março 16, 2015

[Livros] Métrica - Colleen Hoover (Slammed #1)

Título Original: Slammed
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Gênero: Romance, Ficção, New Adult
País: EUA
ISBN: 9788501401861
Classificação★★★★★
_______________

Poético, sincero e comovente. O livro de Colleen Hoover tem como objetivo emocionar os leitores e de fato, consegue. Com uma escrita sensível, que é característica da autora, Métrica conta uma história de amor, poesia e coragem. Coragem porque é preciso tê-la para enfrentar os obstáculos que a vida coloca no nosso caminho e talvez o maior deles seja, justamente, o amor.

Arrisco dizer que Colleen se multiplicou para escrever esse livro. Pude ver várias facetas da autora numa única história. Apesar de narrar a história do ponto de vista da protagonista Layken, Métrica expõe em apresentações de slam poetry, fragmentos da alma de outros personagens coadjuvantes. A poesia, a música e o sentimento estão mais presentes nesse livro do que em qualquer outro de Colleen. Eu confesso que chorei e que senti meu coração apertado nos últimos capítulos, essa sensação perdura até hoje.

Além de nos introduzir ao mundo do slam poetry (uma espécie de competição de poesia), temos um referencial musical único, literalmente. A música fica por conta dos The Avett Brothers, banda já conhecida que quem gosta de new adults e/ou de folk, indie e rock alternativo. Em todos os capítulos, há um trecho de alguma música da banda e cada uma delas se encaixa perfeitamente ao contexto.

Em Métrica (tradução que infelizmente não faz juz ao título original), conhecemos Layken e sua família - sua mãe e seu irmão Kel. Após a morte repentina do pai, a jovem de dezessete anos tenta reconstruir sua vida e seguir em frente. Em meio às turbulências de uma vida completamente devastada, a mãe decide que eles devem mudar de cidade. De imediato, a decisão não agrada a garota, mas aos poucos ela vai descobrir que essa nova casa pode trazer um novo conceito de lar.

Logo no primeiro dia, Layken conhece Will, seu vizinho. Aos poucos, os dois se tornam amigos e o rapaz revela que é órfão e cuida sozinho do irmão Caulder. Um personagem extremamente bem construído, Will Cooper assumiu toda a responsabilidade que caiu sobre seus ombros e nunca reclamou. Em contrapartida, Layken é infantil, imatura e choraminga por tudo. Se há um ponto negativo em Métrica é a personalidade da protagonista, que irrita e que contrasta absurdamente com a de Will. Uma possível explicação para o fato é a de que, por ser narrado do ponto de vista dela, o livro tende a passar a imagem que a própria Layken tem de si. Daí, é mais aceitável pensar que Layken apenas se vê como uma menina, despreparada para vida e para os obstáculos que esta lhe reserva. 

Com o passar das semanas, Will e Layken ficam mais próximos e começam a se apaixonar um pelo outro. O relacionamento que tem tudo para dar certo se torna então, o ponto alto do romance. Após uma incrível competição de slam, os dois se despedem com um beijo e selam o futuro com um sentimento forte, que adolescentes conhecem bem. O que eles nunca poderiam imaginar é que mais uma vez, a vida tinha planos para eles. Planos não muito bons.

No primeiro dia de aula, Layken está empolgada. Nova cidade, novos amigos e encontrar Will na saída da escola. Tudo parece perfeito, até ela descobrir que o garoto por quem ela está apaixonada é também seu professor. O mundo desaba e o ar se rarefaz. O que eles têm não pode mais existir e todo o desespero e a depressão que assolava a jovem retorna, ainda mais forte. 

Personagens secundários incríveis como Eddie, Nick, Gavin, Julia e até mesmo os irmãos de Will e Lake, Caulder e Kel, tornam a narrativa ainda mais rica. Cada um a seu jeito, eles vão conquistando o coração dos leitores e fazendo desse primeiro volume da trilogia Slammed a premissa de uma excelente série. Em resumo, Métrica fala de um amor proibido, intensificado pela poesia e que está fadado ao fim. Mas, se fadados estamos todos e o fim é inevitável, só nos resta amar no pouco tempo que nos cabe.

"- Se não for capaz de responder às três perguntas, nem perca seu tempo num namoro. (...)
Ele a trata com respeito o tempo inteiro? Essa é a primeira pergunta. A segunda é: se, daqui há vinte anos, ele fosse exatamente a mesma pessoa que é hoje, você ainda assim se casaria com ele? E, finalmente, ele faz com que você queira ser uma pessoa melhor? Se conseguir responder 'sim' às três em relação a uma pessoa, então encontrou um homem decente." (p. 40)

Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina.Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

"Levei a maior lição esse ano do meu professor, ele me ensinou que a pontuação não é o objetivo. O objetivo é a poesia. Eu levei a maior lição esse ano do meu pai. Ele me ensinou que os heróis nem sempre são invencíveis e que a mágica está dentro de mim. Eu levei a maior lição esse ano de um garoto. Um garoto por quem estou seriamente, profundamente, loucamente, incrivelmente e inegavelmente apaixonada. E ele me ensinou que a coisa mais importante de todas é enfatizar ... a vida." (p. 288)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...