agosto 02, 2019

[Livros] Desintegrados - Neil Shusterman (Fragmentados #2)

Título Original: UnWholly
Autor: Neil Shusterman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Gênero: Ficção, Distopia
País: EUA
ISBN: 9788581638102
Classificação★★★
_______________

Continuação de Fragmentados, uma das melhores distopias que eu já li, Desintegrados traz as consequências das decisões dos protagonistas que conhecemos no livro anterior - Connor, Lev e Risa - e uma nova "criatura" chamada Cam. Com um maior foco nos motivos que legitimaram a fragmentação e nos embates morais, éticos e religiosos, o segundo volume da série é perturbador a ponto de nos faz pensar sobre como nossa atual sociedade poderia caminhar para um futuro igualmente desolador.

Com o avanço da tecnologia e o aumento populacional, as pessoas deixaram de ser indivíduos e passaram a ser vistas como partes do todo. A visão do todo não abrange sentimentos, emoções ou personalidade. Somos apenas fragmentos, nada além disso. Neil Shusterman ousa questionar os limites da humanidade. Até onde poderíamos ir? O que seríamos capazes de fazer? O autor cria uma sociedade pós-guerra que aprovou a chamada 'Lei da Vida'. A tal lei foi criada para evitar conflitos entre quem era a favor da legalização do aborto e quem era a favor da vida. De certa forma, a nova legislação agradou os dois extremos e trouxe equilíbrio a uma nação ensandecida pela guerra. 

A Lei da Vida institui que o aborto é ilegal até os treze anos. Quando a criança atinge esta idade, seus pais podem decidir abortá-la retroativamente. O jovem é então encaminhado à fragmentação e cada célula do seu corpo é reaproveitada em outra pessoa. Desta forma, uma criança, antes indesejada, pode fazer bem a outras pessoas, sem necessariamente deixar de existir. 

Controverso e, como eu disse anteriormente, extremamente perturbador, o livro de Shusterman descreve a fragmentação. O procedimento cirúrgico não traz ao leitor apenas a aflição que qualque operação médica traz, o sentimento é mais profundo. Dói na alma, nas entranhas, machuca pensar que somos reutilizáveis e o pior de tudo é que coisas desse tipo já acontecem no mundo real.

Como uma crítica aos tempos modernos, ao poder do Estado, à religião, ao comportamento humano e ao capitalismo, este é também um convite a questionar nosso conceito de 'vida' e nossa própria humanidade. Fragmentados faz o que poucas distopias fazem: traz o futuro visto a partir de uma perspectiva muito atual. Somos mesmo fragmentos do todo, partes de uma nação, de um planeta, de um sistema solar, enfim. O que nos torna únicos é o que nos torna iguais, nossa consciência.

Sinopse: A Fragmentação tornou-se um grande negócio com poderosos interesses políticos e corporativos em jogo. O governo não quer apenas continuar com ela, como também expandi-la. Cam foi feito inteiramente com as melhores partes de fragmentados e, tecnicamente, ele é um garoto que não existe. Um verdadeiro Frankstein do futuro, que luta para encontrar sua identidade e se questiona se um ser como ele pode ter alma. Quando as ações de um sádico caçador de recompensas ameaçam a causa de Connor, Lev e Risa, o destino de um deles é ligado ao de Cam. A aguardada sequência de Fragmentados desafia a suposição de onde começa e termina a vida e o que realmente significa viver.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...