março 25, 2018

[Livros] Hoje e Sempre - Nora Roberts (MacGregors #5)

Título Original: For Now, Forever
Autor: Nora Roberts
Editora: Harlequin
Páginas: 192
Gênero: Romance de Época
País: EUA
ISBN: 9788539825417
Classificação: ★★★
_______________

Quinto volume da série Os MacGregors - que pode ser lido de forma independente -, este volume traz a origem do império familiar MacGregor e nos apresenta a história do patriarca Daniel e sua esposa Anna. Uma mistura de romance contemporâneo e de época, o relacionamento deles se passa entre um e outro e narra em memórias o início desse 'amor' duradouro.

Como de costume em romances de época - porém levando em consideração que este se passa no começo do século XXdaí a dificuldade em situá-lo dentro do gênero -, somos apresentados a um arrogante e ambicioso rapaz que se apaixona por uma jovem idealista e determinada. A fórmula clichê que traz comédia e romantismo na medida certa funciona bem e carrega a previsibilidade encantadora desse tipo de romance.

O teimoso, machista e grosseiro protagonista não me encantou, pelo contrário, torci para que Anna não o escolhesse e, possivelmente, esse foi o motivo de eu ter dado três estrelas para Hoje e Sempre. Mesmo tendo em mente que os tempos eram outros, a posição preconceituosa de Daniel me incomodou bastante porque apesar de ter "se apaixonado" por Anna ele continuou vendo-a como nada mais que uma esposa ideal para cuidar da casa e gerar seus filhos.

O comportamento autoritário e abusivo que não costuma me incomodar nos romances contemporâneos, desta vez foi um problema para mim. A mocinha se recusa a ceder aos seus caprichos mas se vê encantada por um homem que não a aceita e nem se importa com seus sonhos de se formar em medicina e virar cirurgiã. Ele desdenha de seus objetivos e não entende o motivo para que ela deseje se afastar dele, mais que isso, ele não respeita esse desejo e a persegue. Isso não é amor e, por isso, o casal não me conquistou.

De uma forma geral, o romance traz o que estamos acostumados a ver mas perpetua alguns comportamentos extremamente inadequados e, apesar de Anna inicialmente não aceitar as condições impostas pelo sedutor Daniel, o motivo pelo qual ela se apaixona por ele é incompreensível para mim. Hoje e Sempre poderia ter sido muito mais, mas esbarrou em clichês e estereótipos que o enfraqueceram. Definitivamente, as futuras gerações do clã MacGregor são mais interessantes.

"Daniel não a ouvira falar. Não tinha escutado nada a partir do momento em que Anna havia se virado para encará-lo. O cabelo dela balançava suavemente sobre os ombros claros. No tecido fino da seda cor-de-rosa, seu corpo parecia tão delicado quanto porcelana. O luar refletia em seu rosto, de modo que a pele parecia mármore, e os olhos eram tão escuros quanto a noite. Um homem não ouvia mada além do trovão quando era atingido por um raio." (p. 23)

Sinopse: Daniel MacGregor sempre soube que construiria um império. Por isso, aos 30 anos e trabalhando para conquistar seu segundo milhão, ele decide que é a hora certa de encontrar a mulher perfeita para casar e começar uma família. As melhores candidatas são aquelas de linhagem forte, silenciosas, bonitas e que queiram ficar em casa cuidando dos futuros filhos. 

Anna Whitfield não se encaixa nesse perfil. Ela é a única mulher da turma de medicina e aspira ser uma ótima cirurgiã. A última coisa que Anna deseja é se casar e ter filhos, pois isso iria interferir na sua dedicação à carreira médica. Mas Daniel não vai deixá-la fugir da atração que sentem, mesmo que para isso tenha que ignorar seus instintos que imploram por um casamento e aceitar a proposta de Anna de apenas morarem juntos. Essa situação será um escândalo que apenas o amor poderá superar!

Finalizando o arco da família MacGregor, Hoje e sempre vai emocionar as leitoras com uma história controversa e repleta de amor.

"- ... de qualquer forma, escolhi você, Anna Withfield, e pretendo fazê-la minha."
- Você não escolhe uma mulher da mesma forma que escolhe uma gravata.
Ela tentou evocar tanto sua dignidade quanto a indignação, mas o coração estava batendo muito rápido.
- É verdade. (...) E um homem não valoriza um pedaço de pano da mesma forma que vai valorizar uma mulher." (p. 39)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...