março 10, 2021

[Livros] 1984 - George Orwell

Título Original
: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Buzz
Páginas: 320
Gênero: Ficção, Distopia
País: Inglaterra
ISBN: 9786586077698
Classificação: ★
_______________

Uma obra atemporal, 1984 de George Orwell foi escrito para o futuro, se situa no nosso passado e se encaixa no nosso presente. A distopia expõe os questionamentos do autor sobre os governos futuros, a guerra pelo poder, a falta de liberdade, a manipulação do passado, a lavagem cerebral e, principalmente, a super vigilância como forma de manter o homem refém dos interesses de seus superiores.

Tendo como base uma sociedade distópica, 1984 traz um cenário desolador que, infelizmente, em diversos pontos se assemelha aos rumos que nosso próprio país tem tomado. A manipulação dos fatos, distorção de eventos, ortodoxia e propagação do ódio culminaram na situação política, social e econômica precária em que nos encontramos nesse momento e é impossível ler esse livro sem fazer essa relação.

A trama se passa em Londres, provavelmente no ano que dá origem ao título do livro, se é que pode-se confiar em qualquer informação nos dada pelo romance. O protagonista, Winston Smith é um membro do Partido Externo. Sua posição social, acima dos proletas e abaixo dos membros do Partido Interno, o possibilita ser o que chamaríamos de 'classe média' no nosso modelo de governo e o coloca no meio da pirâmide social. No comando está o Grande Irmão, uma figura idolatrada e temida por todos.

Nessa sociedade é proibido pensar, qualquer pensamento pode levar à desconfiança e ameaçar toda a estrutura do sistema. Sendo assim, o Partido controla cada aspecto da vida de todos os indivíduos enquanto os vigia e espiona constantemente. As telas de transmissão permanecem vinte e quatro horas ligadas, gravando e transmitindo as mensagens do Partido e qualquer atitude ou palavra suspeita pode ser motivo para prisão ou pior. Pessoas desapareciam o tempo todo e nunca mais se podia falar sobre elas, eram apagadas e esquecidas, como se nunca tivessem existido.

O trabalho de Winston é alterar registros. Estratégia do Grande Irmão, a manipulação do passado permite que o Partido esteja sempre no controle da narrativa, mantendo as pessoas informadas apenas sobre o que o favorece. Pessoas, datas, acontecimentos, tudo pode ser alterado ou forjado. 

Winston começa a perceber as falhas do sistema e questionar em silêncio, cometendo assim, o crime mais hediondo: crimepensar. A partir do momento em que passa a enxergar, é impossível não perceber tudo o que está errado e é injusto. Ele se apaixona por Julia, uma rebelde como ele e, juntos, eles burlam as regras ignorando os riscos e suas consequências.

George Orwell nos deixa muitos questionamentos e poucas respostas, o autor prova que não acreditava de fato em nenhum dos modelos de governo existentes e que igualdade social é uma utopia. As questões linguísticas e os questionamentos metafísicos da narrativa são brilhantes e a angústia trazida pelo seu desfecho pessimista nos faz temer o que nos aguarda num futuro não tão distante de 1984.

Sinopse: Após uma guerra devastadora o mundo é dividido em três superpotências: Eurásia, Lestásia e Oceânia. Esta última é comandada pelo Grande Irmão, um ditador cujo governo observa dia e noite todos os habitantes do pais, impedindo-os de cometerem crimes como o amor e o pensamento livre. Vivendo sobre essa ditadura distópica, acompanhamos Winston Smith, um funcionário do Ministério da Verdade que sonha com um mundo livre e solto das amarras do Grande Irmão. Sua vida é completamente transformada ao conhecer Julia, uma mulher também acometida pelos pensamentos revolucionários de Winston.

EditoraBuzz|Skoob

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...