novembro 10, 2013

[Livros] A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern

Título Original: The Time Of My Life
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Gênero: Ficção, Romance
País: Irlanda
ISBN: 9788581630120
Classificação★★★★★
_______________

A vez da minha vida foi uma leitura fantástica. E não digo isso, apenas como um elogio. Os livros da Cecelia em geral tem um elemento fantasioso que sempre me surpreende. Isso é um diferencial da autora e eu particularmente, adoro! Minhas leituras anteriores da autora, também foram experiências únicas e cheias de criatividade. Estou sempre aguardando um novo lançamento de Ahern para descobrir que universo incrível ela criou para nós dessa vez.

Nessa narrativa, conheceremos Lucy e sua Vida. E eu falo no sentido literário, a Vida de Lucy é uma pessoa à parte. Insatisfeito com a atenção que Lucy tem dado à si mesma, o Vida (sim, porque ele é um homem) decide intervir e impedir que ela continue se maltratando e menosprezando. 

Desde que terminou com seu namorado, largou o emprego e se mudou para um apartamento menor, Lucy não é mais a mesma pessoa. Os amigos não a reconhecem, ela virou uma pessoa fechada e que sempre vai embora antes do final da festa. Porém é uma garota feliz! Tá, isso tudo é uma mentira, seu ex-namorado, Blake terminou com ela, ela foi mandada embora e sem dinheiro vive num apartamento pequeno e abarrotado de bagunça. Tudo na vida de Lucy é mentira, ela contou uma pequena lorota e acabou se perdendo em meio à essas não-verdades

Assim, sua vida se tornou miserável. Sua rotina quase que robótica lhe dá a sensação de que tem tudo sobre controle. Outra mentira. Nada está sob controle, sua vida está uma bagunça e quando ela decide se encontrar com o cara que diz ser sua Vida ela percebe. Ele é tão miserável quanto ela, cheira mal, se veste mal e tem uma aparência horrível. É deprimente ver que sua vida não é nada do que você imagina. 

Apesar de ser confuso entender algo tão surreal, é bacana ver como a autora consegue alinhas todas as pontas soltas ao final do livro. Nos surpreendemos tanto quanto a protagonista ao descobrir que é possível sua vida querer marcar um encontro com você. Uma metáfora incrível de Cecelia para nos mostrar que, às vezes, nos perdemos do nosso caminho e deixamos nossa vida em segundo plano. Mas que no fim, somos diretamente responsáveis pelo que nos faz feliz. 

A missão de Vida é fazer com que Lucy entenda que as coisas não vão bem. Que ela ainda não superou Blake e que deve se abrir para novos amores, que deve dar espaço para seus amigos e família participarem da sua vida. E principalmente que a mentira não é a melhor alternativa.

Vocês vão se encantar com essa história, que mais uma vez chegou para mim na hora certa. Era exatamente o que eu precisava ler, pois tenho deixado minha vida de lado também. É hora de avaliarmos o que, de fato, estamos fazendo aqui. O que estamos fazendo com nossas vidas?

"Eu não o queria. Não era porque conhecera outra pessoa, eu disse a ele várias vezes, mas acho que talvez, tivesse sido mais fácil se eu fingisse ter outro namorado, pois, então, ele seguiria em frente. (...)
Quase não sinto a falta dele, mas, quando sinto, ligo a TV e tomo uma dose suficiente dele para me sentir contente novamente. Não sinto falta do meu trabalho. Sinto um pouco a falta do dinheiro quando vejo algo que eu quero nas lojas ou em uma revista, mas, então saio da loja ou viro a página e consigo superar a vontade. Não perco o programa de viagens. Não perco os jantares.
E não sou infeliz.
Eu não sou.
Ok, eu menti.
Ele me deixou." (p.12)

Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

"Como você acha que a vida acontece? Uma série de coincidências e ocorrências tem que acontecer de alguma forma. Todas as nossas vidas se chocam e se batem de frente e você acha que não há nenhuma razão ou rima para isso? Se não houvesse qualquer razão para isso tudo, qual seria o ponto? Por que você acha que as coisas acontecem, afinal? Há resultado, repercussões e ocorrências para todos que conhece e tudo o que você diz." (p.139)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...