julho 24, 2015

[Livros] O Álbum - Timothy Lewis

Título Original: Forever Friday
Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN9788581637365
Classificação★★★★★
_______________

O Álbum é um romance que comove, conquista, faz chorar. O  livro de Timothy Lewis é inspirador e tão cheio de amor que faz o leitor se apaixonar por suas palavras e por seus personagens. A história de amor de um casal que esteve junto até o verdadeiro final da vida é, não só encantadora, mas também verdadeira. Inspirado em seus tio-avós, Timothy misturou um pouco de ficção à linda trajetória romântica de duas pessoas reais. 

Toda sexta-feira um cartão-postal. Um poema, uma rima, um pensamento. Este e muitos outros atos de amor, mantiveram a chama do amor acesa durante sessenta anos de casamento. O título original do livro é 'Forever Friday', ou 'Para Sempre Sexta-Feira' e foi mudado pela editora por uma questão de marketing, infelizmente. Falo agora da ficção, muito embora, grande parte dela seja realidade. Duas histórias se cruzam e se tornam uma só. E essa história vale por outras mil.

2006 - Adam Colby é um negociante de objetos usados e está esvaziando a casa de um casal de idosos que acaba de falecer. Junto com as coisas que iriam para o lixo, Adam encontra um álbum de fotografias. Lá dentro, porém, não há foto alguma, mas sim o retrato de um amor que resistiu ao tempo. Cartões-postais, muitos deles. Todas as sextas-feiras, durante sessenta anos. 

Depois de sair de um casamento fracassado, Adam se pergunta o que fez de errado. A resposta pode estar ali, naquele álbum. Pequenos poemas que revelam segredos para um casamento feliz e duradouro. Ele lê cada um dos cartões e os leva consigo, ainda tentando entender. Ele pede ajuda a uma moça que viveu com o casal, filha da empregada deles. Yvette é uma jovem misteriosa, que tem medo do amor, apesar de acreditar nele. Os dois vão recontando a história de Gabe e Pearl Alexander.

1926 - Gabe e Pearl se conhecem e é amor à primeira vista. Pearl, também conhecida pelo apelido Huck, está noiva de outro homem, mas se apaixona por Gabe mesmo assim. Depois de muitos percalços, a vida os une e dois destinos formam uma nova jornada. Um anjo-da-guarda bem especial os guia, os protege em todos os momentos. Gabe promete um cartão-postal apaixonado por semana, até o fim de sua vida. E um dia, os cartões param de chegar. O amor não, este nunca acaba. 

Aparentemente, as duas histórias se conectam pelos cartões-postais, mas é bem mais do que isso. Eles se conectam pelo amor. Uma trajetória inspiradora que gera outra. Gabe e Adam são dois homens de tempos distintos, que não conhecem e mesmo assim têm algo em comum: o caráter, a honra e o desejo de amar uma mulher pelo resto da vida. Os dois personagens, assim como qualquer homem, têm medo do que o casamento pode fazer com um relacionamento, com a paixão. E por isso, decidem que vão dar seu melhor para que o amor não acabe.

Romântica assumida, me emocionei com o livro de Timothy e sua forma de contar histórias. Gabe é um dos personagens mais nobres e encantadores, além de extremamente inteligente e sensível. Ele tem como objetivo evitar a chamada teoria da 'Divisão Longa', uma sequência de eventos que acontece depois do casamento (filhos, peso, egoísmo, cansaço, irritação, estresse, falta de dinheiro, falta de tempo) e que leva os casais ao divórcio. É como a aritmética, uma equação, um todo que ao ser sucessivamente dividido, resulta em um valor pequeno ou inexistente. É a metáfora de um relacionamento, que naturalmente se deteriora com o tempo. 

Com amor, compreensão, atenção, carinho e muita dedicação, Gabe e Pearl se amam por décadas, pela eternidade. O segredo que Adam busca vai aos poucos revelando ser o que todos nós buscamos. 'Amantes do amor' (em tradução literal) é justamente o nome do blog, porque sou um pouco como Gabe. Quero que o meu amor seja eterno, verdadeiro e sincero e que a vida nunca entre no nosso caminho e isso só depende de nós. Você já viu como é lindo um jardim de orquídeas? O cultivo não é simples, mas com dedicação, o resultado é como o amor de Gabriel e Pearl  Alexander: inspirador.

"- Na próxima sexta, vamos nos encontrar no vale. Eu sei que era um dos seus lugares favoritos.
- Mas, Gabe. Eles não me deixam sair desse quarto. E eu não consigo sair dessa cama sem... - Huck começou a chorar.
- Eu sei, querida. - Gabe se inclinou para perto dela, a luz de seu sorriso iluminando a alma de Huck. - Então, quando eles não estiverem olhando, vou voltar para ler o postal. - Gabe se levantou, e seu rosto bonito foi desaparecendo em um brilho cintilante. - E depois vou carregar você até o vale... nos meus braços. (p. 107)

Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

"Assim como os dedos
De almas que são uma
Se entrelaçam
Para selar a confiança,
Nossos hojes e ontens
Contêm o presente mais precioso
Do amanhã.
Não somos apenas amantes,
Mas melhores amigos.

Para sempre, Gabe." (p. 137)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...