janeiro 09, 2015

[Livros] Os Contos de Beedle, O Bardo - J.K. Rowling

Título Original: The Tales Of Beedle, The Bard
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 103
Gênero: Contos, Ficção
País: Reino Unido
ISBN: 9788532516015
Classificação★★★★★
_______________

Mais uma vez eu fui surpreendida pela genialidade sutil de J. K. Rowling. Não contente em escrever os sete volumes de Harry Potter, ela ainda presenteou os leitores com livros complementares à saga tão incríveis quanto. Dentre eles, preciso destacar minha mais recente leitura (decidi lê-lo depois de visitar Hogwarts, veja fotos da viagem clicando aqui), que foram Os Contos de Beedle.

Essa fantástica leitura é ainda complementada com as anotações e pensamentos de Alvo Dumbledore, o que torna o livro ainda mais especial. A sabedoria ímpar do maior mago de todos os tempos ilumina toda a filosofia escondida por trás das estórias de Beedle. Observações extremamente pertinentes, que trazem ao leitor o ponto de vista do diretor de Hogwarts. Não vou discorrer sobre cada uma das histórias, pois são demasiadamente curtas e precisam ser lidas para compreensão e a sinopse já diz muito sobre elas.

As morais e ensinamentos bruxos presentes no livro funcionam como os contos de fada no mundo trouxa. Eles são muito mais do que histórias infantis, são verdadeiras doses de sabedoria. Cada conto traz uma narrativa mágica, literalmente, e é possível constatar mais uma vez que o universo criado por J. K. Rowling é de fato, infinito. A genialidade da autora não encontra limites e sua habilidade para contar histórias é reafirmada nesse pequeno volume complementar.

Me arrependo de ter adiado por tantos anos a leitura desse livro tão incrível. Mas é bom saber que tanto tempo após a conclusão de As Insígnias da Morte, o mundo mágico criado pela autora, permanecem intactos no meu coração. Doeu pensar em Dumbledore, assim como lembrar de outros personagens que tanto me marcaram. Um dos contos fala sobre animagos e eu não pude deixar de pensar em Almofadinhas, Aluado, Pontas e Rabicho. O que Harry Potter significa para mim é algo inexplicável. E sempre que posso voltar a Hogwarts, nem que por poucos minutos, sinto que o meu mundo fica um pouco mais mágico.

"A moral de 'O Conto dos Três Irmãos' não poderia ser mais clara: os esforços humanos para evadir ou superar a morte estão sempre fadados ao desapontamento." (p. 92)

Sinopse: Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.

Enquanto nos livros dos trouxas ela está ligada ao comportamento errado, aqui ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros. Só que ao mesmo tempo bruxos e bruxas descobrem que esta mesma magia pode lhes causar dificuldades e nem sempre é a solução para todos os problemas. Assim como em alguns contos de fadas, as histórias de Beedle podem assustar criancinhas, mas, por outro lado, as inspiram a serem honestas e a usarem seus poderes para o bem, algo que Dumbledore ressalta a todo momento em suas anotações.

A primeira das histórias, “O bruxo e o caldeirão saltitante”, tem como protagonista o filho de um bruxo muito bom que, após a morte do pai, decide não ajudar os outros como o pai o fazia; “A fonte da sorte” mostra a busca de três bruxas e um cavaleiro por uma fonte, cuja água concede boa sorte a todos aqueles que nela se banharem; em seguida, a mais assustadora das narrativas, “O coração peludo do mago”, sobre um velho bruxo incapaz de amar e uma donzela que em muito lembra as donzelas dos contos de fadas trouxas; antes da já conhecida “O conto dos três irmãos”, Rowling apresenta as aventuras da esperta “Babbity, a coelha, e seu toco gargalhante”.

Os contos de Beedle, o Bardo comprovam mais uma vez o talento de J. K. Rowling para transportar o leitor para o seu universo mágico e único. Pegue sua vassoura, alguns galeões e vá buscar o seu!

"A ironia é que se formou uma curiosa lenda em torno dessa história, que contradiz exatamente a mensagem original. A lenda argumenta que os prêmios que a Morte dá aos irmãos - uma varinha imbatível, uma pedra capaz de ressuscitar os mortos e uma capa da invisibilidade imperecível - são objetos verdadeiros que existem no mundo real. E vai além: se alguém vem a se tornar o legítimo possuidor dos três, torna-se então 'senhor da Morte'." (p. 93)


14 comentários:

  1. Eu já li Os Contos de Beedle, O Bardo, eu também achei incrível a historia, e realmente o interessante dos contos desses livro é a mensagem que tem ao final de cada conto. E JK é JK, sem mais, mulher que se supera a cada livro lançado.

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como eu queria que vários autores fosse como a J. K. Rowling, nos presenteando com livros complementares às suas sagas! Ainda não li nenhum livro dela, mas a cada dia minha vontade de ler aumenta, por ver várias resenhas positivas sobre seus livros como essa.
    Ótima resenha! Bjs, Mariana <3

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada dela, nem a série HP ainda, o único que tenho dela é Morte súbita. Mas esse livro de contos parece ótimo, gostei e fiquei curiosa para conhecer. Realmente, muita gente elogia o trabalho dela

    ResponderExcluir
  4. eu n achei tão maravilhoso esse livro, mas gostei muito da história.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari. *-*

    Que luxo! Visitou Howgarts. Um dia ainda irei. \o/
    Mas aos contos não li ainda esse livro, mas fiquei com as coisas que a Hermione lê durante o último livro do Harry. Mas tenho curiosidade quanto a leitura e espero em breve fazê-la. Gostei bastante do quote utilizado na resenha.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Só assisti os filmes de HP, mas até hoje sou louca pra lê-los.

    Adoro a ideia desse livro e a autora uma linda por presentar os fãs assim.

    bjs e tenha um maravilhoso fim de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Confesso que só quero ler esse livro quando ler todos do Harry Potter! Ainda não li nada da J.K Rowling, e esse livro deve ser muito legal :)
    A minha amiga estava lendo esse e um outro (Que perdi o nome agora), então espero comprar todos juntos
    Beijoos

    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sou meio suspeita, a saga de Harry Potter está encrustada em minha mente e coração, tendo dito isso, eu leria qualquer coisas escrita por J.K. Rowling e ligada ao mundo de Hogwarts.
    Conheci o universo mágico de Harry Potter meio tarde, não consegui acompanhar toda aquela emoção de esperar os filmes serem lançados e quase ter um infarto quando a autora anunciava um novo livro, mas, ainda assim, me senti tocada.
    Só pude ir ao cinema ver o último filme, Relíquias da morte parte dois. O que dizer ? Chorei, fiz uma tarde/noite de Harry Potter, li todos os livros e estou juntando meus galeões de ouro para comprar TODOS os livros, obviamente, Os contos de Beedle, o bardo não podem ficar de fora.

    ResponderExcluir
  9. Olá ! Mariana eu já li os livros dela só que esse nunca li ,ontem chegou o livro dela ,morte súbita, quê eu tinha ganhado no sorteio junto com uma caixinha de jóias ,espero comprar esse livro até ,o fim desse ano só que eu não posso ,eu ainda tenho que comprar uns livros que eu desejava tanto ter ,Cornelia Funke : kit livros da saga coração de tinta ,eu li o livro coração de tinta e sangue de tinta ,quê minha amiga tinha me emprestado ,agora vou comprar pra mim e continuar a saga .

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por esse livro, e quero muito comprar ele *-*
    Adorei o post beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  11. Adoro contos. Achei uma graça esses contos de fadas lindos. J.K tem poder de nos levar para mundos mágicos hhaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Mariana!
    Contos já são bons de serem lidos e escritos pela Rowling com toda sua magia e criatividade, devem ser contos fabulosos.
    Que viagem a sua,hein? Sonho realizado, parabéns!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li os contos, mas estou louca para ler. O livro parece ser uma graça, já até imagino as historias engraçadas, vou conferir assim que puder...

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...