março 15, 2014

[Livros] Enquanto Eu Te Esquecia - Jennie Shortridge

Título Original: Love Water Memory
Autor: Jennie Shortridge
Editora: Única
Páginas: 384
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788567028125
Classificação★★★★☆
_______________

Enquanto Eu Te Esquecia foi uma boa leitura, o lançamento de março da Editora Única não me comoveu como eu esperava que comoveria, mas no geral merece quatro estrelas porque traz uma história interessante, impactante e que ao mesmo tempo é plausível. Fica a pergunta: O que você faria se um dia não se lembrasse mais de quem é, do que viveu ou das pessoas ao seu redor?

A protagonista, Lucie Walker, desaparece após uma briga com seu noivo, Grady. Dez dias depois, uma moça é encontrada em São Francisco, a quilometros de distância, vagando pela baía. Essa garota é Lucie e ao mesmo tempo não é mais. Ela sofre de amnésia e não consegue se lembrar nem do próprio nome.

Com a ajuda da mídia, seu noivo consegue encontrá-la. Mas ao se deparar com uma pessoa que é o oposto da noiva, sendo ao mesmo tempo tão parecida com ela, ele não sabe o que fazer, como agir. A Lucie de antes era egoísta, consumista, mandona, exigente e ambiciosa. A nova, não liga para bens materiais, se preocupa com os outros, quer fazer amigos e é caridosa. Isso, de fato, deveria ser melhor para Grady. Casar com uma pessoa melhor, certo? Errado. Porque essa não foi a mulher por quem ele um dia se apaixonou.

Lucie vai aos poucos redescobrindo sua vida. Sem se lembrar de absolutamente nada, ela se surpreende com a forma como vivia e muda completamente sua forma de pensar. O que é um choque para todos que a conheceram antes. Buscando entender sua vida anterior, ela começa a procurar por seu passado sombrio, que pode estar mais ligado à sua condição atual do que ela imagina.

A autora traz um enredo brilhante, porém com algumas falhas no desenvolvimento. Shortridge, derrapou em alguns momentos, acelerando ou diminuindo demais o ritmo da narrativa, o que acabou me cansando diversas vezes. Por outro lado, valeu muito a pena persistir na leitura porque o desfecho, até certo ponto imprevisível, traz uma virada na história e tudo começa a acontecer no ritmo certo.

O livro conquistou um espacinho especial na minha estante, porque torci muito pelo casal Lu-Grady e terminei o livro já com saudade deles. Grady faz de tudo para reconquistar o amor da noiva. A autora deixa uma mensagem bonita de que nunca é tarde para recomeçar. E que se um dia no meio do caminho você se perder, sempre há alguém disposto a te colocar de volta nos trilhos. O amor faz isso, ele te guia, mesmo quando todo o resto é incerto. Recomendo a leitura!

"Ele era real. Conhecia-a. Amava-a. E era o único que podia ajudá-la a descobrir quem era." (p.27)

Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.

Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?

Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

"Quando perdi você, percebi quanto eu precisava que fizesse parte do mundo. Você, agora, está diferente em alguns aspectos, mas também continua a mesma: você me tira dos lugares sombrios, onde costumo me afundar, traz luz para a minha vida." (p. 356)

13 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Gostei do livro, parece ser um romance gostoso para passar o tempo e ao mesmo tempo para fazer pensar um pouco em como levamos nossa vida. Não conheço muito os livros da Única, mas pretendo começar a comprar alguns e ver como é o estilo dessa editora.

    Um beijo
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    tudo bem?
    Você não vai acreditar, mas eu li uma resenha desse livro que contou uma história totalmente diferente da sua. Colocou o noivo como uma pessoa egoísta e não a Lucie. Quando comecei a ler sua resenha estava esperando para ver o que você iria falar dele e então, fiquei surpresa. Mas acontece.
    Gostei muito mais da história agora, a vendo sobre o seu ponto de vista. Você sabe que não tenho lido muito sobre segundas chances, sobre ainda dar tempo de mudar, acho importante falar sobre isso. Pois o jogo só termina quando o juiz apita, não é mesmo? Gostei desse livro.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi xará! :P

    Eu gosto muito da premissa do livro, mas meio que perco a vontade quando vejo que tudo volta pro romance, que é um gênero que não me agrada. Mas apesar disso, aparenta ser um livro que traz algumas reflexões. Fica na minha mente a dúvida se devo ou não comprá-lo, porque tenho a impressão que posso acabar me decepcionando. ):

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, preciso ler esse livro! Adoro essas histórias de perder memória e ser diferente de antes... rsrs
    Fiquei curiosa para descobrir mais como vai ser o relacionamento dos dois após essa mudança toda...
    Adorei a resenha.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pela sinopse o livro tinha tudo para ser um ótimo livro, pena que a autora tenha dado esse deslize de acelerar demais algumas coisas e desacelerar em outras, que por sinal é algo que acontece bastante, já aconteceu em vários livros que li.
    Fiquei muito curiosa para descobrir mais sobre o passado de Lucie e saber o porque de ela ter perdido a memória de de repente!

    Adorei a resenha!!!

    Beijão:*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari.

    Gosto muito de livros que nos faz pensar sobre o que estamos fazendo e para onde estamos indo, ppois só assim paramos e pensamos um pouco mais sobre nós.
    Sobre tudo que queremos.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito bom. Acho esse tema muito legal e amplo para ser explorado. Colocar a personagem mudando o seu jeito de ser completamente é bem interessante. Fiquei interessada no livro por causa de sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Recentemente li uma resenha deste livro que me deixou muito interessada. A sua só reforçou a minha vontade em lê-lo. Espero gostar tanto quanto. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. "Ele era real. Conhecia-a. Amava-a. E era o único que podia ajudá-la a descobrir quem era."

    Ameii, quero muito, muito ler ^^
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou há algum tempo com este livro aqui para ler, será uma das minhas próximas leituras e estou bem esperançosa com ele, acredito que eu vá gostar também. O ponto da narrativa que vc citou é comum acontecer, tenho visto muito isto, espero que isto não tire o brilho da leitura para mim...

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/03/enfeiticadas-jessica-spotswood-editora.html

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro suas resenhas, sempre fico curiosa com os livros.


    Beijinhos,

    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari o enredo desse livro me lembrou um pouco o livro Para Sempre. Quando comecei a ler sua resenha, pensei que esse é o tipo de livro que com certeza me cativaria, mas depois você falou do ritmo da narrativa e das falhas e eu fiquei em dúvida.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  13. oi
    apesar das críticas que você teve, principalmente quanto ao ritmo da leitura, foi um enredo que me interessou bastante. Eu não gostaria muito da Lu antes da perda da memória, ela parecia muito fútil kkkk mas achei interessante o noivo tentar reconquistá-la ao mesmo tempo em que fica confuso, pois Lu é uma pessoa melhor mas n é por essa pessoa que ele se apaixonou... também fiquei curiosa para saber como ocorreu essa perda de memórias e os mistérios por detrás desse fato.
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, opinião ou crítica. Prometo lê-las com carinho. Mil beijos, Mari Siqueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...