Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 176
Gênero: Romance, Ficção, Drama
País: EUA
ISBN: 9788580414653
Classificação: ★★★★☆
_______________
Noites de Tormenta é um dos livros mais fofinhos do Nicholas Sparks. Sua escrita água-com-açúcar que conquistou milhões de fãs é, mais uma vez, evidenciada neste romance e apesar de não surpreender, agrada por sua previsibilidade confortável. Com maestria, Sparks fala sobre o amor, a vida e as relações entre um e outro. O foco nesta história é o tempo e sua percepção, o fato de que um instante pode durar uma vida e um amor pode durar para sempre.
Narrando a história de Adrienne Willis, o livro retrata uma vida de dedicação aos filhos e o sofrimento pelo qual ela passou quando, após décadas de casamento, seu marido pediu o divórcio alegando ter se apaixonado por outra mulher. Sua vida previsível e estável, no entanto, esconde um segredo do passado. Um fim de semana em Rodanthe, um homem desconhecido e uma paixão avassaladora.
Paul Flanner sempre teve tudo o que desejava até que a vida lhe tomasse tudo. Após se separar da esposa e brigar com o único filho, ele perde uma paciente na mesa de operações. O cirurgião fica devastado e consumido pela culpa por ter cometido tantos erros com sua própria família e, enfrentando um processo pela família da paciente que faleceu em suas mãos, ele decide abandonar tudo o que tem e recomeçar sua vida.
O que Paul não esperava era que no começo dessa jornada, ele fosse se apaixonar em um fim de semana. Ao se hospedar numa pousada no litoral da California, ele conhece Adrienne e enquanto se preparam para uma intensa tempestade que está por vir, os dois descobrem que o amor pode ser o abrigo que eles tanto procuram - metaforicamente ou não.
Anos depois, em forma de flashbacks, Adrienne compartilha esse segredo com a filha para que ela entenda que a vida, muitas vezes, nos leva a lugares aos quais nunca sonhamos ir e que o amor pode estar onde menos se imagina. Um fim de semana tempestuoso em Rodanthe foi o suficiente para que Adrienne conhecesse o amor de verdade e entendesse que um momento pode durar para sempre.
Um romance com protagonistas mais maduros, Noites de Tormenta se diferencia dos demais justamente por ser um dos únicos livros do autor que se encaixa fora da faixa "etária padrão" dos romances contemporâneos. Não chega a ser seu melhor trabalho, mas conquista como todos os outros porque se há algo que Sparks sabe fazer é conquistar corações e destruí-los no meio do processo. Cada um de seus livros é como uma noite de tempestade, que destrói corações mas é seguida de calmaria.
"Durante toda a sua vida correra para longe de alguma coisa, não na direção de alguma coisa e, no fundo do seu coração, sabia que tudo fora em vão.
Estava com 54 anos e sozinho no mundo. Olhando para a faixa de asfalto vazia à sua frente, não pôde deixar de se perguntar por que correra tanto." (p. 32)
Sinopse: Há três anos, Adrienne Willis perdeu as esperanças no amor quando o marido a trocou por uma mulher mais jovem. Tendo que cuidar sozinha dos três filhos adolescentes e do pai doente, ela acha que nunca será capaz de recuperar a autoestima e a vontade de viver. Por isso, quando sua amiga Jean precisa fazer uma pequena viagem e lhe pede que tome conta de sua pousada, ela vê uma oportunidade para mudar de rotina. A previsão de tempestade iminente, no entanto, faz com que os próximos dias não pareçam muito promissores. Pelo menos até a chegada de Paul Flanner, o único hóspede com reserva para o fim de semana prolongado.
Aos 54 anos, Paul é um cirurgião bem-sucedido que enfrenta fantasmas parecidos com os de Adrienne. Nos últimos seis meses, a esposa pediu o divórcio e ele rompeu relações com o filho. Ao ver sua vida perder o rumo, Paul decidiu vender a clínica e a casa e ir à pequena cidade de Rodanthe para encerrar um doloroso capítulo de seu passado.
Logo Paul e Adrienne começam a descobrir suas afinidades e a se aproximar cada vez mais. Ao longo do fim de semana, a tempestade que toma conta de Rodanthe finalmente chega ao fim, mas o que nasce entre eles ressoará pelo resto de suas vidas, entrelaçando passado e futuro e dando um novo significado às palavras amor e perda.
"(...) As pessoas no fundo não eram muito diferentes umas das outras. Jovens ou velhas, homens ou mulheres, todas queriam as mesmas coisas: paz, uma vida tranquila, felicidade. A diferença era que as pessoas mais jovens pareciam pensar que essas coisas estavam no futuro, enquanto as mais velhas acreditavam que estavam no passado." (p. 133)