Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Gênero: Distopia, Young Adult, Ficção
País: Irlanda
ISBN: 9788581636535
Classificação: ★★★★★
_______________
Primeiro volume de uma duologia, Imperfeitos é o primeiro livro do gênero distopia que a autora de P.S.: Eu Te Amo e Simplesmente Acontece escreve. Rainha do romance, Cecelia Ahern já tem um lugar reservado na minha estante e no meu coração há anos, mas me surpreendi ainda mais ao ler algo tão diferente e crítico vindo dela. O livro, apesar de distópico, assusta por suas semelhanças com a nossa sociedade atual.
Em um futuro não tão distante, as pessoas que cometem o que são chamados "erros" são marcadas a ferro quente com um I de imperfeito e perdem o direito a uma vida normal. Esses erros que foram determinados por uma constituição são considerados imperdoáveis e, por isso, uma comissão julgadora avalia cada situação afim de punir os considerados culpados.
A jovem Celestine é uma garota perfeita, desde suas ótimas notas e impecável aparência até o fato de que ela namora o filho do juiz Crevan, juiz do Tribunal que julga os imperfeitos. Tudo em sua vida parece estar incrivelmente alinhado e seu futuro promissor a aguarda. Até que ela comete um erro, um pequeno ato que pode mudar tudo.
Nesta sociedade, milhares de pessoas sofrem por terem cometido erros considerados imperdoáveis, por exemplo: mentir ou tomar decisões ruins. Marcadas para a vida, elas sofrem preconceito e são discriminadas, excluídas do convívio social. A segregação é tamanha que até mesmo no transporte público elas tem um local especificado e não podem ficar perto de outros imperfeitos.
É possível perceber inúmeras referências literárias e históricas - o que me deixou ainda mais apaixonada pelo livro - desde a alusão ao ônibus de Montgomery e a segregação dos negros nos Estados Unidos até a marcação humilhante que nos lembra A Letra Escarlate. Cecelia Ahern escreveu uma história que abrange o passado, o presente e, infelizmente ao que tudo indica, o futuro.
Imperfeitos é o resultado das preocupações que nos rodeiam e ao mesmo tempo uma análise dos erros que nós mesmos já cometemos no passado e estamos prestes a repetir. Errar, no entanto, é um crime imperdoável, percebem então o quanto somos reféns das nossas escolhas? O problema é que até mesmo não fazer nada para mudar o que está errado é uma escolha - e talvez esse seja o maior dos erros.
Sinopse: Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão.
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan. Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor.
Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita?
Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo.