julho 21, 2015

[Livros] O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - George R. R. Martin e Outros (...)

Título Original: Rogues
Autor: George R. R. Martin, Neil Gaiman, Gillian Flynn (...)
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 480
Gênero: Fantasia, Contos
País: EUA, Inglaterra
ISBN: 9788567296364
Classificação★★★★☆
_______________

Quem não gosta de um canalha da literatura? Não são bons tempos para os mocinhos. O mundo admira aqueles que são espertos, malandros, corajosos e que não se fazem de vítimas. O tema desta antologia é 'um personagem canalha' e em todas as histórias percebemos que a coragem, a ousadia e esperteza acompanham os protagonistas. É um livro sobre ter coragem, não se importar com os limites, arriscar. 

George R.R. Martin e Gardner Dozois organizaram este livro e contaram com a ajuda de outros nove autores fantásticos - literalmente. O nome do autor de Game Of Thrones tem grande destaque na capa não por uma questão de marketing (como o título absurdo adaptado de "Trapaceiros" para "O Príncipe de ..blá, blá, blá, comprem, fãs de Game Of Thrones), mas também porque toda a ideia e concepção do projeto foi dele. O livro original foi enxugado e metade dos contos foi tirada da edição nacional, por isso, em algumas resenhas lê-se que são vinte e um contos. 

George e Gardner optaram por misturas diversos gêneros e subgêneros literários. Numa ideia ousada e com a qual eu não poderia concordar mais, George R. R. Martin explica na introdução que a leitura não deve se limitar a gêneros. São diversos autores, diversos gêneros, tudo misturado, e essa é a genialidade deste livro. E se você comprou-o por causa do nome Martin, vai se surpreender ao ver que o conto O Príncipe de Westeros acaba sendo um dos mais fracos da antologia. Afinal, que faz deste um excelente livro é justamente a soma do todo. 

Confesso que também solicitei-o à Editora Saída de Emergência por causa de um nome. e não foi o de Martin. Neil Gaiman é o meu autor de fantasia favorito e por sua causa desejei O Príncipe (...), mas assim como os fãs de Martin, também acho que o conto de Gaiman não é o seu melhor. O talento de dois dos maiores nomes presentes nessa seleção foi ofuscado pelo trabalho de outros autores tão bons quanto eles, porém menos populares. Dentre os dez contos, três se destacaram e se tornaram meus favoritos: 

Proveniência de David W. Ball, conta a história de Max, um comerciante de arte que descobre uma obra rara e decide negociá-la. A obra é um Caravaggio autêntico e junto com a pintura, há uma história. E é a melhor história da antologia.

Qual é a sua profissão? de Gillian Flynn, conta a história de uma 'prestadora de serviços íntimos', note que ela não é uma prostituta, que recebe uma promoção e vira vidente. Em seu novo trabalho, ela recebe ima cliente com um grande problema para ser resolvido. Numa mistura de comédia e suspense, Gillian mostra mais uma vez - como em Garota Exemplar - seu talento excepcional para o mistério. O final é absolutamente genial e confesso, me deu calafrios. 

A caravana para lugar nenhum de Phyllis Eisenstein, conta a história de Alaric, o bardo. O personagem, que é um dos mais famosos do autor, usa sua sabedoria e seus poderes em uma aventura pelo deserto. Um conto bonito, que me comoveu e que, definitivamente, merece virar mais um livro de Phyllis Eisenstein.

Optei por não falar muito sobre cada um deles porque resenhar contos é algo perigoso, qualquer detalhe pode ser spoiler. Você pode procurar outras resenhas, mas eu espero que tenha te convencido por aqui. Na verdade, eu te desafio a ler este livro. Ninguém vai falar muito sobre estas histórias , sobre os gêneros literários ou sobre os protagonistas porque ler O Príncipe (...) é um tiro no escuro, é se arriscar, é, basicamente, dar uma de canalha. Afinal, um canalha não tem medo de apostar todas as suas fichas e ele nunca rejeita um desafio.

"Os livros deveriam ampliar nossa visão, nos levar a lugares onde nunca estivemos e mostrar coisas que nunca vimos, expandir nossos horizontes e nossa maneira de olhar o mundo. Limitar a leitura a um único gênero acaba com essa missão. Também nos limita, nos torna menores. Para mim, tanto no passado como agora, parece haver boas e más histórias, e essa era e ainda é a única distinção que realmente importa." (p. 16)

Sinopse: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - Com histórias de Gillian Flynn,  David Ball, Scott Lynch, Paul Cornell, Phyllis Eisenstein, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Paul Cornell, Joe R. Landsdale, Connie Willis e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. Dez histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

"- E o que você acha que encontraríamos lá?
Alaric deu um pequeno sorriso.
- O que nossos corações desejarem, é claro. Não é isso que todos nós estamos procurando?
Piros rolou o copo entre as mãos. 
- Talvez seja por isso que ela sempre esteja além do nosso alcance. (...)" (p. 243)


11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não havia lido nada sobre esse livro, mas você acabou de me convencer que preciso dele!! Me parece muito bom, mas com grandes nomes como esses creio que o resultado não poderia ser diferente!! Sem falar que adoro livros de contos!! Estou muito curiosa, acabei de adicionar na minha lista!! ]

    Adorei o seu blog, estou seguindo!!
    Bjos!!!

    http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adoro livros de contos, apesar de nunca ter lido nada do autor - nunca nem cheguei perto de Game Of Thrones, me julguem - se a pegada desse livro for diferente da de GOT, pode ser que eu dê uma olhada...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Mari, tudo bem???? Confesso que eu não sou muito fã de contos :P
    Mas adoro personagens canalhas, hahhaha, então talvez ia curtir esse livro =D
    Ahhh e claro que foi estratégia de marketing, kkkk e deve ter funcionado =D
    Muito legal ver outros autores não tão conhecidos se destacando :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho super bacana e intenção deles de criarem personagens canalhas, não sabia que a edição nacional tinha sido enxuta de fato e confesso que fiquei curiosa pelos contos, assim como os nomes dos autores são mesmo incríveis, já quero.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari. Logo antes de lançar o livro eu já estava com vontade de lê-lo, estão presente grandes nomes da literatura nele. Fico feliz que tenha gostado do livro e gostei da premissa do conto da Gillian. Com certeza irei ler o livro futuramente!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, credita que tinha lido outras resenhas desse livro e só pela sua que observei ser um livro de contos? Hahahaha, por isso está aí a importância de uma resenha bem escrita e detalhada como foi a sua.Como adoro livros de contos seja de qual autor ou autores for(basta serem bons), assim que puder irei adquirir o meu.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olha eu já vi várias resenhas positivas sobre esse livro, mas eu não tive interesse de fazer a leitura não. Eu até gostei da proposta dos contos e tudo mais, mas eu sinceramente não pegaria para ler no momento, porque tenho outros que merece mais destaque para mim sabe? Mas mesmo assim gostei da sua resenha, pois percebi que você foi bem sincera em seu ponto de vista. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que tiver chance.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cure-seu-coracao.html

    ResponderExcluir
  9. Eu até me interessei pelo livro quando lançou, mas me recusei a comprar porque estou de greve com o Martin. Não comprarei nada dele até sair Ventos do Inverno. rs

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha ficou ótima. Não tenho costume de ler livros com histórias fragmentadas, a maioria dos que tenho em casa e já li tem somente uma história. Um livro que foge desse estilo é do Alex Cross, ele é policial e conta três casos no mesmo livro, mas a base continua sendo a mesma, você conhece? Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  11. Mari!
    Livros de contos de pessoas reconhecidas pelo universo literário, só pode ter coisa boa.
    Gosto muito de contos diversos e gostaria de ler.
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...