Uma aventura instigante, JIB é um romance policial que vai te prender do início ao fim. A história é interessante, repleta de reviravoltas e com um cenário bastante familiar: o Brasil. Um grupo de jovens justiceiros é convocado para defender seu país de um bando de criminosos enquanto lidam com os próprios problemas da transição para a vida adulta.
A narrativa de Fabricio Bessat é bastante detalhista, há uma ambientação extensa e, por conta disso, os primeiros capítulos podem parecer um pouco cansativos ou confusos. No entanto, depois de apresentados os protagonistas e suas tramas paralelas, o livro flui e é impossível parar de ler até o desfecho. Aliás, o final é um show a parte. O autor honra suas referências e as cenas de luta nos remetem ao clássicos filmes de luta dos anos 80.
Acompanhamos um grupo de amigos que recebe um chamado inesperado de uma organização secreta denominada JIB. Sua função é identificar e neutralizar alvos perigosos que fazem parte da quadrilha Viúva Negra. Recrutados e devidamente treinados, esses jovens iniciam uma verdadeira caçada aos criminosos e mostram que apesar de inexperientes podem ser muito eficientes.
O livro contém algumas cenas eróticas que fazem com que ele não seja indicado para menores de 18 anos, porém, sua temática como um todo seria ideal para um público mais jovem que se interesse por aventura e mistério. Foi uma leitura bastante agradável apesar de não ser o meu tipo de história.
Alguns problemas na narrativa fizeram com que eu não conseguisse, de fato, me conectar a nenhum dos seus muitos protagonistas. O autor opta pelo desenvolvimento de todos os personagens e, assim, criar uma identificação com eles se torna difícil. As descrições físicas dos personagens me incomodaram bastante, algumas por serem estereotipadas, outras por serem excessivas. Como um todo o grupo é instigante, individualmente, nem tanto.
JIB é aquela leitura certeira para os fãs de videogame, artes marciais e aventura. Fabricio Bessat nos entrega um conjunto de referências que todo nerd vai entender. Além disso, a playlist que acompanha o livro é excelente. A eclética seleção musical do autor tem conexão com cenas específicas, tornando a experiência do leitor ainda mais sensorial. Você vai se sentir dentro de um filme de ação, esteja preparado para lutar.
Sinopse: A teia da máfia Viúva Negra estende-se sobre o Brasil. Em uma universidade localizada na cidade de São Paulo, uma organização secreta aparece para recrutar novos agentes à sua causa. Seu dever: Limpar o país dos criminosos que espreitam nos bastidores da civilização. Com os novos agentes infiltrados nesta aventura urbana, uma série de conflitos se desdobrará, colocando em risco não apenas suas vidas, como também das pessoas que amam.