março 04, 2014

[Livros] Por Toda Eternidade - Kristin Hannah

Título Original: Fly Away
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Gênero: Romance, Ficção
País: EUA
ISBN: 9788581633206
Classificação★★★★☆
_______________

Por Toda Eternidade, continuação de Amigas para Sempre é um livro sobre recomeços. Sobre como a perda de alguém que se ama pode fazer uma família se deteriorar.

[ATENÇÃO! Se você não leu o livro Amigas para Sempre não leia essa resenha nem a sinopse desse livro. Contém spoilers importantes sobre o livro anterior!] 

Após a morte de Kate, sua família se desintegra completamente. Tully começa a beber e se torna dependente de remédios. Johnny sente que falhou com Marah, e não consegue encarar o fato de não ter sido um bom pai para ela, ele também não consegue lidar com o fato de que Kate nunca mais vai voltar. Marah, que após a morte da mãe, passa a fazer sucessivas escolhas infelizes, desenvolve problemas psicológicos, foge de casa, usa drogas, se corta, mal sobrevive.

Sem Kate, a cola que unia todos juntos, nada mais permanece o mesmo. É como se todos estivessem perdidos e à deriva. O livro tem um tom bem depressivo e confesso que não li nos meus melhores momentos, então se estiver numa bad, recomendo uma leitura mais leve.

Extremamente focado em Tully e em como ela tem lidado com a morte da melhor amiga, vemos como sua carreira vai do estrelato ao fracasso em poucos meses. Tallulah Hart, a famosa apresentadora de tv, agora não tem emprego, não tem família, não tem mais nada. O fundo do poço é quando após abusar de medicamentos, Tully sofre um acidente e fica em coma. Ela passa a ver toda sua vida, os últimos anos e num emocionante reencontro com Kate pede desculpas à amiga por ter falhado com ela e sua família.

A jornada de Tully neste livro é emocionante. E se por diversas vezes ela me irritou no livro anterior, neste pude compreendê-la melhor. Inclusive sua mãe, 'Nuvem', tem um papel muito importante na história. Confesso que Kristin Hannah fez um excelente trabalho com essa personagem. Eu que antes a encarava apenas como uma mãe desnaturada, viciada e negligente, passei a entender alguns de seus motivos. E assim, Kristin nos mostra como julgar alguém sem conhecê-la pode ser cruel.

Narrando alternadamente os acontecimentos que se seguiram nos quatro anos A.K (após Kate), temos uma ampla visão de tudo o que aconteceu com cada um deles. E simultaneamente vemos a luta interna de Tully, para decidir o que fazer de sua vida.

Como eu disse anteriormente, o livro tem um quê de depressivo, ele nos leva literalmente ao fundo do poço junto com a família de Kate, pois às vezes, é preciso chegar ao fundo para poder subir de novo. Na minha opinião, a história de Tully e Kate poderia ter sido finalizada em Amigas para Sempre, eu não teria sentido falta de uma continuação. De qualquer forma é uma história bonita, sobre como encarar uma perda, a dor e a saudade.

"Não era o paraíso o que ele queria ver. Era o sorriso da sua esposa, e aquilo se fora para sempre. A vista não mudava nada." (p. 53)

Sinopse: Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir... Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas.

Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático. A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão...

"Eis o que Kate nunca entendeu ou pelo menos nunca acreditou: de nós duas, eu precisava mais dela do que ela de mim." (p. 79)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...