março 03, 2015

[Livros] Um Amor, Um Café & Nova York - Augusto Alvarenga

Título Original: Um Amor, Um Café & Nova York
Autor: Augusto Alvarenga
Editora: D'Plácido
Páginas: 168
Gênero: Romance, Ficção
País: Brasil
ISBN: 9788584250370
Classificação★★★★★
_______________

Fofo. Não há outra palavra para descrever Um Amor, Um Café & Nova York. O livro de Augusto Alvarenga me conquistou e me fez suspirar em vários momentos. A cada página virada, eu marcava uma frase ou um trecho com que eu me identifiquei. É um livro que fala de amor com bastante açúcar, feito para os românticos e sonhadores de plantão. Muito eu.

O amor adolescente, geralmente descrito nos livros como impetuoso, desregrado e avassalador, nesse livro toma contornos diferentes. Um amor cheio de ternura, carinho e meiguice, faz deste, um romance mais leve, gostoso de ser lido numa tarde de domingo. Todo o clichê dos YA's é deixado de lado e a narrativa do autor não segue os padrões atuais de livros best-seller. Pelo contrário, Um Amor, Um Café & Nova York ressalta um valor muitas vezes esquecido pelos jovens amantes: ele próprio, o amor.

Guimila são o casal mais guti-guti do mundo literário. Eles demoram para desligar o telefone, se falam várias vezes por dia, quase não brigam, fazem surpresas um para o outro. Quando estão prestes a completar três anos de namoro, Guilherme faz uma surpresa para a namorada, ele planeja uma viagem para Nova York. Essa, não é uma surpresa qualquer, pois Camila é apaixonada pela Grande Maçã. Talvez tanto quanto eu sou por Londres. A ansiedade e a expectativa de realizar o seu maior sonho com o amor da sua vida torna tudo ainda mais fantástico. E quando eu vivi a mesma coisa que a protagonista, eu também me sentia nas nuvens, antes mesmo de entrar no avião. 

Já em solo americano, os dois vão descobrindo juntos a beleza de Nova York. A cidade grande, que nunca dorme e onde os sonhos se tornam realidade. Acostumados com Belo Horizonte, o fascínio dos protagonistas é notável, tudo é diferente, desde o clima, até a forma de se comportar. Augusto fez um excelente trabalho de pesquisa e por algumas horas, eu realmente estive em Nova York enquanto lia.

O 'café' no título pode ser entendido como uma referência ao estado de Minas Gerais, de onde são as personagens criadas pelo autor. Além do mais, em países que experimentam as mais baixas temperaturas, como os do hemisfério norte, o café é parte essencial da viagem. Saudades, Starbucks. A capa e a diagramação são maravilhosas, fruto de um trabalho de ilustração do próprio autor, que não poderia passar despercebido. A representação de Belo Horizonte no topo e de Nova York no rodapé é genial da concepção à execução, e pode inclusive dizer muito sobre a história.

Tudo pode parecer perfeito, fofo e encantador, mas até os sonhadores precisam acordar. Em um determinado ponto da viagem, o amor do casal é colocado à prova e os sonhos e planos dos dois podem colidir. Todo casal passa por esse momento e a forma como Augusto trabalhou isso na narrativa foi bem plausível. Mais uma vez me identifiquei e cheguei a pensar que o autor tem me espionado nos últimos anos.

Os muitos momentos românticos do casal podem parecer exagero para os que não gostam do excesso de mel, mas para aqueles que preferem seu café e seu amor com duas pedrinhas de açúcar, o livro tem o sabor perfeito. Recomendo como uma boa história e como um trabalho de ilustração fantástico, cheio de significado.

"Eu quero realmente ter alguém. Eu não estou insinuando nada para você, ou talvez, eu esteja sim. - e pegou as minhas mãos - Mas o que eu quero por agora é isso: que você não fique pensando que não significou nada. Porque significou, sim! Não pense que eu não vou te ligar essa noite, pois eu vou! E não pense que eu estou falando isso da boca para fora, porque eu não estou. Ok?" (p. 24)

Sinopse: Um Amor, Um Café & Nova York - Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?

"Eu não sei nem o que te dizer,,, Eu só... Eu faria qualquer coisa para ouvir todas essas suas palavras para mim de novo. Eu faço qualquer coisa por você, Camila! Qualquer coisa! Eu só preciso ver o seu sorriso brilhando do meu lado. Eu te levo para a lua comigo se você quiser! Eu te amo tanto..." (p. 46)


13 comentários:

  1. Olá!

    ESSA RESENHA, ESSE LIVRO <3! Ainda bem que você fez parceria, Mari!
    Queria muito ler sua resenha e não me arrependo nada.
    O que eu penso é que nós temos épocas certas para ler alguns livros. Fico muito feliz por você não ter lido antes de ter viajado. Talvez você não teria gostado tanto assim. Felizmente você leu só agora e pode DIVIDIR ESSE AMOR COMIGO <3!
    Muito feliz por ter gostado e por essa sua resenha maravilhoso!
    Realmente, tudo na dose certa e muito amor entre Guimila!

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero tanto ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha maravilhosa, onde superou todas minhas expectativas. Estou precisando ler mesmo um livro sobre romance, mas não tão meloso, e também não muito cheio de confusão, e sim leve. E pelo o que eu vi, esse livro é maravilhoso né!? Sem contar, que essa capa é linda haha.
    Adorei
    Bjs

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros que contam com uma roadtrip hahhaa tenho certeza que vou gostar dessa, já anotei o nome e espero ter a oportunadade de conhece-la! Adorei a resenha Mari!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Acredito que amores colocados em prova é normal, faz parte. Fiquei fascinada com a história desse livro e parece ser emocionante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  5. Menina que livro lindoooooooooooooooooo
    Fiquei apaixonada pela sua resenha e principalmente pelos personagens.
    Não conhecia esse livro e olha que sou apaixonada por um romance xD
    Nossa, eu vou ver se coloco na minha lista de desejados para poder conferir.
    Parabéns pela sua resenha, porque ficou ótima e chamou bastante minha atenção. Sucesso viu!?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-amo-new-york.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bom? Desde a resenha do Luke que eu quero ler esse livro, mas não sabia que era tãaao meloso assim. Mas mesmo assim eu quero lê-lo. Imagino que tenha sido mesmo um sonho para ela viajar com seu amor para NY e um sonho para você viajar para Londres *---*
    Beijo,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  7. Mari-linda! ♥
    Mais uma resenha perfeita!!!
    Eu sou completamente apaixonada por essa capa e doida para ler esse livro!
    Parece ser agradável e fofo de se ler. O típico romance que eu adoro!!!
    Quero muito conhecer a história de Guilherme e Camila!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, tudo bem?
    Eu estou namorado esse livro há tanto tempo *--*
    Fiquei contente em saber que ele é tão bom quanto imaginava, adoro essa combinação romance + comédia romântica. E muito legal o autor explorar o crescimento dos personagens com essa mudança "Belo Horizonte - Nova York".
    Fora que a capa é uma fofura né?
    Amei a resenha, me incentivou ainda mais a ler hahaha
    Beijos,
    Juliana Skwara
    http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-eleanor-park

    ResponderExcluir
  9. Sou extremamente romântica e melosa, então acho que vou gostar do livro.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii Mari, tudo bem???? Não sei se o livro é muito o meu estilo, hahaha. Apesar de uma romântica sem cura, gosto de livros que trazem mais dramas amorosos, mas quem sabe dou uma chance a leitura. Sua resenha ficou muito legal e os comentários que vejo são sempre positivos :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari <3

    Esse livro parece ser a minha cara, ainda mais por ser uma romântica incurável. Amo histórias fofas e casais guti-guti. Acho que super me identificaria com eles. Apesar de não ter um relacionamento extremamente melado, meu namoro é cheio de momentos fofos, ligações demoradas, declarações e coisas do tipo. Já quero esse livro.
    Sua resenha fofinha demais, assim como o livro parece ser.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari.
    Menina ando vendo este livro na blogosfera e de fato estou curiosa para conhecer a escrita do autor e a trama. Espero um dia tê-lo em mãos. Um amor lindo e avassalador eu amo este tipo de leitura, pois termino de ler e fico tão saciada de amor que fico leve sabe? rs.

    Linda resenha

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Olá adorei a resenha! vou colocar na minha lista de leitura, pois amo livros cheios de romance.
    Com certeza esse livro é para mim *-*
    adorei o blog! seguindo :D
    Bjs, e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...