janeiro 10, 2015

[Livros] O Outro Lado da Memória - Beatriz Cortes

Título Original: O Outro Lado da Memória
Autor: Beatriz Cortes
Editora: Novo Século
Páginas: 248
Gênero: Ficção, Romance
País: Brasil
ISBN: 9788576799535
Classificação★★★☆☆
_______________

Há muito tempo venho querendo ler algo da Beatriz Cortes. O motivo é a enxurrada de críticas positivas à sua obra. Decidi então começar pelo O Outro Lado da Memória, seu livro de estreia e confesso que gostei do que li. Uma narrativa leve, indicada para os jovens leitores e que resgata princípios pouco populares entre os jovens, dentre eles o amor e a espera pelo 'momento certo'.

Cristã, a autora quis passar a mensagem em que acredita e seu livro é sincero. A espera pelo momento certo, seja para namorar, casar ou perder a virgindade é uma escolha que deve ser feita única e exclusivamente por nós, não pode ser forçada por nosso parceiro ou imposta pela sociedade. Tampouco imposta por religiões (este é um parênteses que eu preciso abrir para expressar a minha opinião pessoal). No caso da protagonista, essa escolha é uma opção dela, independente de uma religião, é uma questão de princípios que para ela são importantes.

Preciso confessar que esses princípios não são os mesmos que os meus, eu tenho uma opinião bem menos complexa sobre a sexualidade e o casamento, mas isso não vem ao caso. De qualquer maneira, é um livro mais indicado para pessoas que compartilham desses pensamentos, talvez elas gostem mais que eu da história como um todo por conta desse fato. 

A narrativa fala sobre Luiza, uma garota traumatizada por um ex-namorado. A garota luta para tentar se reerguer depois de tudo o que passou nas mãos do rapaz e decide nunca mais se deixar enganar pelos próprios sentimentos. É quando ela conhece Arthur, o novo capitão do time de basquete da escola. O garoto petulante só faz irritá-la, mas logo eles vão descobrir que possuem uma ligação mais forte que o ódio.

Confesso que achei bem exagerada a irritação de Luiza com Arthur, o garoto conquistou seu ódio eterno simplesmente por jogar basquete, como seu ex-namorado fazia. E outras centenas de milhares de pessoas no mundo. Depois de algum tempo, Arthur finalmente quebra a barreira que existe entre os dois e começa a se apaixonar pela ainda irritante, porém bela, Luiza. O resultado é que eles lutam contra o inevitável e quando percebem já estão envolvidos demais. Entre cenas fofas e clichês, suspiros são incontroláveis.

Enquanto isso, o ex-namorado canalha que aprontou com Luiza retorna ao colégio. Ele quer mais do que seu lugar como capitão no time de basquete, deseja também reconquistar a ex-namorada e está disposto a fazer qualquer coisa para conseguir isso. Bastante previsível, é uma leitura leve, descontraída e gostosa. Li em poucas horas e torci pelo casal principal. Os outros personagens, amigos do casal são divertidíssimos, apesar de rasos em sua personalidade. É como eu disse, um livro que agrada por sua simplicidade e que passa adiante valores bonitos que foram há muito esquecidos.

"- Linda! - ele sussurrou.
- Também adoro essa música... - falei.
- Não, linda é você!" (p. 134)

Sinopse: "Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. 

Anos depois do acontecido, ela conhece  Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. 

Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele.

"O amor não é feito de palavrinhas idiotas, o amor é feito de grandes gestos, como li uma vez; é feito com aviões levando faixas sobre estádios, propostas em telões, ou rosas e bilhetes espalhados por toda uma cidade. Ele é feito de atitudes, não só de palavras." (p. 226)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...