março 13, 2015

[Sobre] Slam Poetry - Poesia Slam


O que é o Slam Poetry? De onde surgiu a ideia? 
Qual o diferencial desse tipo de poesia? 

O conceito de Slam Poetry surgiu em meados dos anos 80 nos Estados Unidos. Um grupo de pessoas se reunia e lia seus próprios versos para a plateia, enquanto uma comissão julgadora avaliava essa apresentação. O estilo de poesia falada ou cantada lembra o período conhecido como Trovadorismo. As semelhanças, porém, param por aí. A poesia slam não segue padrões, regras e tem como maior particularidade ser justamente 'particular'.

Primeiro, é preciso explicar o conceito a que remete o nome. 'Poetry', em inglês, significa poesia e 'Slam' seria algo como um estrondo, ou batida forte de porta. Podemos entender que a poesia slam surgiu, então, para quebrar 'bruscamente' um padrão poético, para fazer barulho em oposição ao silêncio que uma leitura requer.

O intuito é fazer com que o autor recite seu texto com toda a emoção que deseja. Nesse tipo de poesia, o eu-lírico se expressa de forma única, revelando seus sentimentos. Geralmente, ao ler um texto ou uma poesia, nós o interpretamos à nossa própria maneira. Já num concurso slam poetry, percebemos a entonação, o ritmo, a cadência que o autor emprega e isso faz com que compreendamos o que ele realmente sentia e/ou quis dizer.


Colocar no papel um texto tão íntimo, expor seus pensamentos para os leitores é um ato de coragem, mas interpretar os próprios sentimentos no palco requer ainda mais bravura. É um desabafo, uma forma de arte, uma forma de gritar o que você sente. Dividir um pouco do seu coração e da sua alma com cada ouvinte. 

O fato de ser uma competição é ainda mais interessante. Vivemos competindo, por tudo na vida. E então, no slam poetry você é julgado, avaliado e ouvido. O prêmio, no entanto, não é nenhum bem material. Daí se tira a maior das lições. É tudo sobre a jornada, sobre a sua vida, sua apresentação, seu texto e não sobre quanto vale, sobre o final ou sobre ganhar. Não existem perdedores, todos somos vencedores.

O 'Concurso' consiste em escolher no início da reunião, alguns jurados entre os membros da platéia. Isso mesmo! Amadores, não-profissionais irão avaliar os poemas apresentados. As regras são claras, não existe um juiz fixo, toda vez são escolhidas pessoas aleatórias. A pontuação de 0 - 10 (geralmente) abrange criatividade, conteúdo, boa oralidade, apresentação e quaisquer outros critérios que os juízes decidam avaliar. 


De uma forma livre e inovadora, as apresentações são cheias de sentimento e fazem com que mesmo os mais reticentes a gostar de poesia se emocionem. Um livro que fala bastante sobre o tema é Métrica de Collen Hoover. A leitura que roubou meu coração envolve um amor proibido que só pode ser livre nos versos de slam. Com poemas divinos, intensos e românticos, a autora dá o melhor exemplo de como a poesia pode significar tudo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...