março 27, 2015

[Livros] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Título Original: The Longest Ride
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788580411959
Classificação★★★★★
_______________

Uma Longa Jornada é, na minha opinião, um dos melhores livros de Sparks. Não vou dizer que esse livro é uma exceção à regra dos clichês sparkianos e da previsibilidade, porque não é. Esse é mais um dos livros para chorar por horas a fio e ler as últimas páginas desejando que nenhum personagem seja brutalmente assassinado por esse fofo e cruel autor.

A narrativa do autor continua seguindo uma fórmula de sucesso que comove os leitores, mesmo aqueles que já leram todos os livros do autor (como eu) e sabem o que esperar deles. Nicholas é um contador de histórias, e nesse romance, ele entrelaça duas tramas diferentes de uma forma única. Acaso, destino ou coincidência, qualquer que seja o nome dado a esse momento em que um mundo colide com outro, está presente em Uma Longa Jornada. O título, aliás, remete a isso. Essa longa jornada em que todos estamos, sujeitos a colisões, de todos os tipos.

Uma Longa Jornada conta a história de Ira e Ruth paralelamente à história de Sophia e Luke. Ira é um senhor já de idade, viúvo, que vive com a saudade infindável de sua falecida e amada Ruth. Em suas memórias, conhecemos seus tempos de juventude e vemos o amor que ele dedicou à esposa. Ira tem uma tradição anual, para comemorar uma data especial só dele e de Ruth, viajar para o lugar especial deles e ler para ela uma carta escrita por ele. 

É assim todos os anos, desde o primeiro ano de casados até depois de sua morte, assim ele sente que o amor de sua vida não se foi completamente e está vivo em sua tradição, porém, nesse ano um acidente faz Ira perder o controle do volante e sair da estrada. Preso, machucado e soterrado pela neve, Ira começa a ver sua falecida esposa e a relembrar tudo o que eles já passaram juntos enquanto espera por socorro. É, na minha opinião, o ponto alto da narrativa. Nicholas constrói um personagem fantástico, Ira é a personificação do amor, da fidelidade, do companheirismo. Em um mundo que não sabe mais o que é amar pelo resto da vida, um homem ama até depois do fim da vida

Enquanto isso, conhecemos Sophia, uma jovem estudante que acabou de sair de um relacionamento complicado. Ela se vê interessada por um corajoso caubói chamado Luke, porém seus mundos são tão diferentes quanto podem ser e esse relacionamento pode não ser tão simples quanto eles imaginavam. Além de um ex-namorado possessivo e ciumento, há também a profissão perigosa de Luke, que monta touros e reza para chegar vivo em casa. O relacionamento dos dois é intenso e traz aquela típica cena de atração à primeira vista que é tão a cara do Sparks.

O que me fez suspirar mesmo foi a história de Ira e Ruth, chorei, sorri e refleti. Ver um amor que transcende barreiras de tempo e distância é sempre emocionante. Nicholas nos dá nesse livro lições de amor valiosas, frases complexas e cheias de sentido, clichês românticos e verdades que precisamos conhecer. Nicholas mostra que o amor dura para sempre, mesmo sem a presença física. Como dizia  o personagem Landon, em outro livro de Sparks, "o amor é como o vento, você não pode vê-lo, mas pode senti-lo."

"- Antes de sair da loja eu já sabia que nos casaríamos um dia. Teríamos todo o tempo do mundo para conversar.
- Você sempre diz isso, mas não é verdade. Você mal olhou para mim.
- Não consegui olhar. Você era a garota mais bonita que eu já tinha visto. Era como tentar olhar para o sol."

Sinopse: Uma Longa Jornada - Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.

Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

"Não nasci para ficar só. Não sou bom nisso. Os anos que se seguiram à morte de Ruth foram marcados pelo tipo de silêncio desesperado que só os idosos conhecem. É um silêncio acentuado pela solidão e pela consciência de que os bons anos já ficaram para trás..."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...