Autor: Amanda Lovelace
Editora: Leya
Páginas: 208
Gênero: Poesia
País: EUA
ISBN: 9788544106594
Classificação: ★★★★★
_______________
Um livro de poemas, A Princesa Salva A Si Mesma Neste Livro conta a história visceral de uma garotinha que sofreu muitos abusos psicológicos na infância e descobriu nas palavras o poder de se libertar. Com a sensibilidade e o sentimento de alguém que vivenciou cada palavra, Amanda Lovelace nos entrega uma obra verdadeira, intensa e cheia de dor. Suas experiências de vida são comoventes e, ao mesmo tempo, inspiradoras. Afinal, a princesa conseguiu escapar da torre onde foi colocada e derrotou os dragões da sua vida.
As metáforas aludindo aos contos de fadas foram estrategicamente pensadas pela autora para dar ênfase a questão do empoderamento da mulher. A típica princesa dos contos medievais estava sempre esperando sua salvação, vítima da sua realidade e refém da maldade. Neste livro - como o próprio título já diz - a única pessoa capaz de salvá-la é ela mesma.
Ainda que não tenhamos construído as prisões que nos limitam, somos capazes de desconstruir essas barreiras e lutar pela nossa liberdade. Amanda Lovelace, como todos nós, sofreu muito por conta dos padrões que a sociedade estabelece, padrões irreais e difíceis de serem alcançados. Sendo julgada e menosprezada por sua aparência pelas pessoas que mais deveriam amá-la, ela passou a se odiar também.
O livro traz um forte viés feminista pois leva em conta os ideais da autora, mas isso não afeta de forma alguma a leitura de pessoas que - como eu - não se identificam com essa abordagem ou não são mulheres. Pelo contrário, os estereótipos contra os quais Amanda luta estão presentes no dia-a-dia de todos nós, sem distinção e isso torna a leitura palpável, sensível e de fácil identificação.
De donzela presa na torre do castelo a rainha empoderada, esse livro traz as fases do amadurecimento de uma garota e sua arma mais poderosa para enfrentar o mundo e seus dragões: a poesia.
"não tenho medo dos monstros
escondidos debaixo da minha cama.
tenho medo dos garotos
com cabelos castanhos despenteados, olhos apertados,
& bocas que só sabem
como dizer meias verdades." (p. 53)
Sinopse: Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea. É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes.
Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência.
Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito.
"era uma vez, uma princesa
que nasceu das cinzas
que seus amores-dragão fizeram dela
&
se coroou
a porra da
rainha de si mesma." (p. 113)