julho 09, 2019

[Livros] Em Algum Lugar Nas Estrelas - Clare Vanderpool

Título Original: Navigating Early
Autor: Clare Vanderpool
Editora: Darkside
Páginas: 288
Gênero: Ficção
País: EUA
ISBN: 9788566636833
Classificação: ★★★
_______________

Uma história emocionante, Em Algum Lugar Nas Estrelas conta a história de um garoto - Jack - que acabou de perder tudo o que tinha: sua mãe, seu lar e a si mesmo. Como qualquer navegante perdido, ele busca nas estrelas um caminho que o leve de volta a quem ele costumava ser.

Novo no colégio, Jack acaba conhecendo um garoto peculiar chamado Early que, mesmo com todas as suas excentricidades, parece ser a única pessoa que se importa com ele. Um completo excluído, ele não é querido pelos outros e vive mergulhado em sua imaginação e seus discos.

Early é obcecado pelo número pi e, segundo ele, os números da sequência contam uma história, a história de um garoto perdido em busca do seu lugar no mundo. Enquanto narra as aventuras de Pi para o amigo, Early decide partir em sua própria jornada para encontrar o lendário Urso Apalache. Jack tenta tirar a ideia da cabeça do amigo, mas se vê envolvido nessa aventura também.

Alternando entre a viagem dos garotos e a narração da história de Pi, o livro nos convida a transitar entre a ficção e a imaginação, nunca sabendo onde termina um e começa o outro. A jornada de Pi parece narrar tudo o que eles vão viver e em muitos momentos é difícil saber se devemos acreditar no conto ou não. Early, no entanto, nos ensina que quando há dúvidas, devemos confiar na nossa intuição. E se estivermos perdidos, no céu a grande mãe Ursa Maior nos guiará de volta para casa.

Sinopse: EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.

Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.

Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).

Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam paracasa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...