março 14, 2019

[Livros] O Tempo Desconjuntado - Philip K. Dick

Título Original: Time Out Of Joint
Autor: Philip K. Dick
Editora: Suma
Páginas: 272
Gênero: Ficção Científica, Distopia
País: EUA
ISBN: 9788556510662
Classificação: ★★★
_______________

Gênio da ficção científica e um autor à frente de seu tempo, Philip K. Dick trouxe em seus romances, verdadeiras previsões que parecem cada dia mais plausíveis. Seu estilo perturbador e questionador torna a leitura de suas obras complexa e rica em significado e sentimento. O Tempo Desconjuntado é uma obra futurista escrita em 1959.

A narrativa nos apresenta um protagonista que vive uma vida comum, absolutamente previsível e que, apesar de viver cercado por seus familiares, se sente desconectado de sua própria vida. Esse sentimento se mostra cada vez mais pertinente quando ele passa a ter alucinações e a desconfiar se tudo o que está acontecendo, está, de fato, acontecendo. 

Com um forte contexto histórico - a Guerra Fria nos EUA - o livro aborda temas complexos e faz com que o leitor consiga perceber o clima que envolvia o cenário literário da época e inspirou a publicação de O Tempo Desconjuntado. O medo, a incerteza e a constante disputa ideológica foram bem representados na trama e podem ajudar a compreender os acontecimentos e seu desenrolar.

De uma forma perturbadora, bastante característica do autor, esse é um livro que nos leva a questionar se aquilo em que acreditamos é mesmo realidade. Afinal, tudo o que acontece é apenas uma versão que contamos para nós mesmos e o tempo nem sempre é confiável.

Sinopse: Um romance impressionante de um dos maiores nomes da ficção científica. Philip K. Dick faz o leitor duvidar do real e se perguntar a todo momento até que ponto a paranoia é justificada. Com edição especial em capa dura e projeto gráfico arrojado, uma obra inédita de Philip K. Dick chega ao Brasil, trazendo um retrato único da construção do medo, da desconfiança e da própria realidade. Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. 

E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha. Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. 

E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...