julho 08, 2015

[Livros] Triângulo de 4 Lados - Fernanda Medeiros & Adelina Barbosa

Título Original: Triângulo de 4 Lados
Autor: Fernanda Medeiros & Adelina Barbosa
Editora: D'Plácido
Páginas: 320
Gênero: Ficção, Romance, YA
País: Brasil
ISBN: 9788584250981
Classificação★★★★★
_______________

Um triângulo amoroso de quatro lados. Uma garota (muito) indecisa. Três caras fantásticos, desejáveis e charmosos. Como decidir? No primeiro volume da trilogia Triângulo de 4 Lados, Adelina e Fernanda nos apresentam cada um dos protagonistas e, claro, nos deixam tão confusas quanto a protagonista. Três excelentes partidos, um coração que não quer ser partido. Quem merece o amor da garota, afinal?

Preciso ressaltar algo que dificilmente me chama atenção na leitura, mas desta vez se destacou: a diagramação. A narrativa intercala os pontos de vista dos quatro protagonistas e no início de cada capítulo uma ilustração fofa indica quem será o narrador. Cada uma das ilustrações tem suas características físicas semelhantes às dos personagens. Um pequeno detalhe que mostra o primor e o carinho com que foi concebido este trabalho. 

Sara, a protagonista-mor, é apaixonada pelo seu primo mais velho (quem nunca, né?) enquanto Rodrigo parece não vê-la como algo mais que a sua priminha.Já o meio-irmão de Rodrigo, Brent, é apaixonado por Sara desde a infância. O dilema da garota já começa aí, um triângulo com seus dois primos e o pior de tudo, ela gosta do irmão errado. 

Aos poucos, Rodrigo passa a ver que sua "priminha" cresceu e demonstra um interesse nela. Com dezessete anos, Sara chama atenção dos garotos, e além de seus dois primos, ainda tem um vocalista gatinho interessado nela. Diante de tantas opções, vemos uma adolescente em crise (o que é praticamente um pleonasmo), e a acompanhamos enquanto ela toma as piores decisões possíveis quanto aos três. 

Como eu disse anteriormente, os personagens narram a história a partir de seu ponto do vista, e por isso, a trama é rica em compreensão. O leitor consegue se colocar no lugar de cada um deles e entender porquê eles fazem o que fazem. Rodrigo é um galinha, Brent é frio e Matheus não é de se envolver. Cada um ao seu jeito, eles se importam com a garota e disputam um lugar no seu coração. 

Triângulo de 4 Lados vai te fazer escolher um lado, torcer por um desses três personagens lindos e vai te mostrar que a verdade tem múltiplas facetas, assim como um triângulo. Cada um deles tem potencial para a garota, mas qual ela ama de verdade? Com alguns trechos comoventes e muitos momentos ownt é um livro encantador e fofo que conquista o público feminino.

Eu comecei a ler e não queria parar porque o livro é maravilhoso. Tipo, quando sai o próximo volume? Na diagramação linda que ressaltei, também podemos encontrar fragmentos de pensamentos de Sara. Em um livro que fragmenta uma história e a multiplica por quatro, conhecer os sentimentos mais íntimos da protagonista coloca o leitor na posição da própria Sara. "Rodrigo, Brent ou Matheus?" E para quem eu torço? Bom, durante a leitura eu alternei muito a minha torcida, mas finalmente consegui me decidir: #TeamBrent o/ 

"- Ei, você está de que lado? - Ele me olhou incrédulo, e eu sorri. Devia ser uma expressão sacana, porque Rodrigo ganhou aquele tom de braveza.
- Qual é? Quer que eu torça para você? Sério? - Eu ri e meneei a cabeça, dando uma última mordida na maça. - Rodrigo, eu não estou com você. Nem com Matheus. Nem com Sara. Estou no team Brent." (p. 226)

Sinopse: Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação.

"Era como uma música do Depeche Mode. Que dizia que promessas eram feitas para serem quebradas. Que dizia que sentimentos eram intensos, e palavras eram insignificantes, esquecíveis, desnecessárias... Palavras só podiam machucar. Por isso, apreciamos o silêncio." (p. 248)


17 comentários:

  1. Oi Mari! Apesar da idade da personagem, parece ser um livro não tão bobinho e fiquei interessada. Pela capa achei que já tinha alguma continuação, achei bem semelhante com outro que vi por ai, mas agora não consigo te dizer o nome ^^ Mas enfim, fiquei bem instigada pela leitura, ainda mais vendo que tão viciante, faz tempo que não encontro livros assim. Dica anotada!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Apesar do tema meio clichê, confesso que a proposta do livro me chamou atenção, deve ser bem fofo! Gostei da capa tbm, e acho que já sou #teambrent kk
    Adorei a resenha, nunca tinha visto esse livro ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Curti muito a resenha e a premissa.
    Não conhecia o livro, mas só da protagonista ser fã de Bridget já me chamou a atenção haha

    E a capa é lindíssima!

    Sucesso para as autoras.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Ao contrário de você, sempre observo a diagramação, porque algumas dificultam muito a leitura e fico bem feliz de saber que aqui ela é bem feita.
    Quanto ao triângulo amoroso de quatro lados, a protagonista deve ficar se achando com 3 disputando sua atenção...
    Acredito que só lendo para saber quem ela escolheu, né?
    “A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessada na obra! Parece realmente ser uma história interessante. Adoro essas tomadas de decisões necessárias dos protagonistas, acho que agrega muito na obra! :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro curioso e intrigante!! adorei, ainda não conhecia e através da sua resenha me interessei bastante para ler, minha lista de leitura para este ano está bem lotada mas se conseguir uma vaguinha vou encaixar esse pois gostei bastaten, valeu pela dica.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem? Eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ele deve ser super fofo! Livros YA são ótimos pra nos ajudar a sair daquela ressaca literária, e o fato dele ser de autoras brasileiras deixa tudo mais empolgante, até porque, nem só de YA estrangeiro vive o leitor, não é? Hahah :B Ter um triângulo amoroso no livro me deixa com um pé atrás porque fico bem indecisa e, geralmente, com raiva dos personagens, mas vou dar uma chance pra esse!
    Estou seguindo aqui pra acompanhar as novas postagens! Tenha uma ótima semana, beijos :-)

    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não li. Pela sinopse e pela sua resenha parece ser uma leitura bem agradável e rápida. Gosto daqueles títulos que nos envolve e prende até a última página. Me fez lembrar do livro A Seleção, sempre que sai um título, os leitores estão ansiosos pelo próximo. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  9. Hey, Mari. Tudo bem?

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, a princípio me parece uma leitura muito agradável, pela sua resenha, o enredo se mostra bem singelo e cativante. Ótima indicação!

    Abraços, até loguinho!
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oooi Mari!
    Acho que um dos melhores pontos desse livro é ele ser nacional.. Ele é nacional mesmo né? ahahaha
    Gostei da estória. Apesar de ser aquele famosos clichê adolescente me agradou à primeira vista. Não sei como seria com o decorrer das páginas, mas acho que leria sim!

    Beeeijoos
    O Outro Lado da Raposa

    ps: vai no evento do dia 18??

    ResponderExcluir
  11. Heey!
    Me interessei muito pelo livro, a começar pelo título, achei super criativo haha! Eu acho muito legal esse lance de intercalar a narrativa entre os personagens, porque daí é possível ter uma visão mais ampla dos acontecimentos ^~^. E nada como um livro com uma diagramação bonita, né?! <3
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desde que eu vi a capa desse livro, procurei a sinopse e li fiquei completamente louca de vontade de conhecer. Tudo nele me atrai, creio que iria adorar a leitura, assim como você. Gosto muito desses YA's divertidos e descontraídos. Já estou querendo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Mari, tudo bem?

    Esse livro parece ser muito bom, adorei sua resenha, super bem detalhada e escrita. Seu cantinho é puro amor, layout muito fofo. Estou seguindo. Beijos!

    Cantinho da And

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Este livro parece ser muito fofo e divertido, a capa e muito bonita, e a premissa e muito boa!Dica anotada ;)
    Amei sua resenha, super bem feita *--*
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, tudo bom? Gostei muito da resenha! Estava super ansiosa para ler alguma sobre O triângulo e 4 lados, pois ainda não sabia bem sobre o que o livro se tratava, apenas tinha gostado (e muito) da capa mesmo. Bem diferente isso do romance, né? Coitada dela ter que decidir entre todos eles. ahahah
    Aliás, já gostei juito do Rodrigo <3 #teamrodrigo
    Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari, sua linda, tudo bem
    Eu acabei de ler uma duologia que amei e fala um pouco sobre isso, as vezes, um cara perfeito bate a nossa porta, mas ele não é o perfeito para a gente. Eu acredito nisso. Não li o livro, mas eu confio no coração. Não importa se tem vários dando em cima dela, se são todos maravilhosos, o que importa é aquele por quem o coração dela bate forte, que tira a estrutura dela. Ele é a escolha!!!!!
    Eu já estava preparada, então, não foi dessa vez que me deixou em dúvidas, podiam até ser mil, mas eu escolho "ele", agora só lendo o livro para descobrir quem é "ele", risos...
    Amei sua resenha!!!!!! Não conhecia essa história, mais um desfalque na minha conta bancária e a culpa é toda sua!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu já odeio triângulos normais, ainda colocaram mais um cara na história, definitivamente não é leitura para mim. Além de tudo, colocaram primos no enredo, e na minha família sempre fomos primos meio irmãos, isso não ia entrar na minha cabeça. Não leria, mas que bom que gostou tanto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...