julho 21, 2015

[Livros] O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - George R. R. Martin e Outros (...)

Título Original: Rogues
Autor: George R. R. Martin, Neil Gaiman, Gillian Flynn (...)
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 480
Gênero: Fantasia, Contos
País: EUA, Inglaterra
ISBN: 9788567296364
Classificação★★★★☆
_______________

Quem não gosta de um canalha da literatura? Não são bons tempos para os mocinhos. O mundo admira aqueles que são espertos, malandros, corajosos e que não se fazem de vítimas. O tema desta antologia é 'um personagem canalha' e em todas as histórias percebemos que a coragem, a ousadia e esperteza acompanham os protagonistas. É um livro sobre ter coragem, não se importar com os limites, arriscar. 

George R.R. Martin e Gardner Dozois organizaram este livro e contaram com a ajuda de outros nove autores fantásticos - literalmente. O nome do autor de Game Of Thrones tem grande destaque na capa não por uma questão de marketing (como o título absurdo adaptado de "Trapaceiros" para "O Príncipe de ..blá, blá, blá, comprem, fãs de Game Of Thrones), mas também porque toda a ideia e concepção do projeto foi dele. O livro original foi enxugado e metade dos contos foi tirada da edição nacional, por isso, em algumas resenhas lê-se que são vinte e um contos. 

George e Gardner optaram por misturas diversos gêneros e subgêneros literários. Numa ideia ousada e com a qual eu não poderia concordar mais, George R. R. Martin explica na introdução que a leitura não deve se limitar a gêneros. São diversos autores, diversos gêneros, tudo misturado, e essa é a genialidade deste livro. E se você comprou-o por causa do nome Martin, vai se surpreender ao ver que o conto O Príncipe de Westeros acaba sendo um dos mais fracos da antologia. Afinal, que faz deste um excelente livro é justamente a soma do todo. 

Confesso que também solicitei-o à Editora Saída de Emergência por causa de um nome. e não foi o de Martin. Neil Gaiman é o meu autor de fantasia favorito e por sua causa desejei O Príncipe (...), mas assim como os fãs de Martin, também acho que o conto de Gaiman não é o seu melhor. O talento de dois dos maiores nomes presentes nessa seleção foi ofuscado pelo trabalho de outros autores tão bons quanto eles, porém menos populares. Dentre os dez contos, três se destacaram e se tornaram meus favoritos: 

Proveniência de David W. Ball, conta a história de Max, um comerciante de arte que descobre uma obra rara e decide negociá-la. A obra é um Caravaggio autêntico e junto com a pintura, há uma história. E é a melhor história da antologia.

Qual é a sua profissão? de Gillian Flynn, conta a história de uma 'prestadora de serviços íntimos', note que ela não é uma prostituta, que recebe uma promoção e vira vidente. Em seu novo trabalho, ela recebe ima cliente com um grande problema para ser resolvido. Numa mistura de comédia e suspense, Gillian mostra mais uma vez - como em Garota Exemplar - seu talento excepcional para o mistério. O final é absolutamente genial e confesso, me deu calafrios. 

A caravana para lugar nenhum de Phyllis Eisenstein, conta a história de Alaric, o bardo. O personagem, que é um dos mais famosos do autor, usa sua sabedoria e seus poderes em uma aventura pelo deserto. Um conto bonito, que me comoveu e que, definitivamente, merece virar mais um livro de Phyllis Eisenstein.

Optei por não falar muito sobre cada um deles porque resenhar contos é algo perigoso, qualquer detalhe pode ser spoiler. Você pode procurar outras resenhas, mas eu espero que tenha te convencido por aqui. Na verdade, eu te desafio a ler este livro. Ninguém vai falar muito sobre estas histórias , sobre os gêneros literários ou sobre os protagonistas porque ler O Príncipe (...) é um tiro no escuro, é se arriscar, é, basicamente, dar uma de canalha. Afinal, um canalha não tem medo de apostar todas as suas fichas e ele nunca rejeita um desafio.

"Os livros deveriam ampliar nossa visão, nos levar a lugares onde nunca estivemos e mostrar coisas que nunca vimos, expandir nossos horizontes e nossa maneira de olhar o mundo. Limitar a leitura a um único gênero acaba com essa missão. Também nos limita, nos torna menores. Para mim, tanto no passado como agora, parece haver boas e más histórias, e essa era e ainda é a única distinção que realmente importa." (p. 16)

Sinopse: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - Com histórias de Gillian Flynn,  David Ball, Scott Lynch, Paul Cornell, Phyllis Eisenstein, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Paul Cornell, Joe R. Landsdale, Connie Willis e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. Dez histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

"- E o que você acha que encontraríamos lá?
Alaric deu um pequeno sorriso.
- O que nossos corações desejarem, é claro. Não é isso que todos nós estamos procurando?
Piros rolou o copo entre as mãos. 
- Talvez seja por isso que ela sempre esteja além do nosso alcance. (...)" (p. 243)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...