Autor: Emily Trunko
Editora: Seguinte
Páginas: 176
Gênero: Mensagens
País: EUA
ISBN: 9788555340604
Classificação: ★★★★★
_______________
Uma das leituras mais impactantes dos últimos tempos, o livro organizado por Emily Trunko reúne centenas de mensagens de despedida que cortam o coração. Nunca imaginamos quando será a última vez que falamos com alguém e, quando esta chega, essas palavras jamais são esquecidas. Em uma edição magnífica produzida pela editora Seguinte e ilustrada por Ale Kalko, as cartas anônimas que a autora recebeu emocionam e fazem com que desejemos gritar ao mundo tudo aquilo que tanto queremos dizer antes que seja tarde demais.
Emily criou uma página no Tumblr onde recebe milhares de contribuições, últimas mensagens e bilhetes de despedida de seus leitores. Um espaço para compartilhar a dor e a esperança em dias melhores, o The Last Message Received mostra que não estamos sozinhos. Algumas despedidas podem vir carregadas de culpa mas é uma dádiva poder levar algo da pessoa que se foi. As lembranças podem ser fugazes, as mensagens não.
Muitos textos são pesados e refletem a dor e o desespero de quem os escrevia, enquanto outros revelam a falta de preocupação, a leveza de esquecer que aquele momento poderia ser o último. Não é um livro fácil de ser lido e deixa aquele nó na garganta tão difícil de engolir. É impossível não lembrar das últimas palavras que alguém já nos disse, seja no fim da vida, de um relacionamento ou de uma amizade.
Em um conjunto tão belo quanto doloroso, as imagens e textos nos provocam e nos fazem pensar nas pessoas em que amamos. É um daqueles livros que precisam ser lidos, sentidos e absorvidos em nossa vida para que compreendamos que somos apenas passageiros da vida e não conhecemos a estação final. Cada momento é único e pode ser o último. Se fosse, você teria dito tudo o que sente?
"Tô bêbado mas te amo pra valer. - Ele não conseguiu chegar em casa naquela noite. Um motorista embriagado bateu nele com tudo a 80km/h numa avenida cujo limite era 50km/h. Ele era meu melhor amigo."
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?
"Eu te amo, mas você é tóxico para mim."