Autor: Thomas Peckett Prest; James Malcolm
Editora: Wish
Páginas: 320
Gênero: Ficção, Suspense, Terror
País: EUA
ISBN: 9788567566160
Classificação: ★★★★★
_______________
A história do barbeiro demoníaco de Fleet Street, popularizada por sua adaptação cinematográfica homônima, foi trazida ao Brasil em uma edição belíssima pela editora Wish e encanta tanto quanto apavora. Sweeney Todd é uma lenda que faz parte do imaginário inglês e existem relatos de que seja inspirada em fatos reais. Verdadeira ou não, a bizarra história do assassino ainda atrai e desperta a curiosidade de quem visita Londres, uma cidade onde ficção e realidade são praticamente indistinguíveis.
No formato penny blood, uma espécie de publicação de contos sangrentos do período vitoriano, Sweeney Todd foi - e continua sendo - um sucesso bem como uma incógnita, especialmente quanto a sua autoria e procedência. Todo o mistério em torno da trama reforçou a própria narrativa e fez com que a lenda se mantivesse viva por gerações, representando a cultura londrina da época.
O barbeiro é um sujeito peculiar que recebe seus clientes com aparente simpatia. O que ninguém desconfia é que nem todos os que entram em seu estabelecimento saem de lá. Seu ajudante Tobias desconfia de que algo estranho e bizarro aconteça com os clientes mas tomado pelo medo, prefere não se intrometer nos negócios do chefe.
O desparecimento de um de seus clientes, no entanto, desperta a atenção da polícia e uma série de acontecimentos estranhos parecem estar de alguma forma ligados a Todd. Mostrando o ponto de vista de todos os personagens e narrando a história como um quebra-cabeças, descobrimos apenas ao final do livro quem realmente é o barbeiro da Fleet Street.
Brilhante, perturbador e misterioso, Sweeney Todd - livro e personagem - trazem o lado mais cruel e obscuro do ser humano. A história, que pode ser interpretada como uma crítica fortíssima ao capitalismo em ascensão durante o período da revolução industrial, traz uma metáfora grandiosa. O homem é capaz de tudo por dinheiro, devorando assim, outros como ele.
Sinopse: “Senhoras e senhores... a verdade é sempre bela, e preciso dizer que as tortas da sra. Lovett são feitas com carne humana!”
Famosa graças às adaptações para o teatro e para o cinema, a lenda do barbeiro demoníaco da Fleet Street chega pela primeira vez ao Brasil em seu enredo original. Publicado em 1846 sob o título “O Colar de Pérolas”, o livro conta a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso.
No entanto, mistérios colocam em risco a sociedade aparentemente bem-sucedida: o desaparecimento de um forasteiro e seu colar de pérolas, a busca incansável de uma jovem apaixonada pelo seu amado e o terrível cheiro nas câmaras subterrâneas da Igreja de St. Dustan.
Sweeney Todd é um dos primeiros clássicos da escrita britânica de horror. Ele combina a história de assassinatos em série com um subenredo romântico envolvendo decepção, disfarce e investigação, tendo como pano de fundo as ruas escuras e desagradáveis de Londres.