julho 24, 2015

[Livros] O Álbum - Timothy Lewis

Título Original: Forever Friday
Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN9788581637365
Classificação★★★★★
_______________

O Álbum é um romance que comove, conquista, faz chorar. O  livro de Timothy Lewis é inspirador e tão cheio de amor que faz o leitor se apaixonar por suas palavras e por seus personagens. A história de amor de um casal que esteve junto até o verdadeiro final da vida é, não só encantadora, mas também verdadeira. Inspirado em seus tio-avós, Timothy misturou um pouco de ficção à linda trajetória romântica de duas pessoas reais. 

Toda sexta-feira um cartão-postal. Um poema, uma rima, um pensamento. Este e muitos outros atos de amor, mantiveram a chama do amor acesa durante sessenta anos de casamento. O título original do livro é 'Forever Friday', ou 'Para Sempre Sexta-Feira' e foi mudado pela editora por uma questão de marketing, infelizmente. Falo agora da ficção, muito embora, grande parte dela seja realidade. Duas histórias se cruzam e se tornam uma só. E essa história vale por outras mil.

2006 - Adam Colby é um negociante de objetos usados e está esvaziando a casa de um casal de idosos que acaba de falecer. Junto com as coisas que iriam para o lixo, Adam encontra um álbum de fotografias. Lá dentro, porém, não há foto alguma, mas sim o retrato de um amor que resistiu ao tempo. Cartões-postais, muitos deles. Todas as sextas-feiras, durante sessenta anos. 

Depois de sair de um casamento fracassado, Adam se pergunta o que fez de errado. A resposta pode estar ali, naquele álbum. Pequenos poemas que revelam segredos para um casamento feliz e duradouro. Ele lê cada um dos cartões e os leva consigo, ainda tentando entender. Ele pede ajuda a uma moça que viveu com o casal, filha da empregada deles. Yvette é uma jovem misteriosa, que tem medo do amor, apesar de acreditar nele. Os dois vão recontando a história de Gabe e Pearl Alexander.

1926 - Gabe e Pearl se conhecem e é amor à primeira vista. Pearl, também conhecida pelo apelido Huck, está noiva de outro homem, mas se apaixona por Gabe mesmo assim. Depois de muitos percalços, a vida os une e dois destinos formam uma nova jornada. Um anjo-da-guarda bem especial os guia, os protege em todos os momentos. Gabe promete um cartão-postal apaixonado por semana, até o fim de sua vida. E um dia, os cartões param de chegar. O amor não, este nunca acaba. 

Aparentemente, as duas histórias se conectam pelos cartões-postais, mas é bem mais do que isso. Eles se conectam pelo amor. Uma trajetória inspiradora que gera outra. Gabe e Adam são dois homens de tempos distintos, que não conhecem e mesmo assim têm algo em comum: o caráter, a honra e o desejo de amar uma mulher pelo resto da vida. Os dois personagens, assim como qualquer homem, têm medo do que o casamento pode fazer com um relacionamento, com a paixão. E por isso, decidem que vão dar seu melhor para que o amor não acabe.

Romântica assumida, me emocionei com o livro de Timothy e sua forma de contar histórias. Gabe é um dos personagens mais nobres e encantadores, além de extremamente inteligente e sensível. Ele tem como objetivo evitar a chamada teoria da 'Divisão Longa', uma sequência de eventos que acontece depois do casamento (filhos, peso, egoísmo, cansaço, irritação, estresse, falta de dinheiro, falta de tempo) e que leva os casais ao divórcio. É como a aritmética, uma equação, um todo que ao ser sucessivamente dividido, resulta em um valor pequeno ou inexistente. É a metáfora de um relacionamento, que naturalmente se deteriora com o tempo. 

Com amor, compreensão, atenção, carinho e muita dedicação, Gabe e Pearl se amam por décadas, pela eternidade. O segredo que Adam busca vai aos poucos revelando ser o que todos nós buscamos. 'Amantes do amor' (em tradução literal) é justamente o nome do blog, porque sou um pouco como Gabe. Quero que o meu amor seja eterno, verdadeiro e sincero e que a vida nunca entre no nosso caminho e isso só depende de nós. Você já viu como é lindo um jardim de orquídeas? O cultivo não é simples, mas com dedicação, o resultado é como o amor de Gabriel e Pearl  Alexander: inspirador.

"- Na próxima sexta, vamos nos encontrar no vale. Eu sei que era um dos seus lugares favoritos.
- Mas, Gabe. Eles não me deixam sair desse quarto. E eu não consigo sair dessa cama sem... - Huck começou a chorar.
- Eu sei, querida. - Gabe se inclinou para perto dela, a luz de seu sorriso iluminando a alma de Huck. - Então, quando eles não estiverem olhando, vou voltar para ler o postal. - Gabe se levantou, e seu rosto bonito foi desaparecendo em um brilho cintilante. - E depois vou carregar você até o vale... nos meus braços. (p. 107)

Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

"Assim como os dedos
De almas que são uma
Se entrelaçam
Para selar a confiança,
Nossos hojes e ontens
Contêm o presente mais precioso
Do amanhã.
Não somos apenas amantes,
Mas melhores amigos.

Para sempre, Gabe." (p. 137)


15 comentários:

  1. Mari, esse livro foi um presente! uma história de amor comovente, totalmente emocionante, realmente faz sonhar com um amor igualzinho pra gente!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Quase chorei com sua resenha! Essa história é linda demais!!! Eu só acredito no amor que vêm dos livros. Digamos que a vida real é um pouco áspera... Mas, ainda assim quero ler!!! Excelente resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Resenha linda e emocionante, cheia de amor ♥
    Confesso que, sendo também uma romântica incurável, fiquei super curiosa para conhecer esse amor entre os personagens que a deixou tão emocionada e apaixonada pela história! Quero ler com certeza!

    Beijão!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bom?
    Comecei a leitura ontem e pretendo ler nessa madrugada hehe, eu amo cartas e cartão postal e com certeza vou gostar da história, sua resenha ficou muito boa escrita, está de parabéns :D
    Doce final de semana *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Est tô u impactada com a sua resenha, eu quero ler o livro

    ResponderExcluir
  6. Mariana, ao contrário de você eu não sou romântica assumida. Pelo contrário, sou bem chata com romances, mas vez ou outra eu me aventuro em um e vou deixar anotado para procurar "O Album" quando estiver precisando uma história cheia de suspiros, fiquei curiosa e gosto quando tem essa brincadeira com o tempo :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olha tenho que confessar que eu gosto bastante de romance.
    Estou doida para ler esse livro, mas eu ainda não tive a oportunidade.
    Uma das minhas colaboradoras já resenhou o livro e não curtiu porque não curte muito romance, mas eu provavelmente vou amar ele. Espero poder ler agora em agosto, mas isso vai depender do meu agendamento mesmo. Mas eu amei a sua resenha. Ficou bastante clara e muito bem desenvolvida. Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-para-sempre-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari! ♥
    Resenha impecável, como sempre!
    O Álbum será uma das minhas próximas leituras e confesso que após ler sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa e curiosa para conhecer essa história.
    Adoro um romance e esse parece ser dos melhores. Li em muitos blogs que a história tem um "Q" de Nicholas Sparks, o que me animou mais ainda.
    Espero que a história me encante tanto quanto lhe encantou!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Você pode não acreditar, mas sua resenha me emocionou. Juro.
    Então imagina eu lendo o livro?. Eu não dava nada para esse livro, mas sua resenha mudou minha opinião, eu preciso desse livro.
    Amei muiiiiiiiiiiiito sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Você pode não acreditar, mas sua resenha me emocionou. Juro.
    Então imagina eu lendo o livro?. Eu não dava nada para esse livro, mas sua resenha mudou minha opinião, eu preciso desse livro.
    Amei muiiiiiiiiiiiito sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Não é muito o meu tipo de livro, mas uau, suas palavras foram intensas. Que bom que este livro acrescentou alguma coisinha boa para você, afinal, lemos com esse propósito haha ótima resenha!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bem?
    Desde que li a sinopse desse livro fiquei interessada e agora lendo sua resenha tenho mais certeza ainda de que preciso realizar essa leitura.
    A história desse livro parece ser linda e emocionante para quem assim como eu e você, amam um bom romance!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Mari!
    suspirando aqui como boa romântica.
    Que delícia manter um relacionamento por tantos anos.
    E o romantismo dos cartões postais? Lindo!
    Uma pena que não recebi esse livro da NC...:(
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  14. Que fofo esse livro! Ficou mais ainda depois do seu review claramente apaixonada pela obra, mas não faz meu estilo de leitura tanto que emprestei a um amigo sem ressentimento kkkkkkkkk. Talvez dê uma chance depois do que li aqui.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Achei o livro muito lindo, e mais lindo ainda quando descobri que era baseado na história dos tios-avós do autor. A narrativa realmente me conquistou, e deu até vontade de encontrar um amor desses.Adorei o autor ter mostrado que o amor precisa de dedicação pra durar pra sempre.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...