junho 18, 2013

[Livros] Paperboy - Pete Dexter

Título Original: The Paperboy
Autor: Pete Dexter
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Gênero: Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581632186
Classificação★★★☆☆

_______________

Paperboy foi um livro difícil de ler, cheio de detalhes descritivos, alguns até em exagero, tornando suas mais de 300 páginas cansativas. O fato de o gênero thriller não ser o meu favorito também não ajudou, mas o palavreado literalmente de presidiários, incluindo termos grosseiros designando relações sexuais foi o que mais me incomodou, em certos pontos, me deu um pouco de nojo. Desculpe, Pete, mas poxa, você podia ter sido mais sutil.

Mas voltando à história, o texto é fascinante, apesar de um desenvolvimento lento, temos um final interessante. Me peguei várias vezes apreensiva tentando decifrar quem era o Hillary. Sim, Hillary é um homem, um presidiário que espera no corredor da morte, foi declarado suspeito de um crime e condenado.

Fomos introduzidos neste livro, à história de Ward e Yardley, dois repórteres em busca de um grande caso para investigar, eles levam Jack, irmão de Ward, nessa busca, e aí vemos como são feitas as grandes matérias investigativas dos jornais. Tudo começa com Charlotte Bless, uma mulher sensual que está decidida a tirar um homem da cadeia, afirmando que ele é inocente.

Os irmãos e o arrogante Yardley partem em busca do que pode ser um dos maiores furos jornalísticos de sua carreira. Alternando entre personagens de profundidade que chegamos até a gostar, como Ward, e outros mais superficiais, como Charlotte, a trama traz o lado obscuro dos julgamentos, do corredor da morte e dos fatos que antecedem a publicação de uma grande reportagem.

Pesado, então não sei se deveria ser recomendado à todas as idades. Como principal lição tirada desta leitura, posso dizer que erros, acabam com algumas pessoas. PS.: Gostei tanto de Ward quanto odiei Charlotte, Jack e Yardley. Corrupção e ética andam lado a lado nessa história, assim como na vida real.

"A minha intenção era salvar Charlotte Bless de se afogar no mar (...)
(...) Mas eu mal conseguia levá-la para a água."

Sinopse: Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James. As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes. “Paperboy” é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.

"- Você ainda não viu o que acontece quando se tem razão, Jack - disse ele. - Quando compreende as coisas exatamente como elas são...
- O que acontece, então? - perguntei.
Ele sorriu pra mim, com o queixo engordurado brilhando.
- Faz com que seja possível suportar a situação - disse ele. E por um momento, tive a impressão que sua voz estava vindo da enfermaria.
- É impossível saber quem uma pessoa é, exatamente - eu disse, e aquilo pairou sobre a mesa, entre nós, por um longo período."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...