janeiro 19, 2015

[Projeto] Paracapafraseando #1


Na minha opinião, a capa de Proibido simboliza tudo o que a história quis transmitir. Uma mão sobre a outra de modo fraterno, como irmãos segurariam as mãos e uma rosa vermelha simbolizando a paixão que surge entre eles. É possível notar que a rosa não tem espinhos, ou seja, o amor deles é algo puro, que não representa perigo para ninguém. 

Ao mesmo tempo as mãos, o título e a rosa estão envolvidos por arame farpado, o que poderia simbolizar que a sociedade quer mantê-los à distância. Um relacionamento julgado (pela sociedade) como errado, impróprio e incesto é considerado - nos países ocidentais e em grande parte dos orientais - um crime e o arame farpado também remete à uma penitenciária.

Se observarmos que a rosa e as mãos estão atrás do arame farpado, podemos entender que o amor de Maya e Lochan estava cercado por todos os lados. Preso dentro de um estereótipo e uma concepção arcaica de 'pecado'. O incesto a que se refere o livro está presente no título, que inclusive também faz parte da cerca ao redor do amor dos dois. A proibição os mantém em cárcere, os machuca como só arame farpado faria.

O amor deles floresceu dentro de um campo de concentração, recluso do restante do mundo. Todos os outros não aceitam, eles seriam julgados, condenados. Separados não são mais que pétalas e juntos eles são uma rosa solitária que murcha cada dia um pouco mais por ter de viver longe do sol.

Projetoparacapafraseando #1 - Janeiro/Fevereiro

Dê sua opinião sobre a capa do livro Proibido de Tabitha Suzuma. 

Dê sua opinião sobre a capa de Proibido nas redes sociais.
Preencha o formulário e cruze os dedos!

Resultado em 25/02.

18 comentários:

  1. Adorei esse seu projeto *-*
    Estava pensando em fazer algo assim no meu blog também...

    Visitem!
    http://www.manonaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei o projeto e a análise da capa, concordo com tudo o que você disse e também li significados que nunca poderia ter imaginado, mas fazem bastante sentido.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Achei bem bacana o projeto Mari e vou participar sim!
    acho essa capa linda e estou apaixonada pela sua resenha ainda! Esse com certeza é uma das minhas próximas compras e a culpa é sua! Vou te mandar a conta...kkkkk

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari.

    Essa é uma das capas que mais acho linda em minha estante. Desde que vi essa rosa e os arames eu sabia que esse livro teria algo bem pesado a se passar. Eu fico imaginando esse arame em volta deles apertando e destruindo tudo que eles tinham de bonito. Só de ver essa capa me dá umas coisas e me lembro do livro e a vontade de chorar aparece. Esse arame se enrolou mesmo foi em meu coração no final do livro.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  5. Que ideia bacana, Mariana!
    Gostei muito deste projeto!
    Parabéns!

    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa deste livro resume muita coisa do livro e sua interpretação dela é bem parecida com a minha. Adorei a ideia deste projeto, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    pra mim poder falar bastante sobre esta capa, eu teria de ter lido o livro. Mas pela tua resenha, concordo contigo. Achei tudo a ver tanto o arame farpado quanto a rosa. As mãos... enfim, tudo. Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A sua leitura da capa, bate exatamente com a minha concordo plenamente com você e a capa desse livro já diz muuuuita coisa sobre a historia, gostei de mais desse projeto :)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sua análise de capa.
    Eu concordo com você. Acho que a flor sem espinhos significa que o amor não é arriscado, mas se eles pularem a cerca a sociedade não irá aceitá-los!
    Quero participar do projeto e gostaria de saber se posso ser por e-mail também
    Beijos

    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Amei sua interpretação!
    Um tanto quanto parecido com o que eu penso, amanhã vou postar a minha! Só não vou conseguir escrever tanto quanto você! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari!
    Menina, pelo visto você amou mesmo o livro. Sou como você gosto de temas mais fortes e por isso estou aflita para ler este livro, mas ainda não sei quando será. Nunca li nada sobre incesto por isso quero saber o porque de tanto amor pelo livro.

    Lindo seu projeto e o cometário ficou muito bom

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quanta coisa uma capa pode simbolizar! O.o
    Nunca parei pra pensar mesmo que esse arame farpado poderia significar que é um tipo de separação entre eles e os machuca.
    Muito bom esse projeto, curiosa pra saber mais interpretações de capas de livros.
    Bjs, Mariana <3

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Essa capa além de ser linda, está carregada de sentimentalismo! Me interessei pelo livro, aliás!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse projeto e confesso que tentar expressar essa capa é bastante complicado, já que tem vários campos.
    Mas adorei, fazer isso é bem legal

    ResponderExcluir
  15. Embora eu não pretenda ler esse livro por causa do tema, tenho que concordar com você, só que nesse caso acho que a minha opinião é o arame O.o
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Mariana!
    Sua análise está simplesmente perfeita.
    Abordou cada ítem da capa e realmente tem tudo haver com o enredo do livro.
    Como não o li ainda, não participarei, mas adorei a ideia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  17. Eu havia feito minha análise, mas fui bocó o bastante para conseguir fechar sem salvar, agora tenho que juntar coragem novamente para escrever ¬¬'.
    Sua análise está um pouco diferente da minha (essa é a parte legal).
    Como já tinha dito, eu adorei o projeto e vou tentar participar.
    Sua análise foi ótima, abordando os vários aspectos da capa !

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Nossa, fiquei arrepiada!!!!!!! Sua interpretação é melhor do que qualquer resenha que tenha lido!!!!!! Eu amei esse livro, foi um dos que mais me fez sofrer, eu fiquei com muita dificuldade de escrever a resenha.
    Parece que você leu a Alma do livro!!!!
    Sem palavras, chocada, mas não esperava nada menos de você. Arrasou!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...