foram deixados para trás. Reconstruir-se após ter toda a sua vida estilhaçada é a verdadeira sobrevivência.
Sinopse: Como sobreviver e continuar vivendo? Esta é a história de um menino obrigado a seguir em frente depois de perder tudo. Mas também é a história de personagens inesquecíveis e de como pessoas salvam umas às outras de inúmeras maneiras. Acima de tudo, este livro é um retrato sensível e inspirador de um coração partido aprendendo a amar de novo.